Super Mario Maker chegou para conquistar tudo e todos que alguma vez tiveram uma ligação com o pequeno canalizador.
Prova disso foram os estúdios portugueses que a convite da Nintendo fizeram uma pausa no seu processo de fazer jogos para, bom na realidade, continuar a fazer jogos, mas desta vez níveis de Mario em Super Mario Maker.
NerdMonkeys, Upfall Studios, Bica Studios e Gamestudio78 foram os contemplados para esta árdua tarefa de fazer videojogos que não os seus.
Para testar estes níveis fomos até a etic, onde estavam o cenário montado para testar os jogos e falar um pouco com as pessoas que os fizeram.
Aproveitámos e fizemos duas perguntas a cada um dos responsáveis pelos níveis, e as respostas foram sempre de alegria em recordar Mario.
Para começar testamos o nível da equipa da Nerd Monkeys, o qual sabemos que foi feito pelo Diogo Vasconcelos, onde o nível era uma ode ao jogo, Stanley Parable, onde o Diogo tinha construído um labirinto gigante cheio de zonas secretas e espaços incríveis. Aproveitá-mos e perguntamos não ao Diogo mas ao Filipe Pina quais as memorias que tinha de Mario e como o Mario o tinha influenciado para fazer jogos hoje em dia.
Salão de Jogos – Qual a tua primeira recordação “Mario”?
Filipe Pina, NerdMonkeys – Super Mario Land 2, Game Boy 1991
SDJ – Como é que o Mario te influenciou a ti que hoje fazes videojogos?
FP – O Mario como personagem influenciou-nos a todos, quer queiramos quer não, é um personagem que faz parte da casa. O primeiro Mario o primeiro jogo, tinha uma tecnica que nunca ninguem tinha usado, nos jogos da plataformas. E depois no Mario 64, as pessoas ficaram o que é isto.
SDJ – Um jogo 3D de plataformas como deve ser.
De seguida fomos ter com o Diogo autor do pesadelo que é o seu nível de Mario
SDJ – Qual a tua primeira recordação “Mario”?
Diogo Vasconcelos, NerdMonkeys – É na NES sem duvida, apesar de depois descobrir que historicamente já existia antes, mas é na NES, e a perder muitas vezes porque era miúdo mesmo. Mas o primeiro jogo que joguei sem parar de mario foi o da super nintendo, graficamente era fenomenal, quase nenhum dos meus amigos tinha super nintendo, o que era triste, mas depois levava-os a casa “olha pra este jogo é mesmo altamente” e era um vicio. por isso a minha recordação mais forte é sem duvida na Super Nintendo. Mas a primeira NES.
SDJ – Como é que o Mario te influenciou a ti que hoje fazes videojogos?
DV – O Mario acompanhou-me ao longo da minha infancia e adolescencia. O mario influenciou os jogos de plataforma,sejam eles em 2D ou 3D, o mundo dos videojogos, e exploraram bastante o imaginário a nível de experiência, num mundo simples quanto é um jogo de plataformas 2D, porque tecnicamente se analisar-mos isto com muita calma é bastante simples e relax, e depois mostram que se consegue aprofundar, e nesse sentido influenciou-me porque quando jogava pensava o nivel podia ter isto ou aquilo.
SDJ – essa é a genese do Mario Maker
DV – é isso mesmo, é tipo teres um doce e quereres por mais açúcar, o mario maker da-te todos os bolos e queres sempre mais para contruires o que quiseres…
SDJ – Diabetes.
DV – É isso mesmo Diabetes dos videojogos.
David Amador tinha construído um nível em que logo ao inicio tinha uma referencia ao seu estúdio, uma enorme queda livre uma verdadeira “Fall”
SDJ – Qual a tua primeira recordação “Mario”?
David Amador, Upfall – A primeira vez que joguei foi quando fui a casa de uns amigos dos meus pais que tinham uma NES eu não fazia ideia o que era aquilo e eles puseram-me o comando na mão para estar entretido e estive lá a tarde toda.
SDJ – Como é que o Mario te influenciou a ti que hoje fazes videojogos?
DA – Até hoje continuo a jogar Super Mario World, é um timeles gem, e normalmente utilizo isso para me inspirar, o jogo é super divertido, é simples mas divertido, a pessoa agarra joga e diverte-se, então eu tento fazer os meus jogos dessa forma, serem muito simples mas a pessoa divirta-se, sinta que quer jogar mais e mais. E eu como sempre cresci a jogar Nintendo, e foi isso que me querer ser developer, fazia-me pensar eu estou a jogar isto e quero fazer isto um dia.
Rogerio Ribeiro, de GameStudio78, que criou Hush um jogo inspirado em Zelda e Luigi’s Mansion tinha um nivel tambem ao estilo de “terror”
SDJ – Qual a tua primeira recordação “Mario”?
Rogerio Ribeiro, Gamestudio78 – Faz-me lembrar infância e jogar no gameboy, que era de um amigo meu e ser uma batalha para jogar.
SDJ – Como é que o Mario te influenciou a ti que hoje fazes videojogos?
RR – Enquanto influencia toda a Nintendo tem influencia, o Hush tem muita influencia de Zelda, uma coisa que temos de inspiraação muito forte é tratar as personagens como a Nintendo tratas as suas personagens. É uma logica de as personagens serem recordadas. O proprio jogo tem uma ofrte inspiração em Luigi Mansion é uma especie de terror que não mete medo nenhum qualquer pessoa pode jogar.
A representar a Bica Studios, temos Wilson Almeida, que criou um nível bem ao seu estilo, simples e desafiante.
SDJ – Qual a tua primeira recordação “Mario”?
Wilson Almeida, Bica Studios – Super Mario Land é a minha primeira recordação, e o que é mais querido pra mim é Super Mario Land 2.Foi o jogo Mario que me marcou mais. Foi o que me fez jogar mais tarde os Marios anteriores.
SDJ – Como é que o Mario te influenciou a ti que hoje fazes videojogos?
WA – Uma coisa que me influencia bastante é o facto deles tornarem algo que é desafiante, através do design deles tornarem os jogos apelativos a toda a gente, isso é algo difícil e é algo que me debato todos os dias para tentar incluir quando estou a fazer um videojogo.