Depois da EA SPORTS ter anunciado que os seus jogos de simulação de futebol terão o nome de EA SPORTS FC partir de 2023, a FIFA respondeu de imediato a este anúncio comunicando que os jogos oficiais de FIFA continuarão a ser lançados por outros estúdios, oferecendo assim mais opções para os fãs de futebol. O mais intrigante é referirem-se a serem lançados jogos antes do Mundial do Qatar 2022 e do Mundial de Futebol Feminino da Austrália e Nova Zelândia 2023.
A mensagem anuncia que uma série de novos jogos já estão em produção e serão lançados durante o terceiro trimestre deste ano. A primeira é uma experiência de jogo personalizada com o maior evento do mundo, o Mundial FIFA Qatar 2022, que trará novas experiências interactivas para os fãs de todo o mundo.
Após esta revelação inicial, a FIFA lançará novos jogos e experiências virtuais.
Gianni Infantino, presidente da FIFA, disse: “Posso garantir que o único jogo autêntico e real que tem o nome FIFA será o melhor disponível para jogadores e fãs de futebol. O nome FIFA é o único título global e original. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e FIFA 26, e assim por diante – a constante é o nome FIFA e permanecerá e continuará para sempre a ser o melhor.”
“O sector de jogos interactivos e eSports está num caminho de crescimento e diversificação incomparáveis. A estratégia da FIFA é garantir que possamos aproveitar ao máximo todas as opções futuras e garantir uma ampla gama de produtos e oportunidades para jogadores, fãs, associações, membros e parceiros.”
Juntamente com os novos jogos, a FIFA concedeu uma nova extensão de curto prazo à editora EA SPORTS para lançar um novo título do FIFA 23 ainda este ano, que apresentará as competições masculina e feminina do Mundial da FIFA.
A extensão recentemente confirmada com a EA SPORTS é um novo acordo que concede direitos apenas para a categoria de simulação de futebol, liberando direitos de jogos mais amplos para a FIFA e diferentes editores de jogos para lançar novos jogos e experiências mais imersivas para fãs e interessados no futebol.
Este novo modelo de licenciamento não exclusivo vem após um longo período de discussões entre as partes relacionadas à visão de jogo futura da FIFA. Conforme anunciado em outubro de 2021, a FIFA pretende trabalhar com vários parceiros, em vez de bloquear todos os direitos de jogos e eSports exclusivamente com uma editora.
Além de lançar um portfólio de novos jogos em 2022 e 2023, a FIFA está actualmente a envolver-se com as principais editoras de jogos, empresas e investidores em relação ao desenvolvimento de um novo título de simulação de futebol da FIFA para 2024.
O novo modelo de jogo da FIFA foi desenvolvido em paralelo com o FIFA+.