Xabi Alonso decidiu permanecer pelo menos este ano no Bayer Leverkusen e dar continuidade ao trabalho incrível e histórico que desempenhou na temporada 2023/2024. É um exemplo da enorme ambição que o treinador espanhol tem, porque além de sentir que consegue fazer melhor do que na época anterior, quer ainda deixar a sua marca para sempre no clube que apostou nele na sua primeira experiência como treinador. E embora o início desta temporada não tenha sido tão arrebatador como no ano passado, continuamos a ter um Leverkusen muito forte, tanto na Bundesliga, como na Liga dos Campeões.
Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do △ na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Formação: 3-4-3 Em Linha
Estilo de Construção: Passe Curto
Abordagem Defensiva: Alta
Código: Zdy5wdujkpN
Hradecky – Guarda-Redes (Equilibrado)
Hincapié – Defesa Com Bola (Defesa)
Tah – Defesa (Defesa)
Tapsoba – Defesa Com Bola (Defesa)
Grimaldo – Extremo (Equilibrado)
Xhaka – Pivô Recuado (Defesa)
Andrich – Contenção (Defesa)
Frimpong – Médio Ala (Equilibrado)
Wirtz – Avançado Interior (Liberdade de Movimentos)
Boniface – Ponta de Lança (Ataque)
Terrier – Avançado Interior (Ataque)
Com Bola
É um dos sistemas com três defesas com maior qualidade do futebol europeu. Uma equipa bastante ofensiva, que sabe controlar o jogo como poucas, e sabe sempre o que fazer com bola. É bastante dinâmico, dado que os seus jogadores mais criativos têm liberdade para deixar as posições e criar o espaço necessário para que possam progredir colectivamente em campo. Por esse motivo, é difícil para o adversário prever o plano do Leverkusen para chegar à baliza, já que as constantes movimentações dos jogadores muitas vezes batem as marcações.
Sem Bola
É igualmente uma equipa bastante sólida quando tem de defender e adapta-se muito bem às situações. Tanto consegue pressionar alto, como reorganizar as suas linhas e recuar se essa pressão for batida. Os grandes treinadores que passaram pela carreira de Xabi Alonso enquanto jogador ajudaram-no a também entender o jogo dessa forma, e isso vê-se na forma competente como os seus atletas reagem em campo sem bola. E o mais interessante, é que mesmo quando tem de defender, o Leverkusen tem sempre como objectivo atacar o adversário.
Notas:
– Um modelo muito dinâmico
– Sobrecarrega facilmente os flancos
– Competente no plano defensivo
Apesar de ser difícil renovar o título alemão, visto que temos um Bayern Munich mais forte esta época, a luta deverá ser até ao final. Mantiveram todos os seus principais jogadores, e o trabalho do seu treinador está ainda mais consolidado. Será igualmente curioso ver até onde poderá chegar o Leverkusen na Champions League.