O Santa Clara está a fazer uma época absolutamente fantástica, ocupando actualmente o quinto lugar, e embora já esteja longe da zona de acesso às competições europeias, não deixa de ser uma temporada de sonho para o clube açoreano. O seu grande objectivo – a manutenção – foi mais do que atingido, e agora é desfrutar do que resta da época. O próximo adversário é o Sporting, a quem ganhou na primeira volta em Alvalade, portanto, é um jogo que se prevê muito interessante e que vai ter sempre um certo cenário de desforra.
Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do △ na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Formação: 5-2-3
Estilo de Construção: Contra-Ataque
Abordagem Defensiva: Profunda
Código: #wh2edg%SGk
Batista – Guarda-Redes (Defesa)
Pereira – Ala (Equilibrado)
Matheus Nunes – Defesa (Defesa)
Rocha – Defesa (Defesa)
Venâncio – Defesa (Defesa)
Calila – Ala (Equilibrado)
Firmino – Contenção (Defesa)
Ferreira – Contenção (Defesa)
Silva – Avançado Interior (Ataque)
Lopes – Falso 9 (Construção)
Ricardinho – Avançado Interior (Ataque)
Com Bola
Partindo de um sistema de três centrais, o Santa Clara é uma equipa que não se preocupa muito em ter a bola muito tempo em seu poder. É muito objectiva e vertical, e se tiver espaço é capaz de chegar à baliza adversária em dois ou três passes. Tem jogadores na frente que são muito fortes na profundidade, cuja velocidade é sempre uma preocupação para qualquer defesa. Nesse sentido, são fortes em transição ofensiva, e especialmente perigosos em campo aberto.
Sem Bola
É no aspecto defensivo que reside a grande valia do Santa Clara. Não é por acaso que é a quinta-defesa menos batida do campeonato (apenas atrás de Sporting, Benfica, Porto e Braga), sendo extremamente difícil criar oportunidades de golo aos açoreanos. A linha de cinco defesas em organização defensiva é muitíssimo bem coordenada, não só na marcação às referências como no controlo da profundidade, e sentem-se bastante confortáveis a defender em bloco baixo. Por esse motivo, é raro o adversário encontrar espaço nas costas, o que leva a que fique, por vezes, muito tempo sem bola, mas sempre atento à possibilidade de um contra-ataque.
Notas:
– Defensivamente fortíssimos
– Boa organização defensiva
– Contra-ataque perigoso
Teremos, certamente, um bom teste no jogo com o Sporting (para ambas as partes), e acima de tudo um grande jogo. É um grande trabalho de Vasco Matos, e uma das melhores equipas da época 2024/2025.