Developer: Capcom
Plataforma: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S
Data de Lançamento: 2 de Junho de 2023
Foi com algum cepticismo que entrei nesta Closed Beta de Street Fighter 6. Tanto poderia ser algo incrivelmente bem implementado, como uma pedra no sapato da Capcom, que claramente tenta transformar o seu jogo de maior sucesso, em algo cada vez mais actual e virado para novos jogadores, sem esquecer os fãs.
É claramente nesta segunda parte que o jogo podia falhar, já que a divisão daqueles que cada vez gostam mais dos novos jogos bate de frente com a multidão que adora o grande clássico, Street Fighter 2. A verdade é que claramente o jogo não vai desiludir nenhum dos jogadores, até porque foi conseguido um balanceamento fantástico, entre uma jogabilidade mais actual, e a maneira de gerir os combates nos jogos mais clássicos.
Começando do início, o jogo apresenta 3 modos de jogos bem distintos: o World Tour, o Battle Hub e o Fighting Ground. Destes três, apenas tivemos acesso ao Battle Hub, e aqui, para começar, terão de criar o vosso Avatar, que terá imensas opções de escolha para personalizar quer a cara como o corpo do personagem. Devo dizer que existem opções que até podem ultrapassar o razoável, desde corpos com pernas de anão e depois o tronco quase de 2 metros, perninhas de alfinete com um tronco de um Hulk, ou vice-versa. Devo confessar que foi a parte que mais me decepcionou no jogo, já que vamos ter de levar com pessoal sem bom senso a criar avatares, mas pronto, não é o primeiro jogo que isto acontece, nem será o último.
O Battle Hub é um local onde podemos andar numa espécie de estádio, com diversas máquinas para jogar contra outros jogadores. Sentamo-nos numa máquina, e ficamos à espera de jogar contra outro jogador, e, além disso, existem diversos tipos de jogos, desde o clássico combate normal, a combates que acabam depois de o adversário ir ao chão 3 vezes, entre outros. Temos também máquinas com o clássico Final Fight, onde podemos recordar um dos maiores clássicos de sempre das máquinas arcade.
O Battle Hub, também terá lojas para comprar coisas, mas neste momento apenas estava disponível a de comprar novas roupas para o nosso avatar. No entanto, claramente terá muitas outras pelo que se podia ver ao andar por aquele estádio.
Se nos focarmos nos combates – que é o mais importante – nesta Closed Beta de Street Fighter 6, tínhamos à disposição 8 lutadores, e mais precisamente, os clássicos: Ryu, Ken, Guile e Chun-Li; assim como os mais “recentes”, Luke, Jamie, Kimberly e Juri. Algo interessante que a Capcom trouxe foi os personagens terem ganho alguma idade. Algo notável em Ryu e Ken, quer nas suas roupas, como nas feições dos personagens.
Os golpes, embora sejam os mesmos, têm sempre um toque diferente, quer por a área de contacto ser diferente, ou por vezes serem um pouco mais lentos ou mais rápidos do que o normal. Contudo, nada que possa estragar a experiência do jogador, até porque como disse anteriormente, tudo parece muito balanceado.
Algo que me colocou logo em alerta quando comecei a jogar foi o jogo por default ter activo o Modern Control Type. É algo que certamente será muito útil para os novos jogadores, até porque os golpes especiais saem sem que tenhamos qualquer dificuldade, já os jogadores que conhecem as combinações dos golpes especiais, e que muitas vezes os usam como modo de defesa dos ataques adversários ficam com um ataque de nervos ao jogar com este tipo de controlos. Seja como for, como disse, para os novos jogadores será certamente algo que lhes agradará.
Depois de duas lutas em que levei na boca fortemente, lá decidi passar para o Classic Control Type, e foi aí que consegui desfrutar do jogo, começando com Ken, e depois indo testando todos os outros personagens disponíveis. E, finalmente, vamos percebendo o quão interessante este Street Fighter 6 promete ser. Os combates estão super emocionantes, até porque muitos dos jogadores que encontrei, quer nos servidores Americanos, como nos Europeus, também dominavam bem alguns dos personagens, logo era possível termos uma ideia do que o jogo poderá vir a ser neste aspecto.
Se tanto os golpes especiais, como os normais levaram alguns retoques, embora continuem a fazer tudo o que é suposto, algo totalmente novo é o Drive System, e confesso que é algo que não vão dominar imediatamente, pelo menos no meu caso demorei alguns combates até conseguir usar correctamente, e até a perceber como funcionava. É algo muito bem adicionado ao jogo, e diria até que oferece um novo brilho, já que é algo que consegue muitas vezes virar um combate desfavorável, a nosso favor.
O Drive System tem como base 6 barras que se encontram cheias no início do combate, chamadas Drive Gauge. Essas barras gastam-se ao usarmos as habilidades deste sistema, e essas habilidades são o Drive Impact, Drive Parry, Overdrive, Drive Rush e Drive Reversal. No caso de gastarem as 6 barras logo no início do combate, acreditem que poderá ser fatal para o desfecho do mesmo, até porque o personagem irá ficar mais vulnerável. É importante usarem este sistema com cautela, mas dominado cada uma destas habilidades, e acreditem que conseguem fazer contra-ataques que muitas vezes alteram por completo o combate.
Também acho que a Capcom terá de balancear um pouco mais o Drive System, até porque o achei demasiado overpowered. Algo que também acho que terá de ser alterado são os combos absurdos que é possível fazer quando encostamos o adversário a um canto, isto porque no caso de conhecerem bem a personagem que estão a jogar, e levarem o adversário até a um canto, este nunca mais de lá sairá. É uma vitória quase certa que, só não acontece, caso ele ainda tenha barras de Drive Gauge para se conseguir esquivar com um contra-ataque.
As primeiras impressões desta Closed Beta de Street Fighter 6 foram muito boas. Obviamente que não falei de alguns problemas de servidor que existiram ou de lutas com algum lag porque estamos a falar de uma Beta, e nada disto será a versão final. O jogo está no bom caminho, e certamente com o feedback dos jogadores tem tudo para ficar cada vez mais afinado. Resta-nos esperar pela sua versão final para começarmos uma nova era em Street Fighter!