Em abril tivemos a oportunidade de anunciar o REVPATCH, um projecto extremamente ambicioso e com alma portuguesa que tensiona fazer uma incrível edição no FIFA 14, de modo a criar uma das maiores, senão mesmo a maior, quantidades de ligas e jogadores já vista num jogo de futebol.

O mentor por trás de todo este projecto é o Jorge Nunes, que como vão ter a possibilidade de comprovar pela entrevista tem uma enorme ambição, e também um trabalho hercúleo pela frente. Foi exactamente isso que nos levou a querer perceber todos os pormenores deste REVPATCH.

SDJ: Olá Jorge, desde já obrigado pela disponibilidade de nos responderes a algumas perguntas. Para começar, conta-nos como surgiu a ideia de criar o REVPATCH?

Jorge: Olá amigos. Desde já agradeço a oportunidade vinda de um site conceituado como o vosso, de vos contar um pouco sobre este meu projeto. Bem, a ideia deste patch nasceu em 2015, enquanto eu ainda jogava FIFA14 no PC. Um dia eu tive de instalar um patch da liga portuguesa para colocar os equipamentos de guarda-redes do porto e das outras equipas, e o símbolo da Liga NOS, pois por defeito o jogo vinha com o símbolo da Liga Portugal (o antigo) e aquilo ficava um bocado fora da realidade. Além de adicionar faces de vários jogadores que atuavam na nossa liga. Então, logo após aquilo e sabendo que teria de utilizar o programa que utilizo hoje em dia de edição (Creation Master), eu comecei aos poucos a editar uma coisinha aqui, a colocar uma foto ali e via que aquilo resultava. Assim e ao ver o resultado final eu comecei a entusiasmar-me e a ter ideias de colocar outras coisas maiores como clubes inteiros e até ligas, só que quando ia jogar o modo carreira o jogo fechava e eu ficava sempre muito triste pois não percebia como mudar essa situação e então, por enquanto deixei o jogo ficar como estava, pois o que eu queria já tinha e não queria estar sempre a instalar de novo o patch ou até mesmo o jogo, o que muitas vezes acontecia depois de eu criar algum conteúdo novo.

SDJ: Sendo este um trabalho tão árduo e demorado, és apenas tu que estás por detrás do projecto? Ou tens outros elementos que vão dando uma mãozinha para o crescimento do REVPATCH?

Jorge: O autor do projeto sou eu, e na maioria do conteúdo sou eu que crio e edito tudo. No entanto tenho sim ajudas “exteriores”, vamos dizer assim, que me tem ajudado a incluir uma coisa aqui, outra ali que eu ainda não domino. Para ser sincero e para dizer a verdade, tenho que agradecer a um editor fantástico que está envolvido em projetos do Pro Evolution Soccer (Atual EFOOTBALL) que se chama @Philips_099 a quem desde já quero agradecer todo o tempo prestado, todas as opiniões e retificações que tem feito para que o REVPATCH evoluía e se torne cada vez melhor. Outra pessoa que gostava de frisar e que também ela ajudou no inicio deste projeto foi o colega, que também vocês conhecem do Philips, o WE_DP99_PES. Foi ele que fez de maneira excecional os equipamentos para a Liga Portugal 2 SABSEG, mas que por motivos pessoais tee de abandonar este projeto. Outra pessoa que também quero aqui falar é de um “menino” brasileiro de apenas 14 anos que se voluntariou para me realizar alguns equipamentos de seleções, que desde já posso dizer que ficaram fantásticos, chamado Gabriel (conhecido no twitter como @GabrielFM007). Queria também agradecer a mais duas pessoas que, e como vocês bem falaram na pergunta, ajudaram no crescimento deste patch. São elas o ilustre comentador da RadioBandNewsFM do Brasil, Marcelo Do Ó, o qual já me deu a oportunidade de participar inclusive num podcast para ficar a conhecer um pouco deste projeto, um senhor super respeitado no que toca ao relato futebolístico tanto dos campeonatos Brasileiros como também em jogos da Champions e da Europa. Ele que tinha até há uns tempos atras um programa de podcast chamado “FIFEIROS BAND NEWS” e que por sinal vos aconselho a ouvir, pois traz sempre grandes nomes da comunidade Brasileira de FIFA.

Publicidade - Continue a ler a seguir

A outra pessoa que queria mencionar é um dos autores de matérias do site GOAL BRASIL Murilo Molina (no twitter conhecido como @molinamurilo), que há bem pouco tempo fez uma matéria sobre o meu patch, explicando um pouco de como ele funciona, e que me deu a entrada, uma vez mais, na comunidade brasileira de FIFA. A todos agradeço pela ajuda e o carinho que tiveram para comigo.

Para finalizar e não menos importante, claro está, estão vocês do Salão de jogos, OS PRIMEIROS a apostar neste em mim com aquele texto fantástico que deu a conhecer a todos este projeto. Sem vocês eu não teria as outras oportunidades que tive com os outros representantes que mencionei acima, de mostrar tudo aquilo que tenho feito no jogo FIFA. Um grande obrigado e todos vocês!

SDJ: Em abril mostramos aos nossos leitores no artigo que fizemos sobre o REVPATCH o conteúdo que tinhas anunciado (até à data), isto é, a Liga BWIN iria estar toda actualizada, e que ias adicionar a Liga Portugal 2 SABSEG, o Campeonato de Portugal e nova Liga 3, podes contar-nos como está o progresso destas competições e uma data para a sua finalização?

Jorge: Bem, para que possam todos ficar a perceber a complexidade de um projeto deste tamanho, o conteúdo que vocês falaram acima não se faz nem de maneira fácil, nem de maneira rápida, isto é, criar uma liga é fácil, criar um clube e fácil. Tudo fica criado praticamente de forma automática. No entanto depois disso há uma série de fatores e procedimentos a se fazer para que tudo encaixe no sítio certo e que deixe o jogo rodar sem nenhum tipo de problemas. Como eu vos disse e bem, a Liga BWIN, Liga Portugal 2 SABSEG, Campeonato de Portugal e Liga 3 estão já criados. Estão mesmo já dentro do jogo. No entanto ainda não estão ativos. Isto porquê? Passo a explicar:

Cada vez que se cria uma equipa nova, a Database (e isto vai de encontro ao que expliquei na primeira pergunta que me fizeram da origem deste patch) cria a equipa com um número específico, ou seja, dá-lhe uma ID. Para quem não sabe, existe uma lista com todas as IDS de todos os clubes, ligas, seleções, jogadores, nações, etc… que fazem com que o jogo não tenha falhas e rode normalmente. Se por algum acaso, se criar uma competição nova numa ID que o jogo já tenha, no programa do Creation Master podem acontecer duas coisas, ou essa ID está ativa e aparece o simbolo da competição/clube a que pertence, ou então não aparece nada e sou levado ao engano, pensando que essa ID é nova. Se a ID já existir e eu não souber, ao começar por exemplo um modo carreira o jogo vai fechar, pois existe conflito com as restantes competições. Isto para explicar que nem sempre se tem apenas de criar e criar e no fim apenas jogar. Isso é o pior erro que um criador de um patch pode fazer. Pois ao criar sem parar e ao experimentar tudo no fim, se o jogo fechar, fica sem se saber o que está errado, se é uma equipa, se é uma liga nova que se criou. E a única coisa que se pode fazer e ir apagando e criar tudo de novo quando tudo estiver acertado. Agora imaginem o que é criar 100 equipas e no fim o jogo fechar. Qual delas tem o conflito com o resto do jogo?

Isto tudo para dizer que atualmente o patch está atrasado, pois, por cada coisa que crio, cada jogador inclusive, tenho de testar o jogo. E já tive por um jogador apenas, de instalar de novo o FIFA14 pois a ID não foi apagada e o jogo não funcionava corretamente.

Assim, poderei dizer que o REVPATCH está a avançar mas mais lentamente do que eu esperava quando falei com vocês a primeira vez, em que já tinha muitas coisas feitas e depois tive de apagar tudo, pois agora estão a ser feitas todas as medidas que não levem a haver novos conflitos, para não ter de recomeçar tudo de novo.

SDJ: Como as equipas B dos clubes não vão estão incluídas no REVPATCH por motivos de subidas de divisão, estão a pensar adicionar os jovens mais promissores nas equipas principais?

Jorge: Sim. Isso é uma meta que quero realmente incluir no patch. No entanto não se pode ter uma equipa no jogo com mais de 42 jogadores, senão o jogo da erro e fecha. A única solução que encontrei foi de adicionar alguns jogadores mais jovens, como por exemplo o Francisco conceição no FC Porto, e os outros colocar numa equipa criada chamada FC orto B e que no modo carreira, infelizmente de maneira pouco real, ir lá e comprar esses jogadores a essa equipa. Posso no entanto dizer que não so de equipas “B” será feto o patch, incluindo equipas sub-23, sub-19, etc. Seleções jovens também serão adicionadas a seu tempo.

SDJ: Para termos uma noção da quantidade de trabalho, estamos a falar mais ou menos de editar quantos jogadores? Quantas equipas? Quantos estádios? Quantos equipamentos?

Jorge: Posso dar uma estimativa. Ao todo o patch terá mais de 2000 ligas. Só em Portugal serão mais de 1000 equipas divididas entre a Liga Portugal BWIN e as distritais, mas há países que terão mais de 3000 equipas. Posso falar num número superior a 100.000 jogadores dentro do patch. Para terem uma ideia, o FIFA atualmente tem 17.000. E a nível de clubes atualmente o FIFA tem mais de 700, este patch num só país já passa esse número. Poderão contar com um número superior a 150.000. Como eu dizia no íncio la no meu twitter “REVPATCH: Tu nunca jogaste nada assim”, e acho que esse pode bem ser o slogan do meu projeto.

SDJ: Durante o mês de junho e julho fizeste alguns anúncios relativamente a modificações e adições de seleções nacionais, assim como das competições das seleções nacionais, podes contar-nos exatamente do que preparaste?

Jorge: O processo relativamente a seleções é um pouco diferente das equipas. Nas seleções existe uma ID própria para cada nação, que no Creation Master se chama de “Countries”. A maneira de criar uma nova seleção é igual à criação de um clube. Só que numa seleção existe uma ID já feita (e no clube pode ser algo novo), na Database da FIFA. No entanto algumas ID´s estão vamos dizer assim “obsoletas”, pois as seleções já estiveram em alguma altura no FIFA mas são anteriores há atual DB. Ou seja, não existe comentários para essa seleção enquanto em outras o próprio jogo tem comentários para elas.

Eu realmente criei várias seleções no jogo quando falei só que ao testar, os planteis apareciam sem Overall algum e nenhuma pontuação (normalmente numa equipa criada normalmente o Overall é de 51 para o ataque, meio campo e defesa) e os jogadores eram inexistentes. Assim eu vi que essas seleções não tinham ID na lista ou sequer algum jogador com essa nacionalidade dentro do jogo. Tive de apagar todas as seleções e agora terei de criar cada uma como se fosse uma equipa normal. Infelizmente ela não terá nenhum tipo de comentário mas pelo menos haverá um plantel.

Quero aqui colocar uma nota em relação a estas novas seleções, uma vez que a DB do jogo apenas deixa que existam u total de 48 na aba de seleções, acima disso, o jogo fecha também. Ou seja, se eu desejar por exemplo treinar a seleção do Congo, terei de retirar manualmente uma seleção dessa aba no Creation Master.

SDJ: Já agora, e se poderes desvendar, existem algumas surpresa que ainda vais adicionar ao REVPATCH?

Jorge: Nunca ouviram dizer que o segredo é a alma do negócio? Mas fiquem descansados, este patch será algo que como disse o produtor Gilliard Lopes do FIFA num podcast, “fará explodir cabeças”. Agora Shhhhhhh! Hehe.

SDJ: Qual tem sido o feedback ao trabalho do REVPATCH?

Jorge: Tenho tido um feedback muito positivo, mais positivo do que alguma vez imaginei. Tal como disse tenho pessoas ligadas ao PES que quiseram trabalhar neste projeto comigo por acharem que o REVPATCH tem pernas para andar. Tem sido algo tão positivo que até já fui mencionado e falado num grande site como o vosso ou como o GOAL que penso que muitos fãs de desporto conhecem. No entanto eu estou triste com uma coisa e eu sei que é difícil, mas não custava nada dar um incentivo. Estou obviamente a falar da própria EA Sports que até tem representantes cá em Portugal, ou até mesmo a conta oficial brasileira que poderia passar o feedback da criação deste patch para os produtores. Além da Liga Portugal que podia aproveitar este patch para promover a sua liga com imagens ou até vídeos. Acho que as pessoas ainda têm um bocado da mente fechada para este tipo de coisas. Mas o que me tem dito é que não devo desistir pois o que tem visto do patch é algo que faz as pessoas querer jogá-lo, e só isso já me deixa contente. Talvez um dia, possa mostrar este patch e este projeto para essas “altas instâncias”. Deve sempre manter-se o sonho vivo e a esperança acesa. E eu, eu acredito no meu trabalho.

SDJ: Pelas redes sociais, tens mostrado algum do trabalho que tens feito, desde equipamentos, competições, e tens também “tagado” algumas equipas e competições, tiveste resposta de algum clube ou competição sobre o teu trabalho? Algum episódio engraçado que nos possas contar?

Jorge: Lá está, como eu disse na pergunta anterior, eu bem tento “tagar” a Liga Portugal, ou até a própria EA SPORTS mas por enquanto nenhum resultado vindo de lá. Mas já tive pelo menos três clubes que inclusive um deles até me pediu se dava permissão para colocar imagens do patch quando fossem anunciar o 11 da equipa. Estou a falar do Lusitânia de Lourosa que por meio do facebook veio falar comigo, mas que infelizmente ate hoje nada vi desse pedido. Outra equipa que no twitter até retweetou as imagens que coloquei do seu kit foi o Oliveira do Hospital e puseram algo como “Lindo!” no tweet deles. Além desses dois clubes tive o Ramaldense Esports que aceitou facilitar-me a imagem do seu equipamento para colocar no REVPATCH e mais recentemente uma equipa também, o ADC Frazão que me seguiu e curtiu os meus tweets.

SDJ: Para todos te ficarmos a conhecer um bocadinho melhor, imagino que é preciso ter muito gosto tanto por futebol como por edição gráfica para fazer um projecto como este. Toda esta parte do futebol e da edição gráfica fazes apenas por hobbie? Ou é algo que fazes a nível profissional?

Jorge: Atualmente é um hobbie. Mas tenho como finalidade tornar-me profissional de alguma maneira neste campo. Alias, um grande sonho que tenho é poder trabalhar na/para a EA Sports no FIFA.

SDJ: Se existirem pessoas interessadas em ajudar no projecto, que ferramentas precisam dominar para vos ajudar?

Jorge: Principalmente precisam de saber trabalhar com a ferramenta de edição do Creation Master. Uma pessoa que saiba trabalhar bem com esta ferramenta (que tem alguns segredos que muitos ainda não entenderam pois não olham para a ferramenta na sua totalidade) conseguirá dar um contributo a este patch ou a criar o seu próprio patch de maneira muito rigorosa. MAS só isso não basta, e existe outro ponto fulcral para a realização de um projeto como este que eu não posso desvendar, pois seria como dar o ouro ao bandido, e essa parte só eu sei trabalhar com isso.

NOTA: Daí a que se eu lançar por exemplo este Patch e mais tarde alguém o “roubar” ou retirar coisas dele para proveito próprio, essa parte será aquela que fará com que eu possa dizer: “Isso aí é meu. Fui eu que fiz.”

SDJ: Podes-nos explicar a razão de utilizarem o FIFA 14? Não tens receio que o trabalho não seja devidamente reconhecido por ser um jogo com alguns anos?

Jorge: Esta é a parte mais fácil de responder, e talvez na minha opinião a mais triste. Simplesmente eu utilizo o FIFA 14 porque o meu PC já tem alguns aninhos e eu quando comecei a fazer este Patch, o FIFA14  ainda estava recente, mas quando veio o FIFA15 e eu tentei jogá-lo, o meu PC já não rodava o jogo. Então eu fiquei sempre no 14 e desenvolvi o projeto a partir daí. Por outro lado não é assim tão mau pensar que seja o FIFA14, pois ainda hoje, em pleno 2021 se joga e se fazem patches com o Pro Evolution Soccer 6 no PC e não dizem que está fora de moda. Exemplo disso é o lançamento quase semanal do “Bomba Patch”. Por isso acho que não é assim tão fora de de moda, além de que o FIFA14 foi um dos FIFA´s mais jogados e conceituados até aos dias de hoje.

SDJ: Para quem só agora está a conhecer o REVPATCH, quando será possível ter acesso ao trabalho feito até ao momento, e o que é necessário fazer para colocar o REVPATCH no FIFA 14?

Jorge: Eu estou a tentar lançar uma versão jogável de teste o mais rapidamente possível. Mas tenho de ver se tudo está em ordem, se não há erros que façam o jogo crashar, escolher o que vou colocar para testarem e principalmente certificar-me de que não há perigo de me roubarem o projeto, pois nos dias de hoje rouba-se vídeos até de youtubers. Para responder à segunda parte da pergunta sobre o que é necessário posso dizer que é preciso terem:

FIFA 14 ORIGINAL CLEAN (Sem nenhum patch ou mod instalado)

Programa CREATION MASTER 15

Uma PEN USB ou um Disco externo (Com bastante espaço livre pois são bastantes GB)

SDJ: Por último e já que o FIFA 22 está ai a chegar, e já se conhece vários modos de jogo, e implementações, o que achas que a EA tem falhado em colocar no jogo, aqui no Salão de Jogos estamos sempre à espera de um modo carreira online em que possamos jogar com amigos, e tu o que gostavas de ver implementado? Mais formas de poder editar in-game por exemplo?

Jorge: Acho que deveriam apostar claramente em conteúdo para Portugal. Aos anos que os fãs portugueses pedem uma 2ª Liga, mais estádios e mais faces reais, como acontece na Premier League, e, mesmo com os Game Changers como é o caso do Daizer cá em Portugal, eles não ligam aos pedidos. Acho que a implementação de algo parecido aos Option Files do Pro Evolution seria algo fulcral nos dias que correm, pois não temos por exemplo maneira de inserir estádios como podíamos até ao FIFA16 com esta ferramenta do Creation Master. Não que o jogo fique impraticável mas estarmos a jogar com o FC Porto no Estádio de Las Artes e saber que aquilo é o estádio do Mundial 2002 Saitama é algo que a mim me deixa bastante frustrado, não tem nada haver com o estádio do Dragão…

SDJ: Mais uma vez muito obrigado por todos os esclarecimentos, boa sorte e desejo de muito sucesso neste enorme projecto e cheio de potencial. 

Jorge: Obrigado eu por esta oportunidade de poder falar com vocês e mostrar a paixão e gosto que tenho por este mundo da edição. Desejo as maiores felicidades para este vosso site e para a vossa vida pessoal. E claro, que a nossa parceria se estenda por muitos e longos anos. Sem vocês, nada disto seria possível.