No âmbito da comemoração dos 10 anos de Minecraft, a Microsoft anunciou Minecraft Earth – o novo jogo mobile de realidade aumentada (RA), que estará disponível para iOS e Android ainda no decorrer de 2019.

 O Minecraft Earth foi criado com a tecnologia Microsoft como o Azure Spatial Anchors e integração PlayFab que oferece uma experiência de RA sofisticada e optimizada para uma experiência multi-player, disponível para qualquer smartphone que suporte esta tecnologia.

Em Minecraft Earth o jogador é transportado para o mundo real onde deve procurar pequenos grupos de blocos, cofres ou Mobs chamados Tappables. À medida que caminham pela rua, os jogadores irão encontrar Aventuras, que são pequenas partes de mundos Minecraft onde é possível jogar em Realidade Aumentada em tamanho real – os passeios tornam-se em minas de onde podem surgir diamantes e árvores Minecraft surgem nos parques por onde passa, onde os Skeletons se escondem prontos para um confronto. Para progredir os jogadores devem recolher o maior número de recursos, mobs e ganhar pontos de experiência.

O novo jogo inclui os Vanilla já conhecidos e adorados pelos jogadores, bem como novos mobs que serão revelados em breve. Ao longo do jogo, os jogadores terão a oportunidade de descobrir e recolher variantes únicas e usá-las para popular as construções, bem como reunir recursos e enfrentar desafios próximos.