O showcase da Xbox Games na gamescom 2024 trouxe-nos uma espetadela a uma das secções dos Himalais. A MachineGames falou sobre a jogabilidade e a experiência na primeira pessoa, as ferramentas, armas, mecânicas e habilidades e os puzzles desafiantes que o jogo vai ter, quando for lançado no próximo dia 9 de dezembro deste ano.
Quebra-cabeças
Como era esperando num jogo de Indiana Jones, os quebra-cabeças são o coração pulsante do jogo – e há muitos deles. Na verdadeira moda Indy, há câmaras misteriosamente trancadas, mecanismos antigos complexos e sequências ritualísticas de desafios para entender e resolver.
Na seção de jogabilidade de Gizé, vemos vários quebra-cabeças ao longo do caminho da missão: uma seção furtiva para encontrar um medalhão de ouro saqueado armazenado numa base nazi; desbloquear uma porta que inesperadamente abre um poço de espigas sob os pés de Indy; e um quebra-cabeça climático que se baseia nos momentos clássicos de Indy, pedindo que reflitam vários feixes de luz numa sala para desbloquear uma misteriosa máscara dourada conectada ao mistério central do jogo.
Numa seção separada da jogabilidade, vemos um quebra-cabeça que se desdobra lentamente – Indy tem que derramar uma garrafa de vinho num plinto definido sob uma estátua antiga, o que simplesmente revela uma pista. O jogador então vê uma racha de luz numa parede, usa um martelo próximo para esmagá-la e descobre uma câmara totalmente nova e usa a pista que recebeu para desbloquear um mecanismo totalmente novo.
Tudo isso requer uma mistura de observação, pensamento e uso inteligente das ferramentas que têm à disposição. Talvez o mais emocionante, os quebra-cabeças não são encontrados apenas no caminho principal da missão. O jogo vai esconder quebra-cabeças extras ao longo do vosso caminho, para ser descoberto e com recompensas para aqueles que os conquistarem.
Exploração e Áreas Abertas
Embora o jogo tenha um enredo linear e mais sequências orientadas pela narrativa, ao longo do caminho vão encontrar áreas mais abertas – cada uma das quais incluirá personagens secundários, segredos ocultos, recompensas adicionadas e oportunidades de fotos.
Numa sequência, vemos Indy a passear por um bazar egípcio, passando pelas multidões e encontrando uma barraca, que oferece uma conversa com o proprietário. Isso parece abrir a oportunidade para uma busca secundária – embora só sejamos provocados com a promessa do novo artefato que encontraremos como resultado. Estas seções estão repletas de detalhes – tanto nos próprios ambientes quanto na promessa de coisas extras para fazer. Vemos passagens ocultas desbloqueadas endireitando pinturas, documentos dispersos que adicionam mais contexto à história e muito mais.
O diretor do jogo Jerk Gustafsson confirmou que vão poder revisitar estas áreas depois de desbloqueá-las, oferecendo a oportunidade de continuar a história e voltar para encontrar mais, mais tarde.
Ferramentas
Indy vem equipado com muitas ferramentas à sua disposição e a MachineGames tem sido muito inteligente sobre como cada pedaço icónico do kit pode ser usado no contexto da jogabilidade:
- The Whip – Comecemos com o mais óbvio. O icónico chicote da Indy é usado constantemente e com vários benefícios. É uma ferramenta de combate útil, é claro, arrastando os nazistas apressados no meio de uma luta. Fora do combate, ele pode ser usado para apanhar objetos ambientais e balançar, esmagar objetos ambientais (o que pode ajudar com certos quebra-cabeças) ou agir como corda de escalada.
- A Câmara – Embora menos famosa como fotógrafo, Indy embala uma câmara em The Great Circle, e ela pode ser usada para vários propósitos. Tirar fotos das suas descobertas que oferece Pontos de Aventura, mas também pode ajudar Indy a superar os mistérios que o cercam, oferecendo dicas para quebra-cabeças ou aprofundando a história.
- O Jornal – o diário de Indy – repleto da sua pesquisa – aparece através da série de filmes, e vão o usar da mesma maneira. Documentos que encontrem, fotos que tirarem, descobertas que encontrem – todos são anotados e mantidos para referência no diário. Vão também ter que encontrar mapas físicos no mundo, que são mantidos no livro para referência. É também um sistema de dicas, com as próprias notas de Indy ajudando a guiar o jogador caso precise de alguma ajuda.
- O Isqueiro – Pequeno, mas não menos eficaz, é o fiel isqueiro da Indy. Na seção de Gizé, oferece um grão de luz extra nas câmaras subterrâneas e, em seguida, acender uma tigela de óleo para iluminar ainda mais o ambiente. Sem dúvida, será usado para afastar algumas cobras em algum momento…
- O Resto – Espalhadas pelo mundo há muitas ferramentas diferentes. Num ponto, teremos que pegar uma lança e jogá-la numa parede, desbloqueando um novo ponto para balançar. Garrafas quebráveis podem ser usadas como uma distração barulhenta em seções furtivas, e martelos podem ajudar a balançar as chances de uma luta a vosso favor.
Habilidades
Um elemento sobre o qual não tínhamos ouvido falar muito antes são as habilidades desbloqueáveis da Indy. Foram prometidas dezenas de habilidades para desbloquear – mas não é através de uma árvore de habilidades tradicional. Ao longo do jogo, vão encontrar Livros de Habilidade escondidos no mundo, cada um dos quais abrirá a capacidade de desbloquear uma nova habilidade.
Disfarces
Ao longo do jogo, vão ter a oportunidades de mudar de roupa para se misturarem e entrarem em áreas proibidas.
Na sequência de Gizé, Indy precisa entrar na sede nazi num local de escavação arqueológica e veste-se como um dos trabalhadores para fazê-lo. Entrando numa barraca, ele encontra um grupo de inimigos a joganr cartas e é imediatamente ordenado a ir buscar uma bebida para eles. Fazer o papel o ajuda a roubar um artefato que precisa. Em outra sequência que se passa no Vaticano, Indy veste-se como um padre – o que enganará a maioria, mas não todas as pessoas que ele passa, o que significa que ficar de olho naqueles ao seu redor é crucial.
Combate
Quando a discrição não é mais uma opção, Indy ainda é capaz de lidar consigo mesmo numa luta. Embora o jogo não esteja centrado em combate como os projetos anteriores da MachineGames, ainda vamos ter várias maneiras de lutar. A interface do usuário do jogo é muito leve, oferecendo uma verdadeira imersão numa luta e aproveitando ao máximo o ponto de vista em primeira pessoa – este é um combate pesado, refletindo os filmes de onde vem.
Vamos ter uma mistura de socos, esquivas, agarrar, empurrões, bloqueios e parries, com o objetivo de quebrar as defesas de um inimigo até que possam fazer um finisher personalizado (alguns dos quais são muito engraçados). Para um pouco mais de controlo, podem usar o chicote para controlar um pouco mais o espaço, ou usar elementos ambientais para acabar com o vosso inimigo rapidamente.
Para as lutas mais ferozes, Indy pode trazer o seu fiel revólver para acabar com uma ameaça rapidamente (embora a munição pareça ser limitada). Também pode recuperar armas inimigas como temporárias.
Há muito mais a descobrir, mas este último vislumbre da jogabilidade mostra o quão variada será a aventura. Indiana Jones and the Great Circle chega a 9 de dezembro de 2024, para Xbox Series X|S, Windows PC e Steam – ou no primeiro dia com o Game Pass, sendo que chega à PS5 na Primavera do ano seguinte.