A Nintendo anunciou oficialmente a Nintendo Switch Lite, uma consola concebida especificamente para jogar títulos da Nintendo Switch no modo portátil. A Nintendo Switch Lite será lançada no dia 20 de Setembro em três cores: amarelo, cinzento e turquesa. Uma bolsa de transporte e um protector de ecrã para a Nintendo Switch Lite estarão igualmente disponíveis.

A Nintendo Switch matriz, lançada em Março de 2017, oferece três modos de jogo: o modo TV, com a Nintendo Switch colocada numa base; o modo de superfície estável, que permite jogar em cooperação ou competição partilhando comandos Joy-Con e ainda o modo portátil. A consola vem ou com comandos Joy-Con cinzentos ou com um Joy-Con vermelho néon e outro azul néon.

Nintendo Switch Lite conta com comandos incorporados e é mais pequena do que a Nintendo Switch matriz. Não inclui um suporte e, enquanto dispositivo de videojogos portátil, não oferece a possibilidade de ser ligada a uma TV, pelo que não virá acompanhada de uma base nem de um cabo HDMI.

A nova consola será compatível com todos os jogos do extenso catálogo da Nintendo Switch que oferecem o modo portátil, embora alguns apresentem restrições. Tanto no verso da embalagem dos jogos como no site oficial da Nintendo poderá encontrar mais detalhes sobre as funcionalidades e os modos compatíveis.

Para além das três cores da Nintendo Switch Lite disponíveis no dia do lançamento, no dia 8 de Novembro será colocada à venda uma consola Nintendo Switch Lite (edição Zacian e Zamazenta) com botões em ciano e magenta, assim como ilustrações dos dois novos Pokémon lendários de Pokémon Sword e Pokémon Shield. Em Pokémon Sword e Pokémon Shield, os jogadores embarcarão numa nova aventura pela região de Galar, onde treinarão, combaterão e trocarão Pokémon recém-descobertos e tentarão desvendar o mistério que envolve os Pokémon lendários Zacian e Zamazenta. A Nintendo Switch Lite (edição Zacian e Zamazenta) é uma consola de edição limitada.

Grandes títulos com opções multijogadores, como Super Mario Maker 2, Mario Kart 8 Deluxe, Splatoon 2 e Super Smash Bros. Ultimate, poderão ser jogados em conjunto por utilizadores de ambas as versões da consola através do serviço Nintendo Switch Online ou de uma ligação sem fios local.