É muitas vezes esquecido, mas Antonio Conte é um dos melhores treinadores da atualidade. Um treinador que pegou num 3-4-3 que estava em completo desuso e mostrou que, não só era possível ganhar com este sistema, como mostrou todas as suas vantagens, tornando-o uma tendência. É um técnico que tem sucesso por todas as equipas por onde passa, e que está a consegui-lo de novo, no Napoli, tendo sido a aposta para esta época.
Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do △ na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Formação: 4-3-3 Contenção
Estilo de Construção: Passe Curto
Abordagem Defensiva: Equilibrado
Código: %cmesXfWpc?
Meret – Guarda-Redes (Equilibrado)
Spinazzola – Ala (Equilibrado)
Buongiorno – Defesa Com Bola (Defesa)
Rrahmani – Defesa Com Bola (Defesa)
Di Lorenzo – Ala (Equilibrado)
McTominay – Distribuidor (Ataque)
Lobotka – Central (Defesa)
Zambo Anguissa – Pivô Recuado (Defesa)
Kvaratskhelia – Avançado Interior (Liberdade de Movimentos)
Lukaku – Avançado de Referência (Equilibrado)
Politano – Avançado Interior (Liberdade de Movimentos)
Com Bola
Curiosamente, – e também uma prova de como Conte se consegue adaptar às circunstâncias – o Napoli não tem jogado no sistema que tanto sucesso tem trazido ao treinador italiano. Tem explorado um 4-3-3, com muita mobilidade e dinâmicas bastante interessantes, e que sabe estar equilibrado em todos os momentos do jogo. Ainda assim, continua com uma construção a três, com Lobokta a recuar para se colocar entre os centrais. Têm um corredor central muitíssimo forte, que tem o objectivo de atrair numa primeira fase, para depois aproveitar algumas fugas de jogadores pelos flancos. Tem funcionado bem, e exemplo disso é a liderança na Serie A.
Sem Bola
Sem bola, o Napoli não tem quaisquer problemas em recuar para trás da linha da bola quando assim é necessário. Sentem-se confortáveis a defender em bloco médio, sendo bastante compactos e dando pouco espaço na zona interior. Não se desequilibram facilmente, e estão sempre preparados para quando se dá o momento de recuperação da bola aproveitarem as principais referências de saída, como Lukaku e Kvaratskhelia. A segurança defensiva sempre foi uma das prioridades de Conte, e mesmo com um sistema alternativo não é diferente.
Notas:
– Muito objectivo
– Corredor central forte
– Seguro defensivamente
A época é longa, e o Inter e a Juventus continuam a ser os favoritos a ganhar o scudetto. No entanto, o Napoli será um osso duro de roer, até porque Antonio Conte já tem experiência nestes cenários. É mais um excelente trabalho do treinador italiano, e mais uma grande época de um clube que nos últimos anos se conseguiu intrometer na luta pelo título.