Por águas desconhecidas… Mas com maré baixa…
O mundo da pirataria, é sempre digno de grandes aventuras, e este RPG poderia ser mais uma Ode a esse mundo, mas acaba por em parte morrer na praia. Em termos de jogabilidade o jogo é bastante capaz, temos apenas de escolher as nossas armas, e partir a aventura. Explorando diversas ilhas, o sistema de combate é eficaz sendo possível alterar entre dois tipos de arma, normalmente uma de “melee”, espada, e uma de alcance, uma pistola de duelo.
Em termos de áudio o “voice acting” é decente, e infelizmente vai contra a fraca prestação de algumas animações. Ao longo do jogo poderemos encontrar ou comprar novas armas, no caso de compra este RPG larga as tradicionais lojas e opta por uma abordagem através de NPCs, a quem podemos comprar armas ou aprender novos golpes. Outra das diferenças neste jogo passa pelo sistema de experiência, em vez de irmos subindo de nível, vamos ganhando pontos de glória, e assim usá-los para melhorar o nosso ataque ou defesa.
A história acaba por ser um bocado previsível, tornando a aventura um pouco entediante. Num jogo de piratas poderia ter sido dado mais um pouco de ênfase à aventura marinha, e não apenas duas ou três sequências de combate e luta. Não tendo dado tanto ênfase a vida marítima, a equipa deu atenção às ilhas que podemos explorar, e onde podemos encontrar várias espécies de animais selvagens como crocodilos ou gorilas, e outras mais pacatas como patos ou pequenos macacos, e aqui encontramos as jóias deste jogo, pois houve algum cuidado com estes pequenos componentes para que sintamos que estamos mesmo a explorar uma floresta por exemplo.
Risen 3 Titan Lords é um jogo que contem algumas zonas interessantes que poderão ser dignas de dar mais uma oportunidade ao jogo, mas também algumas áreas que serão frustrantes até ao mais paciente dos jogadores.