Todos os anos as mudanças no FUT são aquelas que os jogadores mais esperam, sejam pelas novas cartas, os novos ícones ou heróis, a customização e a forma como vão poder progredir dentro do jogo, quer seja offline como online e as competições a que vão poder aceder.
Este ano o FIFA 22 vai trazer algumas mudanças significativas no FUT, comecemos pelo Division Rivals, esta competição vai passar a ser sazonal, isto é, vai passar a existir várias Seasons ao longo do ano, cada uma delas, com recompensas específicas para cada uma delas. Este modo vai passar a contar com vários Ranks dentro de cada uma divisão, se ganharmos subimos de rank, se fizermos uma série de vitórias subimos ainda mais rapidamente, mas agora temos uma espécie de Chekpoint entre os ranks dentro de uma divisão, para que possamos voltar à competição quando quisermos (dentro do período da correspondente Season). Para além disso as Divisões vão fazer com que determinem em que nível vamos começar a Season seguinte.
Pode parecer um pouco complicado, e por isso tentamos explicar melhor com o auxílio desta imagem acima. Quando vencerem uma partida avançam um rank, mas se perderem voltam um para trás. No entanto se tiverem avançado até um checkpoint, aquela bandeira azul entre ranks, aí, se perderem não voltam para trás, permanecendo no checkpoint. Se empatarem também ficam na mesma posição, que estejam num checkpoint ou não. Caso vençam duas partidas de seguida, iniciam a chamada “streak”, e se, por exemplo, ganharem a terceira, isso fará com subam dois ranks, sendo que este streak só poderá ser parado por empate ou derrota.
Todos os jogadores vão começar na 10ª Divisão e vão subindo, se vencerem a 1ª Divisão vão ter oportunidade de entrar na Divisão de Elite, e se entrarem nesta Divisão vão permanecer por lá ao longo de toda a Season, sendo que a forma de progressão nesta divisão será um pouco diferente. Aqui o ranking será atribuído por skill, com todas as partidas a fazerem parte do sistema de ranking, onde os 200 melhores jogadores de todo o mundo a chegar às leaderboards. Esta competição dará acesso à FIFA Global Series, uma competição de esports com recompensas monetárias.
As recompensas semanais agora serão atribuídas ao completar os desafios de cada semana, pode ser por exemplo vencer 3 partidas, vencer uma, ou algo do género, sendo que quanto mais avançarmos nas Divisões, melhor será a recompensa semana. Ainda em termos de recompensas, destaque para os Seasonal Milestones, aqui até poderá não interessar a quantidade de vitórias ou derrotas, mas sim o número de partidas para conseguir completar objetivos e receber a recompensa no final de cada Season que terá, ao que tudo indica, um período de 6 semanas.
Assim será o FIFA Ultimate Team de FIFA 22 na componente Division Rivals, olhemos agora para o FUT Champions. A ideia primordial da EA Sports, tal como no Division Rivals, é de não obrigar os jogadores a fazerem tantas partidas para participarem nas competições, por isso, também aqui o sistema de qualificação está mais simples e objetivo.
Vão poder continuar a amealhar pontos de qualificação para esta competição através do Division Rivals, quando tiverem pontos suficientes, entram automaticamente nos Play-Offs de acesso. Também durante as 6 semanas da Season em questão, os jogadores vão progredir num número limitado de jogos, para jogarem quando quiserem, para ganhar pontos. Se ganharem o número suficiente de pontos, então vão ganhar um token para aceder às Finais.
As Finais do FUT Champions vão acontecer durante os fins-de-semana, com a possibilidade de jogarem na altura que acharem melhor, sendo que vão ter um número limitado de entradas para estas finais durante cada Season.
Estas são as principais novidades em termos das competições online do FUT deste ano, mas podem ainda ver no nosso site aqui, as novidades em termos de customização, opções e os heróis que vamos poder usar neste modo.