Ontem foi dia de novidades no que toca a consolas, a primeira veio da Sony onde o Mark Cernylead architect e producer da Sony – contou as primeiras informações sobre a PlayStation 5. Numa entrevista à Wired, Mark começou por dizer que a consola não será lançada este ano. Mas surpreendeu quando falou que será retro-compatível com os jogos PlayStation 4.

Especificações a nível de hardware também foram reveladas, desde logo que contará com um processador AMD baseado na terceira geração da gama Ryzen, terá 8 cores e arquitetura Zen 2 de 7 nanômetros. Já a componente gráfica contará com uma GPU da gama Radeion Navi com suporte para a tecnologia ray tracing.

E se quanto a processador e a GPU nota-se que a consola estará bem apetrechada, no que toca a velocidade de disco isso também não será um problema, visto que virá equipada com um SSD, o que irá melhorar bastante os tempos de loading e de escrita em disco. Para dar um exemplo, Mark Cerny falou do jogo Marvel’s Spider-Man, onde uma viagem rápida na PlayStation 4 demora cerca de 15 segundos e na PlayStation 5 passará a demorar menos de 1 segundo.

O audio também não será esquecido, já que a PlayStation 5 terá sons ainda mais realistas com uma experiência 3D extremamente realista.

Quantos aos jogadores do PlayStation VR não precisam ficar preocupados, já que este será totalmente compatível com a nova consola.

Informações bastante interessantes, e que começam a deixar os jogadores entusiasmados quanto ao que estará para vir, falta agora saber quando será a data de lançamento oficial.