Não foi fácil, mas Rui Borges conseguiu conduzir o Sporting ao bicampeonato e à dobradinha. E algo que foi considerado determinante para que tivesse sucesso na equipa leonina foi a decisão de recuar na tentativa de implementar o seu sistema preferido, e apostar nas ideias do seu antecessor. Nesta pré-época já deu para perceber que o treinador do Sporting, agora com mais tempo, vai finalmente apostar no sistema com o qual se sente mais confortável, e será curioso ver como os jogadores irão absorver as ideias na próxima época.
Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do △ na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Formação: 4-4-2 Em Linha
Estilo de Construção: Equilibrado
Abordagem Defensiva: Equilibrado
Código: b4&NNiwj$Zr
Silva – Guarda-Redes (Defesa)
Araújo – Ala (Equilibrado)
Inácio – Defesa (Defesa)
Diomande – Defesa (Defesa)
Fresneda – Ala (Equilibrado)
Gonçalves – Avançado Interior (Ataque)
Morita – Pivô Recuado (Construção)
Hjulmand – Pivô Recuado (Defesa)
Catamo – Extremo (Ataque)
Suárez – Ponta de Lança Fixo (Ataque)
Trincão – Falso 9 (Construção)
Com Bola
Além do novo sistema, a grande mudança é, sem sombra de dúvida, o pós-Gyokeres. Foi um jogador que impactou como poucos o Sporting e o futebol nacional, e terão de ser encontradas outras soluções para que a equipa saiba superar dificuldades. Terá obrigatoriamente de ser um Sporting mais colectivo, e a verdade é que não faltam jogadores de qualidade no plantel. E embora ainda estejam a chegar jogadores para as laterais, é para já um 4-4-2/4-2-3-1, cujo trio formado por Pedro Gonçalves, Trincão e o avançado escolhido será central nas ideias do treinador. É um Sporting que ainda gosta de atrair na construção e esticar na frente, mas que agora o terá de fazer mais vezes nas costas dos médios adversários.
Sem Bola
Defensivamente continuam a formar um bloco médio, mas recorrendo mais vezes a uma linha de 4 defesas. Nota-se que ainda estão a crescer nesse aspecto, e têm de melhorar especialmente em transição defensiva. Por outro lado, sentem-se bastante confortáveis no momento de organização defensiva. Isto significa que serão sempre uma equipa difícil de superar quando se encontrar em vantagem, uma vez que depois estarão à vontade para contra-atacar com mais espaço para explorar.
Notas:
– Bons desequilibradores
– Verticalidade
– Organização defensiva sólida
Por ser o actual campeão, o Sporting parte como favorito para a conquista do campeonato, e começa logo com uma vitória sobre o Casa Pia. Ainda assim, a distância de favoritismo é menor para Porto e Benfica em relação ao ano passado. Rui Borges sente que tem de provar que o título de 2024/2025 não foi por acaso, e esta é, para ele, a temporada do tira-teimas.