A IO Interactive, o mesmo estúdio de Hitman, anunciou que vai parar de trabalhar na franquia por algum tempo para se dedicar ao novo jogo de 007. Em entrevista ao Eurogamer, os developers contaram que o Project 007 será sobre as origens do agente secreto inglês.
A IO Interactive está trabalhar diretamente com a Eon Productions, responsável pelos filmes de James Bond, num guião completamente novo, mas que quer seguir a lógica dos filmes e dar continuidade aos mesmos.
“Estamos a fazer uma história de origem […] Permitiram-nos criar um James Bond para o público dos videojogos, que eu penso ser uma homenagem profunda para a nossa indústria […] Está na altura de ter um de James Bond que não foi um personagem de um filme”, disse Christian Elverdam, um dos chefes da IO Interactive.
“Antes de mais, é extremamente inspirador trabalhar com a equipa da Eon Productions, as pessoas que estão por trás de tudo de Bond. É estranho, porque da minha perspectiva, eu estou habituado a defender o Agente 47, as pessoas que querem fazer coisas com a nossa franquia e sentimos essa mordomia”, complementa.
A experiência com Hitman, e todas as mecânicas de espionagem, é um grande know how para a IO Interactive lidar com Project 007. “Eu acho que seguramente podemos dizer que somos muito bons nesta fantasia de agente e tudo que aprendemos com a nossa franquia Hitman, poderá ser redescoberta na pele de James Bond”, adiciona Elverdam.
Apesar da franquia Hitman ter se tornado “World of Assassination” recentemente, a ideia surgiu em 2013, e também foi quando a IO Interactive começou a pensar sobre um jogo de 007.
“Foi em 2013, estávamos a conversar sobre esta ideia de World of Assassination, uma ideia para elevar Hitman, e eu lembro-me que em algumas conversas que com a equipa, eu achava meio-estranho naquela época não existir videojogos de agentes de espionagem e essa celebração do género”, disse.
“E então, a IO estava num caminho onde nós estávamos interessados nesse universo misterioso e meio que intrigante. Não me lembro da data exata, mas em algum ponto tornou-se uma discussão interessante sobre ‘e se…?’. Já que naquela época, não existia um jogo de Bond há eras”, finaliza.
Como Christian Elverdam disse, já passa de uma década desde o último novo jogo de James Bond. 007 Legends chegou para a sétima geração de consolas em 2012. Recentemente, 007 Goldeneye, talvez o título mais bem-sucedido da franquia, foi relançado para Nintendo Switch e Xbox.