Ao que tudo indica 2023 será um ano particularmente especial para a Bungie. Foi precisamente há um ano que a companhia que nos deu Halo ou Destiny foi adquirida pela Sony e, apesar de ainda nada ter sido revelado sobre os projectos futuros, a verdade é que há um enorme rol posições que foram abertas.
Se passarem pelo site dedicado às candidaturas para várias posições pedidas, facilmente vão reparar que há um conjunto de jogos em desenvolvimento, desde um novo IP, passando por um jogo mobile e a continuação da saga Destiny. A confirmação chega também pela “voz” de Tom Farnsworth, Director Criativo da Bungie, através do Twitter com uma publicação que relembra o trabalho dos mais de 25 lançamentos de conteúdos adicionais para Destiny, que fizeram com que a Bungie passasse a trabalhar com uma mentalidade de negócios voltada a oferecer serviços contínuos.
This Shield is what 11 years at Bungie looks like. Each medal represents one of the 25+ Destiny releases we’ve shipped to millions of players. During that time we completely changed how we develop games and do business, moving from strictly boxed products to live service games. pic.twitter.com/XVab4UJmS1
— Tom Farnsworth (@tomfromtheweb) January 4, 2023
“E, com o suporte da Sony, estamos a trabalhar em um número de projetos não anunciados também”, garantiu Farnsworth. O diretor criativo também publicou uma foto de um escudo que representa o trabalho da Bungie nos últimos 11 anos em que cada emblema representa um conteúdo editado.
Recordo que já em fevereiro de 2021 e, antes de ser adquirida pela Sony, a Bungie já tinha revelado que estava a trabalhar numa nova propriedade intelectual que gostaria de lançar no ano de 2025. A Bungie, agora como parte dos PlayStation Studios será fundamental na abordagem de jogo como serviço para outros títulos da Sony, na época da compra, o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, afirmou que o estúdio vai ser essencial nos esforços da companhia para que ela possa adquirir características multiplataforma mais fortes.
Dizer ainda que a Bungie ainda tem um novo jogo mobile de Destiny na calha, produzido em parceria com a NetEase, a gigante chinesa investiu US$ 100 milhões no estúdio em 2018, e a expectativa é que o novo título traga uma história inédita que vai ajudar a expandir ainda mais o universo da franquia.
Para além disso há ainda a perspectiva de expandir o universo Bungie para o cinema ou para uma série, algo mais remoto, pelos menos para já, mas há uma série no Youtube feita por um fã que poderá aguçar o apetite, pelo menos aos Guardians mais ávidos.