O Porto decidiu iniciar a época 2025/2026 com novo treinador, e escolheu um treinador italiano bastante promissor, que é bem conhecido pela qualidade do futebol que as suas equipas jogam. Com pouco tempo de trabalho já pudemos ver os efeitos, mas especialmente no jogo de apresentação, contra o Atlético Madrid, onde fez uma excelente exibição, e deixando, certamente, os adeptos portistas com água na boca.
Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do △ na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Formação: 4-3-3 Contenção
Estilo de Construção: Passe Curto
Abordagem Defensiva: Alta
Código: Nc$P&RhYXuB
Diogo Costa – Guarda-Redes Líbero (Equilibrado)
Fernandes – Lateral Invertido (Equilibrado)
Bednarek – Defesa (Defesa)
Pérez – Defesa (Defesa)
Alberto Costa – Lateral Invertido (Equilibrado)
Veiga – Área a área (Equilibrado)
Varela – Contenção (Defesa)
Froholdt – Área a Área (Equilibrado)
Sainz – Extremo (Ataque)
Samu – Ponta de Lança Fixo (Ataque)
Pepê – Extremo (Ataque)
Com Bola
As ideias de Farioli já são bastante claras naquilo que pretende da equipa, e o Porto prepara-se para ter o melhor ataque posicional da Liga Portuguesa. Joga num 4-3-3 bastante vincado, mas onde os laterais derivam para o meio, para dar superioridade no corredor central na primeira fase de construção. A largura é dada pelos extremos, que ficam bem encostados às alas, obrigando o adversário a ter de esticar a sua linha defensiva de maneira a tentar controla o espaço. Por dentro, os criadores, Gabri Veiga e Froholdt, que fazem um meio-campo muito completo, juntamente com Alan Varela.
Sem Bola
A intensidade não é só ofensiva, e também sem bola se pode observar qualidade. Seja a pressionar alto, transição defensiva, ou mesmo organização defensiva, já se nota qualidade do trabalho, e o Porto parece saber sempre o que fazer em todos os momentos. O bloco é organizado, e não dá muito tempo e espaço para o adversário pensar, especialmente dentro das suas linhas. E sim, Froholdt é a grande contratação do Porto, e terá um impacto tremendo na Liga Portuguesa.
Notas:
– Intensos com bola e sem bola
– Ataque posicional com qualidade
– Forte nos três corredores
Os jogadores parecem estar a absorver e a acreditar nas ideias do treinador, Farioli aparenta estar contente com aquilo que está a ver. A época é longa e muito pode acontecer, mas para já, o contraste para a temporada anterior está à vista.






