Há vários tipos de trailers, mas provavelmente aqueles que mais provavelmente criam expectativas nos jogadores são os de gameplay. É através deles que podemos ter uma ideia mais próxima do que será o resultado final, mas também os elementos da jogabilidade com os quais podemos contar.

Este tipo de promos são cada vez mais determinantes para estabelecer um potencial inicial de vendas, e é algo onde os estúdios apostam cada vez mais e tentam errar menos. É quando podemos perceber qual será verdadeiramente a qualidade gráfica do jogo em questão, mas também em que consistirá o combate e as mecânicas mais importantes.

Já havíamos mostrado os melhores trailers de cinemática, mas achámos que seria igualmente importante escolher aqueles que ficaram na história como os mais impressionantes em termos de gameplay. Nesse sentido, trazemos aqui aqueles que sentimos ser os melhores que já tivemos o privilégio de ver, e dependendo do estilo, teremos alguns centrados essencialmente em gameplay, e outros com imagens capturadas na engine do jogo.

 

DOOM

O reboot de DOOM lançado em 2016 foi um dos melhores exemplos recentes na forma ideal de se pegar numa IP antiga e dar-lhe nova vida – tanto do ponto de vista visual, mas principalmente em termos de jogabilidade.  O FPS desenvolvivo pela id Software, teve no trailer apresentado na E3 de 2015, o seu mais importante impulsionador de pre-orders, mostrando o gore, a ambientação, e o combate frenético que os fãs mais desejavam.

Publicidade - Continue a ler a seguir

 

Mafia: Definitive Edition

Foi uma das melhores execuções de um remake, e proporcionou a oportunidade de podermos jogar este clássico lançado em 2002, com gráficos actuais e uma jogabilidade afinada. Desenvolvido pela Hangar 13 e publicado pela 2K Games, iremos até à cidade fictícia de Lost Heaven, em 1930, onde assumiremos o papel de Tommy Angelo, um taxista que se envolve com a máfia italiana. O trailer de lançamento, com o nome “When Al lis Not What it Seems” foi essencial para reacender o interesse dos fãs da série e atrair novos jogadores, mostrando como MAFIA continuava a ser a fantástica experiência cinematográfica que todos queriamos.

 

Battlefield 1

Depois de Battlefield 3 e Battlefield 4, foi uma decisão ousada por parte da DICE em mudar de um conceito de guerra moderna para uma Primeira Guerra Mundial que pouco tinha sido visitada num contexto de FPSs. Mas a verdade é que funcionou e é ainda hoje jogado por muitas pessoas. E uma das razões para que lhe tenha sido dado o beneficio da dúvida foi, claramente, o trailer de apresentação que deixou quase todos os que o viram de queixo caído. Com tudo capturado in game, era difícil não ficarmos entusiasmados.

 

Grand Theft Auto V

É o maior sucesso da Rockstar, e um dos maiores de sempre da indústria. Não é por acaso que passou por três gerações de consolas e ainda hoje é jogado religiosamente por muitas pessoas. Ao contrário dos jogos anteriores que se focavam num único protagonista, aqui tivemos três personáveis jogáveis: Michael, um ex-ladrão de bancos em crise de meia-idade; Franklin, um jovem ambicioso que busca ascender no mundo do crime; e Trevor, um sociopata errático e imprevisível. O trailer é narrado por Michael, e apresenta-nos a uma massiva e pulsante cidade de Los Santos, com toda a complexidade e detalhe que só a Rockstar sabe criar.

 

Crysis 2

Estabeleceu a passagem de um puro open world como o primeiro jogo, para uma perspectiva mais linear na sequela. Algumas mudanças não foram bem recebidas por todos, mas quem lhe deu oportunidade não deixou de desfrutar de um excelente FPS sci-fi que manteve as mesmas inúmeras possibilidades de abordar cada situação. “Be the Weapon” é o nome do trailer, e é narrado pelo protagonista, Alcatraz. Um trailer que parece ter sido feito para a música “Just Like You Imagined” dos Nine Inch Nails, e levantou o véu não só sobre a história, como em relação às mudanças no gameplay que os jogadores podiam esperar.

 

Ghost Recon Wildlands

O shooter tático e cooperativo na terceira pessoa da Ubisoft foi a passagem do franchise do formato tipicamente linear, para um mundo aberto vivo e vibrante. O jogo segue uma equipa de operadores das Forças Especiais dos Estados Unidos, conhecidos como Ghosts, numa missão para desmantelar um cartel de drogas na Bolívia. O Reveal Trailer apresentado na E3 de 2015 rapidamente tornou este título da Ubisoft como um dos grandes destaques da edição desse ano, e, na verdade, é ainda hoje visto como um dos melhores exemplos a seguir na execução de trailers de gameplay.

 

Cyberpunk 2077

Apesar de ter sido um dos lançamentos mais conturbados da história dos videojogos, também foi um dos mais aguardados. O caminho da redenção foi árduo, mas foi alcançado, e, focados agora totalmente na actual geração de consolas, a verdade é que temos um dos melhores jogos já criados.  O trailer de lançamento fica como um atestado desse potencial. Ao som da lindíssima cover de “Never Fade Away” dos Samurai, interpretado por P. T. Adamczyk e Olga Jankowska, é impressionante como tudo o que podemos ver é capturado in game, mostrando a incrível dimensão narrativa de Cyberpunk 2077.

 

The Elder Scrolls V: Skyrim

É um dos RPGs em mundo aberto mais importantes de sempre e leva-nos até à região gelada de Skyrim, colocando os jogadores no papel do Dovahkiin, ou Dragonborn, um herói destinado a derrotar Alduin, um dragão que ameaça destruir o mundo. No trailer oficial do The Elder Scrolls: Skyrim é-nos contado precisamente isso, e com um pequeno vislumbre das paisagens de Skyrim, e uma banda sonora épica.

 

Call of Duty Infinite: Warfare

Foi um dos títulos da série que mais dividiu opiniões entre os jogadores, mas oito anos passados e acabou por ser apreciado como bem merece. Desenvolvido pela Infinity Ward, seremos transportados até um futuro distante, onde a Terra está sob ameaça de uma facção militar rebelde conhecida como Settlement Defense Front. O jogo coloca-nos no papel de soldados da United Nations Space Alliance (UNSA) numa guerra épica pelo controlo do sistema solar. O trailer começa por mostrar as primeiras imagens do infame ataque, mas é quando a excelente cover da “Space Oddity” sobe de tom, que temos verdadeiramente a visão da incrível e intensa jornada que teremos pela frente.

 

Red Dead Redemption 2

A Rockstar Games nunca desilude, e criou uma das experiências mais profundas nos videojogos com Red Dead Redemption 2. Situado no Velho Oeste americano em 1899, é uma prequela do primeiro jogo, cujo protagonista é esta vez Arthur Morgan, um fora-da-lei e membro do gangue de Van der Linde. O trailer, embora simples, é de tirar o fôlego, uma vez que não só revela um mundo deslumbrante que existe sem nós, mas também de maneira clara a obra prima que é Red Dead Redemption 2.

 

Starfield

Provavelmente o lançamento mais importante de 2023, Starfield deixou os apaixonados por aventuras especiais a contar os dias até que pudessem finalmente jogar. Este RPG com a fórmula clássica da Bethesda atirou-nos para uma viagem pela vastidão do espaço, onde podíamos juntar diversos elementos que encontrávamos normalmente em diversos jogos de ficção científica num só. O trailer de gameplay foi a perfeita demonstração da dimensão e das possibilidades, oferecendo três minutos de puro deslumbre visual.

 

Zelda: Breath of the Wild

The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi sem dúvida um dos lançamentos de maior sucesso da Nintendo na última década. Traçou também uma mudança de paradigma da franquia, com uma abordagem mais moderna e próxima dos RPG’s actuais, acompanhando Link na sua demanda para derrotar Ganon e salvar o reino de Hyrule. No trailer de lançamento foi imediatamente possível perceber que estaríamos perante um jogo que ficaria na história, dada a sua magnífica dimensão artística e narrativa.

 

Bioshock Infinite

Ao contrário dos dois primeiros jogos que tiverem lugar na cidade submersa de Rapture, o terceiro jogo levou-nos até à maravilha flutuante de Columbia. Novamente desenvolvido pela Irrational Games, o jogo conta a história do protagonista, Booker DeWitt, que tem a tarefa de resgatar Elizabeth, uma mulher misteriosa com habilidades extraordinárias. “Beast of America” é o nome do trailer em referência à música “Beast” de Nico Vega que podemos ouvir durante o mesmo, e é impossível não ficarmos com vontade de jogar após esta breve viagem pelo mundo louco de Bioshock Infinite.

 

Batman: Arkham Knight

Foi o jogo que encerrou a trilogia desenvolvida pela Rocksteady, e coloca novamente o Batman no caminho de uma conspiração para lançar Gotham no caos. O trailer “Evening the Odds” lança-nos imediatamente para a trama e para a acção intensa que espera por nós, ao mesmo tempo que revela alguns dos vilões que integram a história.

 

Metro 2033

Foi o jogo que iniciou a trilogia, e é inspirado no livro de Dmitry Glukhovsky, que nos mostra um mundo pós-apocalíptico, através dos túneis do metro de Moscovo, onde a humanidade se refugiou após um desastre nuclear. O trailer de lançamento apanhou-nos a todos de surpresa, mas uma coisa é certa, passou a ser um dos principais lançamentos de 2010, e é visto hoje como um dos FPS’s mais imersivos já criados em formato singleplayer.

 

Alan Wake 2

A aguardada sequela do aclamado jogo de terror psicológico desenvolvido pela Remedy Entertainment não podia ter sido melhor recebida, ganhando o The Game Awards de 2023. Foi também uma decisão ousada por parte do estúdio em trazer tantas mudanças ao jogo, seja na jogabilidade ou na narrativa, e o trailer de gameplay mostrou desde logo que teríamos algo de muito diferente, mas especial pela frente.

 

Wolfenstein 2: The New Colossus

O FPS desenvolvido pela MachineGames continuava o reboot de sucesso iniciado em 2014. Numa realidade alternativa onde os nazis venceram a Segunda Guerra Mundial, vamos seguir a missão de William “B.J.” Blazkowicz na sua luta contra a opressão nazi nuns Estados Unidos ocupados. O trailer “No More Nazis” exemplifica perfeitamente a premissa do jogo, seja na narrativa de acção e humor, ou na jogabilidade frenética que nos espera.

 

Mass Effect 2

Faz parte de uma das sagas mais importantes da BioWare, e uma das space operas mais marcantes do entretenimento. O segundo jogo apresenta-nos a uma nova ameça, os Collectors, e mais uma vez a galáxia estará dependente do espírito do Comandante Shepard. É considerado por muitos jogadores o melhor jogo da trilogia, e muito devido à complexidade e diversidade de personagens, como este trailer espelha na perfeição ao som de “Heart of Courage”.

 

Dead Space

É graças à Visceral Games que pudemos jogar o melhor horror survival em ambiente sci-fi já criado. A bordo da nave USG Ishimura, o engenheiro Isaac Clarke tem a difícil tarefa de sobreviver a um misterioso fenómeno que está a transformar a antiga tripulação em monstros grotescos. O trailer “Lullaby” apressou-se a preparar os jogadores para o clima de terror que os esperava. E foi um trailer tão marcante para a franquia, que foi depois também recriado na íntegra para o remake, lançado em 2023.

 

Assassin’s Creed: Origins

Foi o primeiro título da série a testar uma abordagem mais RPG, e foi igualmente o jogo que atraiu novos jogadores para a franquia.  A história de Origins leva-nos até ao antigo Egipto e centra-se em Bayek, um Medjai que se torna num dos primeiros assassins da irmandade. Quem ainda estava céptico com tantas mudanças, provavelmente foi conquistado assim que viu o trailer de gameplay na E3 2017, percebendo o porquê da Ubisoft ter decidido fazer uma aposta tão arriscada.

Artigo anteriorO último Deep Dive do F1 24
Próximo artigoNintendo World Championships: NES Edition anunciado para a Nintendo Switch
Nuno Mendes
Completamente obcecado por tudo o que tenha a ver com futebol, é daqueles indesejados que passa mais tempo a editar as tácticas do PES do que a jogar propriamente. Pensa que é artista, mas não conhece as cores primárias, e para piorar, é ligeiramente daltónico. Recusa-se a acreditar que o homem foi à Lua.