Desde a época 2022/2023 no Aston Villa, o treinador espanhol tem feito um trabalho excelente no histórico de Londres, especialmente na época passada, onde qualificou o clube para a Liga dos Campeões. Esta temporada começou de forma promissora, com o Aston Villa a colocar-se nos primeiros lugares, mas a sobrecarga de jogos e a natural exigência da Premier League trouxe alguma inconsistência a nível interno, fazendo com que descessem alguns lugares na tabela. Ainda assim, estão claramente na luta pelos lugares europeus, e na Champions League qualificaram-se de forma directa para os oitavos de final, com uma óptima campanha até ao momento.
Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do △ na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Formação: 4-4-2 Contenção
Estilo de Construção: Contra-Ataque
Abordagem Defensiva: Equilibrado
Código: S8rGAdnacwy
Martínez – Guarda-Redes Líbero (Equilibrado)
Digne – Ala (Equilibrado)
Mings – Defesa (Defesa)
Konsa – Defesa (Defesa)
Cash – Ala (Equilibrado)
Ramsey – Avançado Interior (Equilibrado)
Tielemans – Pivô Recuado (Construção)
Onana – Contenção (Defesa)
Bailey – Avançado Interior (Ataque)
Watkins –Ponta de Lança (Ataque)
Rogers – Falso 9 (Construção)
Com Bola
Unai Emery é um treinador que vai um pouco contra a corrente do treinador espanhol, e que dá muito mais atenção à componente estratégica, do que ao próprio modelo de jogo. É por isso mesmo que as suas equipas são fortíssimas em fases a eliminar e conseguem por vezes bons resultados contra adversários mais fortes. Tem sido fiel ao seu 4-4-2, que pode parecer rígido no papel, mas é bastante versátil na prática devido às suas dinâmicas. É, por isso, uma forma de jogar que se adapta muito bem às circunstâncias, seja para acelerar o ritmo em rápidos contra-ataques, ou para meter gelo no jogo quando o ritmo não lhe é favorável.
Sem Bola
A intensidade defensiva uma das grandes virtudes do Aston Villa, e um dos traços das equipas de Unai Emery. São muito disciplinados nesse aspecto, fazendo, por vezes, lembrar o que podemos ver no Atlético de Madrid de Simeone. São sempre um adversário chato de defrontar, porque não são nada fáceis de desmontar, não importa quem tenham pela frente. São fortíssimos tanto em transição defensiva como em organização defensiva, o que muitas vezes obriga o adversário a desesperar e a desequilibrar-se quando tenta sobrecarregar, dando assim abertura para possíveis contra-ataques.
Notas:
– Transição ofensiva de qualidade
– Fortes defensivamente
– Combinações simples
O Aston Villa cresceu imenso com Unai Emery, e é hoje uma das equipas mais bem orientadas na Premier League. É previsível que acabe num lugar europeu, e mesmo na Liga dos Campeões é uma equipa a ter em conta, conhecendo a forma como o treinador espanhol prepara as suas equipas para estes jogos.