Por esta altura do ano já sabemos que o Natal está perto e que o The Game Awards traz uma carrada de novidades sobre o mundo dos videojogos. Para além de atribuir prémios aos melhores jogos deste ano, a gala é vista, cada vez mais, quase como uma E3 de Inverno.
Portanto estamos a falar de quase 4 horas de conteúdo, que arrancou com o tradicional pré-show com algumas estreias, passando depois para um frenesim de trailers e apresentações de jogos, com os developers a terem pouco tempo para agradecer ou fazer alguma consideração sobre a indústria, com prémios a serem apenas enumerados e, um grande foco para o espectáculo, para a presença dos actores de videojogos e séries e para os anúncios exclusivos.
Já referimos aqui, no nosso site, os vencedores deste ano, olhemos agora para os principais destaques dos jogos anunciados ou aprofundados:
Brothers: A Tale Of Two Sons Remake
A editora 505 Games e a developer Avantgarden anunciaram Brothers: A Tale Of Two Sons Remake, um remake do clássico multipremiado de 2013.
Apoiado por Josef Fares, o visionário criativo por detrás do jogo original, Brothers: A Tale Of Two Sons Remake reconta fielmente a jornada extraordinária e angustiante dos irmãos Naia e Naiee enquanto eles embarcam em uma missão para salvar a vida de seu pai moribundo. Construído no Unreal Engine 5, cada passo da jornada dos irmãos foi meticulosamente reconstruída do zero para entregar a história mais imersiva possível, mantendo-se fiel ao jogo original. Como um bónus adicional, a experiência clássica para um jogador agora também se junta ao cooperativo local, permitindo que os amigos controlem as ações de um irmão.
“É um privilégio ver uma nova vida em Brothers,” diz Josef Fares, criador do jogo original, “Avantgarden fez um ótimo trabalho em trazer esta história de volta para uma nova geração experimentar.”
Vencedor de vários prémios de prestígio, incluindo um BAFTA para Inovação de Jogos, Downloadable Game of the Year Awards no D.I.C.E. e na Academy of Interactive Arts and Sciences, e Melhor Jogo Xbox nos VGAs, Brothers: A Tale of Two Sons foi anunciado por muitos como um dos jogos mais influentes da última década.
The Brothers: A Tale Of Two Sons Remake será lançado a 28 de fevereiro de 2024 para PlayStation 5, Xbox X|S e PC Steam, Epic Game Store e GOG.
Pony Island 2
Durante a transmissão do The Game Awards, a sequência para Pony Island (2017) foi anunciada. Intitulado Pony Island 2: Panda Circus, o futuro jogo eletrônico aparenta manter o aspecto misterioso e claustrofóbico de seu antecessor.
A continuação do jogo do mesmo criador do indie Inscryption (2021) ainda não teve sua data de lançamento revelada, mas já é possível adicioná-la para sua lista de desejos no Steam.
Windblow
Num anúncio surpresa durante o The Game Awards 2023, o aclamado desenvolvedor independente Motion Twin, conhecido pelo seu sucesso com Dead Cells, revelou o seu próximo projeto: Windblown.
Em Windblown, os jogadores tornam-se Leapers, guerreiros que lutam para proteger a sua casa, The Ark, do gigantesco e mortal Vortex e dos seus asseclas Sentinela. Como se fosse um raio, os jogadores svão lançar-se livremente por impressionantes cenários abertos nos quais cada rota está repleta de segredos para descobrir. Os jogadores terão que superar incansavelmente todas as adversidades que encontrarão nas suas batalhas contra os Vortex Sentinels, determinados a matar os jogadores e fazê-los recomeçar as suas carreiras.
Os Leapers absorvem as memórias dos guerreiros caídos que vieram antes deles, aprendendo a dominar os estilos de luta dos seus antecessores para libertar todo o seu potencial. Os jogadores trocarão de armas e se adaptarão a cada situação, trocando de roupa rapidamente à medida que avançam em ambientes animados. À medida que os jogadores desbloqueiam mais memórias, eles podem ganhar armas mais poderosas e complexas que os transformarão na máquina de matar definitiva.
Além disso, os jogadores podem optar por jogar sozinhos ou participar de jogos cooperativos online para 3 jogadores ao longo das suas aventuras.
“Queríamos um roguelite de combate extremamente rápido, mas ele simplesmente não existia”, diz a equipa da Motion Twin, com sede na França. «Então arregaçamos as mangas e criamos o jogo que queríamos; aquele que nos permite mergulhar na ação por conta própria, bem como com os amigos, sempre que o nosso humor (ou a dor aguda) toma as rédeas. Windblown será lançado em 2024 no Steam Early Access.
Persona 3 Reload
Durante o TGA, a ATLUS compartilhou uma nova gameplay do aguardado remake do RPG Persona 3 Reload com o trailer “The Meaning of Life”. Juntem-se ao S.E.E.S. na luta para salvar o mundo e concilie o dia a dia da vida de estudante com a exploração profunda das complexidades da existência no novo trailer!
Persona 3 Reload será lançado a 2 de fevereiro de 2024 para Xbox Series X|S, Xbox One, Windows, Steam, PlayStation 5 e PlayStation 4 com legendas em português do Brasil e a pré-venda já está disponível. Persona 3 Reload também estará disponível no Xbox Game Pass no lançamento.
Dredge x Dave the Diver
- Um novo evento climático “Fog”, que introduz o conteúdo DREDGE posteriormente no jogo
- Guiar o barco de Dave semelhante ao jogo DREDGE, escolhendo diferentes locais de mergulho
- Capture Aberrations, criaturas únicas com diversos padrões de ataque
- Novo mapa noturno para explorar
- Nova arma, a Drain Gun (pode ser criada usando material Aberrante)
- Novas “Figuras Encapuzadas” para servir no Bancho Sushi com pratos exclusivos criados a partir de peixes Aberrantes
World of Goo 2
Após uma longa espera de 15 anos, o jogo de culto de quebra-cabeças, World of Goo finalmente terá uma sequela. Desenvolvido pela 2D Boy e Tomorrow Corporation, o jogo original ganhou destaque pela sua jogabilidade inovadora e design criativo, lançado inicialmente para a Nintendo Wii e Windows em 2008.
A revelação de World of Goo 2 veio acompanhada de um trailer que exibiu elementos familiares do jogo, mantendo o estilo e tom que cativaram os jogadores na primeira versão lançada há quase duas décadas.
O trailer apresentou novos desafios de construção de pontes, utilizando as pequenas bolas de gosma como âncoras, além de obstáculos e elementos como lava, balões e canhões. A sequência promete ser o maior projeto já desenvolvido pela equipa, segundo informações divulgadas no site oficial do jogo.
Metaphor: ReFantazio
A ATLUS revelou um trailer inédito do seu RPG de fantasia, Metaphor: ReFantazio, intitulado como “The Royal Tournament”, que será lançado na Primavera de 2024.
O trailer conta com novas cenas de gameplay, uma introdução da história e do clima de fantasia do jogo e alguns comentários dos membros da equipe de desenvolvimento:
- Diretor – Katsura Hashino (Shin Megami Tensei III – Nocturne, Persona 3, Persona 4, Persona 5)
- Character Designer – Shigenori Soejima (Persona 3, Persona 4, Persona 5)
- Compositor – Shoji Meguro (Shin Megami Tensei III – Nocturne, Persona 3, Persona 4, Persona 5)
- Concept Artist – Koda Kazuma (NieR:Automata)
- Mechanical Designer – Ikuto Yamashita (Neon Genesis Evangelion)
Além disso, a ATLUS fará uma transmissão especial ao vivo pelo YouTube em seu canal japonês com foco no jogo no dia 11 de dezembro. A transmissão contará com convidados do elenco de dubladores japoneses do jogo, incluindo Natsuki Hanae como Protagonista, Sumire Morohoshi como Gallica, Kensho Ono como Strohl e Saori Hayami como Hulkenberg.
E, por último, a ATLUS compartilhou novos detalhes sobre a história e os personagens de Metaphor: ReFantazio:
- História
- A narrativa é situada no Reino Unido de Euchronia, onde o assassinato do rei traz agitação e caos ao território. Num fatídico dia, um mágico conhecido apenas pelo rei e chamado de Royal Magic é invocado e o mundo envolve-se num nobre torneio pelo trono.No meio destes acontecimentos, o protagonista, juntamente com a sua parceira, a fada Gallica, precisam encontrar uma maneira de quebrar a maldição que foi posta sobre o príncipe, a quem todos acreditam que esteja morto. Para tal, ambos saem numa jornada pelas vastas terras do reino.Juntos descobrirão que, para atingir o objetivo, devem participar do torneio pelo trono e esta tarefa os obrigará a formar alianças com muitos amigos e seguidores de várias tribos que vivem no mundo.
- Protagonista
- Ao lado da fada Gallica, ele embarca numa jornada para quebrar a mortal maldição colocada sobre o seu amigo de infância, o príncipe de Euchronia. O protagonista é um garoto de Elda, uma tribo rotulada como “contaminada” pela religião do estado, que acredita que os membros herdaram perigosas e heréticas magias. Por serem tão raros entre a população, são detestados e discriminados em todo o reino.
- Gallica
- Não apenas uma companheira de viagem, Gallica é uma guia que ajuda o protagonista a prosseguir com a sua missão de salvar o príncipe. Apesar de ser pequena demais para participar de batalhas, ser uma fada garante a vantagem de ter um conhecimento em magia e habilidades em sentir essa magia que superam o protagonista. Ela não profere palavras, mas é uma aliada essencial na jornada.
- Strohl
- Um jovem da tribo Clemar que conhece o protagonista no centro de recrutamento para o State Army. Esperto e com um forte senso de justiça, Strohl vem de uma família nobre. Ainda assim, as circunstâncias que o envolvem são complicadas, visto tamanha raridade de um nobre alistar-se no exército ao lado de plebeus.
- Hulkenberg
- Uma cavaleira da tribo Roussainte e ex-membra da Kingsguard da família real, que serviu ao lado do príncipe. Mesmo sendo jovem, Hulkenberg tem maestria no uso de diversas armas e foi designada como guarda pessoal do príncipe. Quando o príncipe foi atacado, ela falhou em protegê-lo e perdeu-se, carregando o fardo da falha no seu coração.
- Heismay
- Um ex-cavaleiro da tribo Eugief, Heismay tem uma percepção aguçada se comparado a outros. O motivo disto é a característica da tribo Eugief de serem sensíveis ao som. Com uma aparência que difere muito de outras tribos, não é incomum Eugiefs sofrerem discriminação — e parece que Heismany não é exceção, tendo seu próprio passado como um fardo a ser carregado.



