A Nintendo Switch 2 foi ontem, 2 de abril, revelada numa nova apresentação Nintendo Direct, e chega com diversas novidades. Uma delas é o seu elevado desempenho, com um novo processador personalizado da NVIDIA. Equipada com uma GPU NVIDIA com RT Cores dedicados para Ray Tracing e Tensor Cores para aprimoramentos impulsionados por IA, a consola oferece visuais impressionantes e uma experiência otimizada.

Um desenvolvimento com muito trabalho de engenharia em várias  áreas — desde o design do sistema e chip até uma GPU personalizada, APIs e ferramentas de desenvolvimento avançadas — a Nintendo Switch 2 traz atualizações significativas.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Agora, a consola suporta jogos em até 4K no modo TV e até 120 FPS a 1080p no modo portátil, além de contar com HDR e upscaling por IA para aprimorar a nitidez das imagens e suavizar a jogabilidade.

IA e Ray Tracing para Gráficos Avançados

Os novos RT Cores permitem Ray Tracing em tempo real, proporcionando iluminação, reflexos e sombras realistas para mundos mais imersivos.

Os Tensor Cores impulsionam recursos de IA, como o Deep Learning Super Sampling (DLSS), que melhora a resolução e os detalhes sem comprometer a qualidade da imagem.

Além disso, os Tensor Cores também possibilitam rastreamento facial por IA e remoção de fundo em videochamadas, aprimorando o aspecto social dos jogos e do streaming.

Mais Potência, Jogabilidade Mais Fluida

Com 10 vezes o desempenho gráfico da Nintendo Switch original, a Nintendo Switch 2 entrega uma jogabilidade mais fluida e gráficos mais nítidos.

  • Tensor Cores garantem gráficos impulsionados por IA sem comprometer a eficiência energética.
  • RT Cores elevam o realismo com iluminação dinâmica e reflexos naturais.
  • Variable Refresh Rate (VRR) via NVIDIA G-SYNC no modo portátil assegura uma experiência sem tearing no ecrã.

Ferramentas para Desenvolvedores, Melhorias para Jogadores

Os desenvolvedores terão acesso a motores gráficos otimizadosfísica aprimorada e APIs mais eficientes para um desenvolvimento mais rápido e otimizado.

Com tecnologia NVIDIA, a Nintendo Switch 2 chega como uma plataforma robusta tanto para jogadores quanto para criadores de conteúdo.

Artigo anteriorAnálise: The Last of Us Parte 2 Remastered (PC)
Próximo artigoThe Precinct chega a 13 de maio
Rui Gonçalves
Desde o tempo do seu Spectrum+2 128k que adora informática. Programador de profissão nunca deixou de lado os jogos, louco por RPGs e jogos de futebol. Adora filmes de acção e de ficção científica, mas depois de ver o Matrix nunca mais foi o mesmo.