A Nintendo aparentou hoje para que serve o novo acessório que foi apresentado no inicio desta semana, trata-se de um acessório para Ring Fit Adventure, um jogo virado para o exercício físico mas que ao mesmo tempo convida-nos a explorar um mundo de fantasia.

O jogo incluirá dois novos acessórios, o Ring-Con e uma correia para a perna, que detectam e medem os movimentos do jogador na vida real para os transformarem em acções no jogo. Por exemplo, com a correia na perna, poderá correr sem sair do sítio para que a sua personagem se desloque pelo mundo do jogo. Já se premir o Ring-Con, esse movimento de força poderá ser transformado num potente ataque. Se jogar diariamente, isso contribuirá para trabalhar várias partes do corpo. Graças a minijogos e programas de exercício adicionais, Ring Fit Adventure torna-se numa experiência divertida capaz de adequar-se não só às capacidades de cada jogador como ao tempo de que dispõe no seu dia a dia.

Segundo o presidente da Nintendo of Europe, Stephan Bole, “a Nintendo esforça-se sempre por pensar em novas formas de entreter os jogadores e colocar sorrisos nos seus rostos. Ring Fit Adventure para a Nintendo Switch é um tipo de jogo novo que combina o exercício físico com aventuras”. A isto acrescentou: “Espero que assim que os jogadores pegarem no Ring-Con, colocarem a correia na perna e começarem a jogar, se deixem envolver numa viagem que os manterá motivados e desejosos de regressar para continuarem a praticar exercício todos os dias.”

Ring Fit Adventure transforma um jogo de aventuras típico numa experiência inovadora, já que os jogadores têm de efectuar agachamentos, premir e flectir numa variedade de desafios concebidos para todos os tipos de corpo e experiência. Para jogar, basta inserir os Joy-Con da Nintendo Switch nos acessórios: um no Ring-Con e um na correia para a perna. O jogador coloca a correia na parte superior da perna, enquanto segura o Ring-Con com ambas as mãos. O Ring-Con é um dispositivo electrónico flexível que inclui um sensor capaz de detestar o esforço e reagir a alterações de movimentos. Ring Fit Adventure pode ser ajustado às suas capacidades, pelo que mesmo que não esteja habituado a fazer exercício, terá a possibilidade de escolher a intensidade do exercício de acordo com as suas capacidades. Isto permitir-lhe-á continuar a utilizar o jogo todos os dias ao nível mais conveniente para si.

O modo de aventura de Ring Fit Adventure decorre num colorido mundo que combina aventuras com exercício físico. Para avançar nos mais de 20 mundos no jogo, terá de correr sem sair do sítio, utilizando o acessório Ring-Con para executar diferentes acções no jogo, como saltar, flutuar no ar ou dirigir uma jangada num rio. Pelo caminho, deparar-se-á com inimigos, que terá de combater. Poderá atacar e defender recorrendo a mais de 40 Fit Skills, que são movimentos divididos em quatro categorias: braços, abdominais, pernas e poses de ioga. O jogo oferece orientação aos jogadores relativamente à forma mais correta de efectuar cada exercício, sendo que uma forma e uma postura adequadas infligirão mais danos nos inimigos. Cada acção que o jogador executar no jogo servirá para acumular experiência para a personagem, que poderá reflectir-se não só num aumento das estatísticas como em novas Fit Skills para empregar nas batalhas. O modo de aventura foi concebido como uma forma natural de motivar os jogadores a continuarem a jogar e a fazerem exercício com regularidade, avançando pelo mundo do jogo ao mesmo tempo que caminham até aos seus objectivos de fitness na vida real.

A par da aventura principal, o modo Quick Play constitui uma óptima forma de utilizar Ring Fit Adventure em sessões mais curtas, permitindo-lhe começar e parar de jogar em qualquer altura e usufruir, assim, de sessões de exercício rápidas de formas diferentes. Nos minijogos, por exemplo, poderá divertir-se a competir com amigos e familiares pela pontuação mais alta. Estes abrangem um amplo leque de actividades, desde quebrar caixas com rajadas de ar accionadas pelo Ring-Con a moldar peças de barro efectuando agachamentos.

Outros modos, como “Simple” e “Sets”, oferecem formas adicionais de fazer exercício. O primeiro permite aos jogadores escolherem exercícios específicos e efectuá-los individualmente. Aqui, as pontuações ficam registadas para que todos possam desafiar os seus recordes pessoais. Já o último proporciona sequências relacionadas de diferentes tipos de exercício dedicados a um tema ou a uma parte do corpo específica. Este modo oferece uma boa forma de trabalhar um grupo muscular, como pernas, ombros, membros inferiores ou tronco.

O jogo inclui ainda um modo “Silent”, para pessoas que não queiram fazer muito barulho ao efectuar os seus exercícios. Com este modo activado, os exercícios de corrida, por exemplo, são substituídos por outros um pouco mais calmos que permitem aos jogadores manterem as pernas activas sem um impacto muito forte no chão.

Ring Fit Adventure é um novo tipo de jogo de aventuras para a Nintendo Switch que recorre a acessórios únicos para detectar e medir os movimentos do jogador na vida real e transformá-los em acções no jogo. O título chega às lojas no dia 18 de Outubro e inclui os acessórios Ring-Con e correia para a perna.

Deixa um comentário