A Áustria é um país que tem vindo a crescer no futebol europeu, não só ao nível de jogadores, mas também em relação às suas equipas. É também um campeonato que costuma revelar propostas interessantes em termos de modelos de jogo, e o Sturm Graz é mais um desses casos. Depois de ter interrompido na época passada um domínio de dez anos do Red Bull Salzburg, conquistou agora o bicampeonato em 2024/2025, numa temporada em que, apesar de ter acabado com os mesmos pontos do Austria Vienna, foi claramente a melhor equipa.
Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do △ na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Formação: 4-1-2-1-2
Estilo de Construção: Equilibrado
Abordagem Defensiva: Equilibrado
Código: %&mztWiWYMe
Scherpen – Guarda-Redes (Defesa)
Karic – Ala (Equilibrado)
Lavalée – Defesa (Defesa)
Wuthrich – Defesa (Defesa)
Johnston – Ala (Equilibrado)
Gorenc Stankovic – Contenção (Defesa)
Chukwuani – Pivô Recuado (Defesa)
Horvat – Área a Área (Equilibrado)
Kiteishvili – Distribuidor (Liberdade de Movimentos)
Boving – Ponta de Lança (Apoio)
Grgic – Ponta de Lança (Ataque)
Com Bola
Jürgen Säumel é o treinador do clube austríaco, e tem ideias muito peculiares naquilo que pretende para a sua equipa. Este Sturm Graz é muito interessante na sua forma de jogar, uma vez que parece ter vários estilos durante a mesma partida. Tanto joga curto de maneira a atrair o adversário na pressão, como se entrega sem problemas à vertigem, sendo difícil de prever naquilo que vai trazer ao jogo. Joga num híbrido entre o 4-1-2-1-2 e o 4-3-1-2, num corredor central bastante preenchido que tem a capacidade de deixar as alas quase sempre abertas. Por esse motivo, tem facilidade em criar oportunidades, visto saber atrair o adversário para as zonas que mais lhes são convenientes.
Sem Bola
Com o corredor central com tantos jogadores, são uma equipa que reage muito bem em transição defensiva, empurrando o adversário para as laterais, e controlando-o assim. É eficaz – até porque os losangos nunca são fáceis de trabalhar – e o Sturm Graz sente-se muito confortável a defender assim. A agressividade que colocam em campo ajuda também no momento de organização defensiva, onde não oferecem normalmente espaço entre linhas. São competentes, e tendo em conta que a Bundesliga austríaca é uma competição com tantos golos, é sinal de competência do seu treinador.
Notas:
– Losango bem trabalhado
– Fácil de atrair e soltar nos corredores
– Organizados
Ainda não saiu ninguém importante, e a continuar assim partem como favoritos para a época 2025/2026. É uma equipa muito bem dirigida, e veremos como se irá portar pela segunda vez consecutiva na Champions League.