Adam Williams, após quase uma década na Quantic Dream, onde foi guionista de jogos como Detroit: Become Human e Star Wars Eclipse, decidiu trilhar um novo caminho fundando a Republic Games.
Com financiamento da Krafton, a empresa por trás de PUBG, o seu novo estúdio pretende explorar histórias profundas e temáticas, mas adotando uma abordagem diferente da Quantic Dream. O projeto inicial da Republic Games será um RPG de fantasia “sombrio e maduro” que tratará temas como opressão e resistência.
O primeiro título do estúdio tem como enredo a luta de um grupo de rebeldes contra um regime tirânico, que impõe as suas ideias e suprime qualquer oposição. Williams descreve o jogo como um drama político profundo, enriquecido com elementos sobrenaturais e com uma narrativa que, segundo ele, será “atemporal, mas que ressoe com questões sociais”. O apoio da Krafton foi essencial para a Republic Games, permitindo a liberdade criativa que Williams considera fundamental para contar a história que idealizou.
Williams pretende criar uma experiência que vá além das narrativas dos jogos anteriores, adotando uma abordagem clássica de RPG com foco em escolhas que realmente impactem a narrativa. A ideia é proporcionar ao jogador uma história que responda às suas decisões, incentivando a liberdade de ação e reflexão, sem impor moralidades ou opiniões através dos personagens e enredos.
A equipa da Republic Games contará com alguns ex-colegas de Williams, incluindo Bryan e Amelia Dechart, que trabalharam em Detroit: Become Human. No entanto, até o momento, não foram divulgados muitos detalhes sobre o time completo ou a previsão de lançamento do primeiro projeto do estúdio.