Intitulado War Game: The Making of STALKER 2, este documentário de longa-metragem oferece uma visão aprofundada da jornada emocional da GSC Game World, uma desveloper de videojogos ucraniana com quase 500 funcionários, enquanto navegam pelos desafios de desenvolver a aguardada sequência de seu jogo de tiro em primeira pessoa de sobrevivência de 2007, STALKER, no meio de uma guerra. O que começou como um projeto ambicioso evoluiu para um esforço profundamente pessoal e histórico, forjado nas circunstâncias mais inimagináveis.

Criado em parceria com a Xbox e dirigido por Andrew Stephan (Power On: The Story of Xbox), este é um dos filmes de “making-of” mais comoventes já feitos. Conta histórias reais de pessoas reais enfrentando as realidades da guerra às suas portas.

O documentário aborda muitos temas, desde a captura da essência de Chornobyl e da Ucrânia, independência cultural e desenvolvimento de jogos num mundo em colapso até resiliência pessoal e coletiva e superação de perdas.

Durante este processo, STALKER 2 torna-se mais do que apenas um jogo — em vez disso, uma lente através da qual uma nova realidade é vista. Os desenvolvedores lutam com os seus papéis duplos como criadores e sobreviventes, transformando o seu jogo num poderoso símbolo de resistência. Quando os fundamentos da existência são abalados, a arte torna-se profundamente importante.

“Este filme não é apenas sobre o desenvolvimento mais difícil de todos os tempos. É sobre resiliência e o espírito humano inflexível diante de desafios inimagináveis. É sobre a importância da criação em tempos de destruição… um ato desafiador de fazer algo significativo diante da adversidade”, – diz Andrew Stephan, diretor de cinema.

Publicidade - Continue a ler a seguir

“Falando pessoalmente, STALKER 2 é o maior e mais complexo videojogo da minha vida. Foi ambicioso desde o começo, mas acabou sendo um desafio definitivo por si só. É extremamente importante e extremamente pessoal, e é um jogo feito nas circunstâncias mais estressantes possíveis. Isso inclui a pandemia, a realocação, os ataques cibernéticos e, acima de tudo, a guerra destruindo nossa Pátria. Eu queria que a guerra nunca tivesse acontecido. Eu queria que tudo isso nunca tivesse acontecido. Mas aconteceu. E somos gratos pela oportunidade de compartilhar tudo isto com o mundo, porque o mundo deveria saber. Somos nós. Esta é a nossa história”, – diz Mariia Grygorovych, Diretora Criativa do STALKER 2.

Apesar do heroísmo da nação, a guerra na Ucrânia continua. A GSC Game World tem apoiado o seu país de todas as maneiras possíveis. Para aqueles dispostos a fazer o mesmo, recomendamos seguir um link para o fundo de caridade oficial do Sr. Volodymyr Zelenskyy, o próprio Presidente da Ucrânia – https://u24.gov.ua/

Artigo anteriorEA SPORTS F1 24 será atualizado para a PS5 Pro
Próximo artigoLEGO Horizon Adventures já está disponível para reserva
Pedro Moreira Dias
Fundador do Site - Salão de Jogos, o Commodore Amiga 500 foi o seu melhor amigo durante décadas e ainda hoje sabe de cor a equipa principal do Benfica do Sensible Soccer 94/95. Nos tempos vagos ainda edita as botas dos jogadores do FIFA e do PES.