Filho prodigo chamado para a guerra!
Passado pouco mais de cinco anos, Gears of War voltou e voltou da melhor maneira possível. A equipa da The Coalition fez tudo sem meias medidas, foi tudo pensado até ao ínfimo pormenor. Desenvolvido para a XBOX One e Windows 10, Gear of War 4 conta com a funcionalidade Play Anywhere.
https://youtu.be/ji2aU4EdQww
Para os fãs desta saga, já chega de impaciência o “filho mais novo” da saga chegou e com muita acção para dar.
No quinto jogo da saga contamos com JD Fenix (filho do lendário Sargento Marcus Fenix e Anya Stroud), Kait Diaz e Del Walker para trazerem a paz e salvarem os humanos raptados por algo muito assustador.
O modo história do Gears of War 4 começa com um prólogo que leva os jogadores ao passado, relembrando algumas das principais batalhas que aconteceram ao longo da história do Gears Of War. Para Matt Searcy, designer-chefe do Campaign Mode do Gears of War 4, esta introdução também serve para um tutorial da jogabilidade deste novo jogo.
Com isto podemos dizer que nada foi esquecido em termos de jogabilidade, pois com este prólogo, os jogadores que não conheciam a saga do GoW habituam-se depressa à jogabilidade do Gear of War 4. Em relação a este aspecto, quase nada foi mudado, que para quem jogou os outros GoW sentir-se-á em casa neste novo Gears.
No que toca a gráficos, o jogo está exemplar, sem podermos apontar o dedo, os detalhes, os movimentos e os cenários estão irrepreensíveis, um excelente trabalho da The Coalition, usando o Unreal engine 4, dando uma maior robustez gráfica.
Se tiveres computador, vais poder jogar Gears of War 4 em 4k. Sim, como deves calcular não é um computador normal que corre jogos com esta resolução, por isso a Microsoft recomenda um computador com um processador FX-9590 (AMD) ou i7 4790 (intel), uma placa gráfica nVidia R9 Fury X ou uma geforce GTX, 16 Gb de RAM, um disco SSD com 80Gb livres e claro um monitor que suporte 4k.
Não te sintas sozinho no jogo.
Se és daqueles jogadores que fazem o modo de historia sozinho e ficas com raiva dos bots que supostamente são da tua equipa, mas que só atrapalham e não percebem o que queres fazer, podes esquecer esse problema porque no Gear of War 4 tens o modo CO-OP local (com o ecrã dividido) ou por rede.
Horde Mode 3.0
O que queres ser?
Esta é a pergunta que nos fazem quando entramos no Horde Mode 3.0.
Uma das grandes novidades no Horde Mode do Gear of War 4 é existir várias classes de soldados, como somos brindados em muitos outros jogos de shooters, para nós escolhermos para combater as forças inimigas. Essas classes são:
- Engineer;
- Sniper;
- Scout;
- Soldier;
- Heavy.
Cada classe tem habilidades e armas para fins diferentes.
Para quem não conhece este modo de jogo, o objectivo principal foca-se em aguentar o máximo de rondas sem que a tua equipa seja derrotada, a tua equipa, composta até 5 elementos, pode ser constituída pelos teus amigos ou por outras pessoas.
Uma verdadeira caixinha de surpresas.
Outra novidade no Horde Mode 3.0 é o Fabricator.
Esta “pequena” caixa de pandora pode ser transportada, por um ou dois jogadores, para pontos estratégicos do mapa para nos dar suporte.
Podemos dizer que o Fabricator é uma “impressora 3D” portátil de armas e de dispositivos de defesa em que sua energia provém dos inimigos caídos no chão. Os dispositivos de defesa, ao contrário do Horde Mode 2.0, podem ser colocados em qualquer ponto do mapa, basta para isso que exista espaço para a construção destes.
Nota-se que a Microsoft Studios quis apostar no Horde Mode 3.0 dando muitas horas de divertimento e de muita acção nos diversos mapas que estão dispostos para os jogadores desfrutarem.
Para celebrar o quinto jogo da saga, a Microsoft decidiu criar três maravilhas em forma de comando. A empresa americana optou por fazer três versões de comandos com padrões alusivos ao Gear of War 4. Dois desses padrões podem ser vistos nos comandos standard e um padrão bem mais requintado e detalhado no Xbox Elite.
Para alem dos comandos, foi “forjado” um bundle de Edição Limitada do jogo e uma edição de coleccionador, que estão algo de incrível.
Será que estas relíquias querem dizer alguma coisa?
A realidade é esta, do Gears of War 3 para o Gears of War 4 as novidades não foram muitas, é verdade que foram notórias mas para o primeiro jogo da saga criado nativamente para a Xbox One poderia haver mais, principalmente na jogabilidade.
Caso haja o próximo jogo da saga, esperemos bem que sim, a The Coalition terá de ser ainda mais criativa, porque a fasquia está bastante elevada.
Veredicto final
Podemos dizer que valeu muito a pena esperar este tempo que passou desde o Gears of War 3.
O jogo está muito bem concebido e nota-se o trabalho e dedicação que a The Coalition teve, quer em nível de ideias, quer nos gráficos do jogo, numa visão geral o Gears of War 4 acompanha o sucesso dos seus antecessores. A meu ver os pontos altos do Gears estão no Horde Mode 3.0, as novidades que este modo traz vão trazer muitas horas de diversão com os teus amigos e puxar pela tua criatividade e pela estratégia.