A The Pokémon Company International e a Nintendo revelaram mais detalhes sobre os jogos Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl, dois jogos que são remakes fiéis dos jogos Pokémon Diamond Version e Pokémon Pearl Version, que irão transportar os Treinadores novamente para a região de Sinnoh, onde irão conhecer o Professor Rowan, lutar contra a Team Galactic e explorar o Grand Underground. Os jogadores que visitarão a região de Sinnoh, pela primeira vez, terão inúmeros encontros e surpresas à sua espera.

O Pokétch é um dispositivo útil que os jogadores recebem durante a sua aventura no jogo e que está carregado com várias apps. Esta ferramenta multifunções tem apps para todos os tipos de situações, como a app Dowsing Machine que pode ser utilizada para localizar itens escondidos. Em Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl, o Pokétch também permite que os jogadores chamem Pokémon selvagens para os ajudarem, utilizando movimentos ocultos como o Cut para cortar árvores obstrutivas, ou o Rock Climb para escalar penhascos íngremes.

A Amity Square em Hearthome City é um local tranquilo, onde os Treinadores poderão passar algum tempo com os seus Pokémon. Poderão passear com seis dos seus Pokémon de cada vez, desde que estes estejam na lista dos Pokémon permitidos no parque. Dentro da Amity Square, os jogadores também poderão ajustar o ângulo da câmara e o nível de zoom para captar fotografias e vídeos comemorativos com os seus Pokémon. As fotografias podem ser tiradas premindo o Botão Capture na consola Nintendo Switch, enquanto que os vídeos podem ser gravados premindo continuamente o mesmo botão.

Poffins são snacks que podem melhorar as condições de um Pokémon, tais como a Coolness ou Cuteness. Ao melhorar estas condições, os jogadores poderão obter pontuações mais elevadas durante a Visual Evaluation dos Super Contest Shows. Em Pokémon Diamond e Pokémon Pearl, só era possível preparar Poffins na Poffin House, mas agora os jogadores podem prepará-los também na Amity Square.

Os jogos Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl serão lançados a 19 de novembro exclusivamente para a Nintendo Switch.