Chegou em 2023/2024 vindo do Rayo Vallecano, e esta tem sido a temporada de consolidação da Andoni Iraola ao comando do Bornemouth. Tem sido um trabalho fantástico do treinador basco, ocupando neste momento o 7º lugar da Premier League, e com excelentes hipóteses de conseguir a qualificação para uma prova europeia. Tem sido um dos clubes que mais pontos tirou aos principais candidatos, jogando sempre olhos-nos-olhos contra equipas com orçamentos muito superiores.
Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do △ na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Formação: 4-4-2 Em Linha
Estilo de Construção: Contra-Ataque
Abordagem Defensiva: Alta
Código: T4sHtXnbdh3
Kepa – Guarda-Redes (Equilibrado)
Kerkez – Ala (Equilibrado)
Zabarnyi – Defesa (Defesa)
Huijsen – Defesa (Defesa)
Cook – Ala (Equilibrado)
Tavernier – Extremo (Ataque)
Adams – Área a Área (Equilibrado)
Christie – Área a Área (Equilibrado)
Semenyo – Extremo (Ataque)
Evanilson –Ponta de Lança (Ataque)
Kluivert – Falso 9 (Construção)
Com Bola
Apesar de ser da escola espanhola, Iraola soube compreender o futebol inglês na perfeição. É por isso que, com bola, a sua abordagem é o completo oposto do que vemos nos seus conterrâneos. O Bornemouth é uma equipa que impõe sempre um ritmo altamente intenso nos jogos, usando e abusando da verticalidade para chegar rápido à baliza adversária. A esmagadora maioria dos golos foi marcada dessa forma, com a dupla de avançados composta por Justin Kluivert e o Evanilson (actualmente lesionado) a terem um papel preponderante nesse momento do jogo, especialmente na capacidade para ler o espaço a explorar.
Sem Bola
Na verdade, o modelo de jogo de Iraola é o perfeito exemplo de que os momentos com e sem bola não podem ser dissociados. O Bornemouth defende da maneira que quer depois atacar; e a primeira provoca a outra. A agressividade louca que é colocada pelos seus jogadores, em particular quando pressionam alto, obriga muitas vezes ao erro dos adversários, que depois é aproveitado em contra-ataques ou segundas-bolas. É um estilo que faz lembrar o Liverpool de Klopp, ainda que com um sistema diferente.
Notas:
– Pressão alta de qualidade
– Intenso e vertical
– Forte a atacar pelas alas
Tem sido uma das sensações da Premier League desta época, onde se destacam vitórias contra Newcastle (fora), Manchester United (fora), Tottenham (casa), Arsenal (casa) e Manchester City (casa). É um registo impressionante, e um dos treinadores que a continuar assim, rapidamente dará o salto para outros voos.