A PlayStation 5 está a fazer praticamente 4 anos de existência e, na sua teórica meia vida vai ver nascer uma irmã mais nova, a PlayStation 5 Pro. Depois de termos uma PlayStation 5 mais fina e leve, é agora a vez de uma que melhora a consola original de três maneiras diferentes: através de uma GPU maior, de ray-tracing avançado e de upscalling personalizado e orientado por Inteligência Artificial.
Segundo Mark Cerny que fez a apresentação da consola através dos canais oficiais da PlayStation, a ideia era conceber uma consola capaz de executar gráficos de alta fidelidade com um frame-rate mais suave a 60FPS. Segundo o próprio para atingir esse propósito a PS5 Pro conta com vários recursos-chave para conseguir esse desempenho. :
- GPU atualizada: Com a PS5 Pro, existe uma atualização para uma GPU que tem 67% mais unidades de computação do que a consola PS5 atual e 28% de memória mais rápida. No geral, isso permite uma renderização até 45% mais rápida para a jogabilidade, tornando a experiência muito mais suave.
- Ray-tracing Avançado: Foi adicionado um rastreamento de raios ainda mais poderoso que fornece reflexão mais dinâmica e refração da luz. Isso permite que os raios sejam lançados no dobro e, às vezes, no triplo das velocidades da consola PS5 atual.
- Upscaling Orientado por IA: Também foi apresentado o PlayStation Spectral Super Resolution, um upscaling orientado por IA que usa uma tecnologia baseada em machine learning para fornecer uma clareza de imagem super nítida, adicionando uma quantidade extraordinária de detalhes.
Outras melhorias incluem o PS5 Pro Game Boost, que pode ser aplicado a mais de 8.500 jogos PS4 compatíveis com versões anteriores jogáveis no PS5 Pro. Este recurso pode estabilizar ou melhorar o desempenho dos jogos PS4 e PS5 suportados. A Qualidade de Imagem Aprimorada para jogos de PS4 também está disponível para melhorar a resolução em jogos de PS4 selecionados. A PS5 Pro também será lançado com a mais recente tecnologia sem fio, Wi-Fi 7, em territórios que suportam esse padrão. Jogos VRR e 8K também são suportados.
Vários developers já adotaram a tecnologia mais recente do PS5 Pro, e vários jogos serão corrigidos com atualizações de software gratuitas para os jogadores aproveitarem os recursos do PS5 Pro. Estes jogos podem ser identificados com um rótulo PS5 Pro Enhanced dentro do seu título.
Alguns desses jogos incluem os sucessos da PlayStation Studios e de third-party’s, como Alan Wake 2, Assassin’s Creed: Shadows, Demon’s Souls, Dragon’s Dogma 2, Final Fantasy 7 Rebirth, Gran Turismo 7, Hogwarts Legacy, Horizon Forbidden West, Marvel’s Spider-Man 2, Ratchet & Clank: Rift Apart, The Crew Motorfest, The First Descendant, The Last of Us Part II Remastered e muito mais.
Em termos de aparência, a altura é a mesma da PS5 original, e a largura é do mesmo tamanho do modelo atual da PS5 para acomodar especificações de desempenho mais altas. Os jogadores podem adicionar uma unidade de disco Blu-ray Ultra HD ou trocar as capas da consola quando estiverem disponíveis.
O PS5 Pro é compatível com os acessórios PS5 atualmente disponíveis, incluindo PlayStation VR2, PlayStation Portal, DualSense Edge, Access controller, Pulse Elite e Pulse Explore. A interface do usuário e os serviços de rede também permanecerão os mesmos do PS5.
A consola PS5 Pro estará disponível dia 7 de novembro por €799,99 EUR e vai incluir um SSD de 2 TB, um comando sem fio DualSense e uma cópia do Astro’s Playroom pré-instalado em cada compra da PS5 Pro. A PS5 Pro está disponível como consola sem leitor de média física, com a opção de comprar a Drive de Disco atualmente disponível para PS5 separadamente. As pré-encomendas começam a 26 de setembro através da PlayStation Direct, nos pontos de venda habituais a partir do dia 10 de outubro.