Desde o seu lançamento em 2013, o ID@Xbox já permitiu que fossem pagos mais de 5 mil milhões de dólares a desenvolvedores independentes de todo o mundo.
Como anunciado na semana passada, mais de 1.000 títulos já são compatíveis com o Xbox Play Anywhere (XPA). Ao adquirir um jogo com suporte para XPA, os jogadores podem usufruí-lo tanto nas consolas Xbox como em PCs com Windows 10/11, sem custos adicionais, mantendo os seus progressos, gravações e conquistas entre os dispositivos. Isso significa mais acesso aos seus jogos favoritos em diferentes plataformas, o que levou a um aumento de 20% no tempo de jogo desses títulos.
Atualmente, o Xbox oferece mais formas do que nunca para jogar títulos independentes: consolas Xbox, PCs gaming e portáteis, dispositivos portáteis com Windows, como o ASUS ROG Ally X ou o Legion Go, telemóveis, tablets, e até televisores Samsung e dispositivos Amazon Fire Stick com suporte para cloud gaming. Todos eles podem ser um Xbox – e um lar para o teu próximo jogo favorito do ID@Xbox, como Another Crab’s Treasure, Neva e Animal Well.
Para além de oferecer mais formas para as pessoas jogarem, o Programa de Aceleração de Desenvolvedores (DAP) está a garantir que tenhamos conteúdos que representem todos os jogadores. Este programa promove a inovação em mais de 200 equipas e criadores de diferentes países ao redor do mundo. A Xbox apoia os desenvolvedores através de sessões informativas com estúdios, financiamento para adaptações e protótipos, além de ajudar a reduzir os custos de trazer jogos para o Xbox e desenvolver novas ideias. Botany Manor, vencedor do Xbox Excellence Award, e o recém-lançado Mullet Madjack são dois exemplos recentes de títulos apoiados pelo DAP, ambos já disponíveis no Xbox Game Pass.
Ao longo dos anos, o programa evoluiu para levar jogos ID@Xbox a mais jogadores, em mais ecrãs e de novas formas, através do Game Pass e da funcionalidade Stream Your Own Game. A Xbox afirmou ainda que está focada em apoiar os estúdios independentes, ajudando-os a tirar o máximo partido do Xbox Play Anywhere, proporcionando uma experiência de jogo contínua entre consola, PC e cloud gaming. Independentemente da plataforma escolhida pelos jogadores, a ideia é trabalhar lado a lado com os criadores para maximizar o potencial de cada dispositivo e ecrã.
Se olharmos para o futuro próximo temos mais alguns títulos importantes a chegar, como Clair Obscur: Expedition 33, Descenders Next e FBC: Firebreak, disponíveis em todo o ecossistema Xbox… e, claro, Hollow Knight: Silksong também!