Moniz Run foi a criação vencedora da Game Jam Portugal de Dreams, que decorreu entre os dias 14 e 16 de fevereiro. O vencedor foi conhecido esta quarta-feira num evento que a PlayStation Portugal organizou no 1UP Gaming Lounge, em Lisboa, para celebrar com a comunidade o lançamento de Dreams, que está disponível em exclusivo para a PlayStation 4 desde dia 14.

Miguel Fernandez, Rodrigo Pinheiro, João Rebelo e Tomás Franco foram os criadores de Moniz Run e os grandes vencedores desta Jam portuguesa que tinha como tema principal Portugal. Os criadores “foram desafiados para fazer jogos na plataforma do Dreams em 48 horas” e como nos diz o Miguel, “formamos equipas de dois, pensamos no que íamos fazer e desenvolvemos o jogo”. 

O nome Moniz Run surge tendo em conta o tema da Jam que era: o que é que Portugal representava para eles e como poderiam representá-lo. Os criadores lembraram-se de “comida e eventos históricos” e foi aí que se lembraram d’Os Lusíadas e da Lenda de Lisboa e como explica Miguel “achámos engraçado fazer a representação em jogo da Lenda em si”.

deams moniz run

Os vencedores ficaram surpreendidos com a distinção de melhor criação e com o prémio que nem sabiam que estava em jogo. Tomás Franco já não estava presente quando o prémio foi revelado, mas os seus companheiros fizeram questão de dizer o nome dele, quer em palco, quer depois em conversa com o Salão de Jogos.

Sobre Dreams, Rodrigo Pinheiro diz-nos que “é uma excelente ferramenta para prototipar jogos para depois levar para outras coisas e é bom para jogadores casuais que querem começar a aprender”. Miguel Fernandez, Rodrigo Pinheiro, João Rebelo e Tomás Franco frequentam o curso de videojogos da Universidade Lusófona e “como já temos bases de programação, foi mais fácil perceber a lógica do Dreams”. 

Os jovens participaram ainda com outro jogo, o Lovers Island, baseado n’Os Lusíadas, principalmente os Cantos dedicados à “Ilha dos Amores” e “Adamastor”. Tudo isto em 48 horas, o que levou Miguel a “fazer direta no segundo dia”, mas segundo os colegas, “porque lhe apeteceu” (risos). Os vencedores, além destas criações no Dreams ainda fizeram um outro jogo “para se distrairem e relaxar”. Moniz Run e Lovers Island estão disponíveis para jogar, bem como outras criações que estavam no concurso, tais como Croquete Simulator ou Templo das Lamúrias.