Finalmente podemos partilhar convosco esta grande novidade, Saints Row, a franquia da Volition vai receber um reboot, cross gen, vão poder jogar em modo cooperativo de 2 jogadores durante toda a campanha e promete ser o maior mapa de sempre da história do Saints Row.

Há umas semanas tivemos a oportunidade de estarmos presentes num evento para os media mundiais, onde a equipa da Deep Silver e da Volition apresentaram os principais destaques deste novo jogo, assim como responderam às várias perguntas dos meios de comunicação. O Salão de Jogos esteve presente e agora já podemos também dar conta desses detalhes.

A equipa da Volition esteve representada pelo Produtor Executivo Rob Loftus, o Director de Design James Hague, o Director de Arte Frank Markquart e Stephen Quirk, e ainda o Lead Designer Jeremy Bernstein e Jim Boone Director de Criação.

Comecemos pela data de edição, Saints Row vai ser lançado para Xbox One, Xbox Series S|X, PS4, PS5 e PC (Epic Game Store) no dia 25 de fevereiro de 2022. Como já tínhamos referido vai ser cross gen, o que significa que por exemplo vão poder jogar com um amigo, mesmo que ele esteja na anterior geração e vocês na nova geração.

Depois dizer que este Saints Row é um reboot, isto é, não tem qualquer ligação com os anteriores Saints Row, nem sequer é qualquer tipo de spin-off. Vão existir várias referências que os fãs vão facilmente entender, seja em formato de easter eggs, seja em algumas formas de negócio ou de armas, mas nada mais do que isso.

Aqui a equipa da Volition, até mesmo questionada pelos meios, disse que seria impossível dar continuidade à história de Saints Row 4, e até com algum humor, disseram mesmo que só se fosse numa nova galáxia e num planeta distante, porque a nossa personagem já era mais do que um Deus. Por isso, o jogo regressa à fórmula inicial, estabelecendo um novo ponto de partida, mas sem perder pitada daquilo que o caracterizou, o humor, a loucura, ação vertiginosa, o jogar de forma cooperativa, e é claro, a enorme diversão que sempre proporcionou.

O jogo foi apresentado através de um trailer em CGI dando conta das personagens do jogo e o estilo utilizado, e depois com gameplay de uma versão pre-alpha.

A história essa é bastante simples e eficaz, basicamente vamos ser o chefe de uma nova organização que quer dominar todo o tipo de negócios, e dominar Santo Ileso. Para isso vamos contar com a ajuda de três fiéis companheiros neste mundo do crime que se fartaram de estar a trabalhar para os outros e querem finalmente ganhar o seu.

Eli é o chamado master-mind, este jovem que tirou um MBA e rumou a Santo Ileso para ser um entrepreneur, é aquele que vai planear todos os esquemas de negócios que vamos fazer. Será ele que com os seus conhecimentos irá organizar o plano de ação.

Nina é a condutora. Passou toda a sua infância numa garagem a aprender mecânica, a arranjar carros, mas teve também tempo para estudar numa Escola de Arte e Antropologia, mas quando arranjou um emprego num Museu percebeu que não era isso que queria para a sua vida. Acabou por se tornar a mecânica de serviço dos Los Panteras, mas fartou-se de trabalhar para eles.

Kevin é DJ e vive de adrenalina. É um rapaz que tentar agradar toda a gente e faz tudo por aqueles que ama. Órfão, andou sempre a saltitar entre famílias de acolhimento e acabou nos IDLES, um gangue moderno e anárquico que vive para a fama, mas rapidamente percebeu que não eram os seus verdadeiros amigos.

O Boss somos nós, vamos ter um amplo sistema de customização para criar a nossa personagem, desde visuais e cosméticos, passando até pela escolha do tipo de voz da nossa personagem.

Assim sendo Saints Row ruma a Santo Ileso, numa recriação do sudoeste americano, dividido em 9 distritos totalmente diferentes, naquele que é o maior mapa alguma vez criado pela Volition para um jogo de Saints Row. Entre os 9 distritos temos:

  • Rancho Providencia onde vamos encontrar a sede dos Los Panteras mergulhado numa cena industrial muito com ar de Detroit, com fábricas de químicos e afins;
  • El Dorado, uma espécie de cidade meio decadente, meio anos 80, com anúncios de néon por todo o lado;
  • Monte Vista, o lugar mais luxurioso do mapa, com brutas vivendas e moradias, sempre com muita festa à mistura, onde vivem os mais ricos e poderosos de Santo Ileso e também os Idles;
  • Distrito Financeiro onde todo o dinheiro rola, com prédios altíssimos e várias possibilidades de explorar a verticalidade e onde se situa a base da Marshall Defensive System;
  • Distrito Rodeo onde temos o comércio, restaurantes, spa’s e clubes entre outros pequenos negócios;
  • Deserto Americano, com vales e montanhas, escondendo vários segredos e mistérios.

Em termos de Gangues temos 3 fações que nos vão dar luta na tentativa de conquistar território e montar o nosso Império do Crime:

  • Los Panteras: São os nativos de Santo Ileso, usam o seu Poder Físico como arma, ao lado de martelos e armas pesadas. Não têm medo de nos atacar e atacam com tudo.
  • Marshall Defensive System: Liderados pelo próprio Marshall, têm dinheiro sem fim, têm toda a tecnologia a seu dispor e estão altamente treinados. Têm uma pontaria perfeita, e usam gadgets electrónicos para nos capturar e derrotar.
  • IDLES: São os anarcas modernos. Motivados pela fama e pela notoriedade, só querem aparecer e ser reconhecidos, para além de andarem constantemente em festas. Com cores garridas e néons por todo o lado, atacam sempre em bando, e geralmente são sempre muitos ao mesmo tempo.

Será neste cenário e com estes gangues rivais que vamos tentar conquistar território e montar os nossos negócios. O jogo funciona de maneira simples onde vamos ter missões para conquistar terreno, ao conseguirmos podemos montar o nosso negócio. Como é habitual em Saints Row todos os negócios têm um twist e estão repletos de sarcasmo, cinismo e humor, portanto temos coisas como montar um negócio de rolottes de venda rápida de droga, roubo de carros com uma oficina como fachada, tráfico de armas, resíduos tóxicos, e muito provavelmente a tão famigerada fraude através dos seguros de saúde, que é um clássico Saints Row. A equipa da Volition garantiu que as escolhas que fazemos de negócio vão impactar no mundo em si.

Com uma equipa renovada, com um maior número de empregados, de vários locais e experiências, a Volition quis agregar ao seu core, isto é, a uma equipa de veteranos, sangue novo, com novas perspectivas, novas formas de abordagem para modernizar também a visão de Saints Row neste reboot do jogo.

Saints Row vai ser lançado para Xbox One, Xbox Series S|X, PS4, PS5 e PC (Epic Game Store) no dia 25 de fevereiro de 2022.