Não foram fáceis os tempos pós-Rui Borges. Daniel Sousa foi o sucessor, mas foi misteriosamente despedido pouco depois. Porém, a escolha de Luís Freire parece ter sido muito acertada, trazendo novamente estabilidade ao clube vimaranense. É um dos bons treinadores da Liga Portuguesa, e tem agora a melhor oportunidade da sua carreira até ao momento. Está a disputar com o Santa Clara o quinto lugar, e deverá ser uma luta cerrada até ao final. Está neste momento numa das suas melhores fases em termos de resultados, e o próximo adversário é o Benfica.
Para quem não souber, as táticas podem ser criadas em Personalizar/Convocatórias/Nova Convocatória. E é importante não esquecer que, depois de salvar as alterações, é necessário tornar a tática como favorita (botão do △ na PlayStation 4 e PlayStation 5 e no botão Y na Xbox One e Xbox Series). Têm de ser utilizados os plantéis offline para que a tática apareça como pré-definida.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Formação: 4-2-3-1 Fechado
Estilo de Construção: Equilibrado
Abordagem Defensiva: Equilibrado
Código: 3DP1VAc@B1H
Varela – Guarda-Redes (Defesa)
Maga – Ala (Equilibrado)
Villanueva – Defesa (Defesa)
Borevković – Defesa (Defesa)
Hevertton – Ala (Equilibrado)
Silva – Pivô Recuado (Construção)
Handel – Pivô Recuado (Defesa)
Santos – Distribuidor (Construção)
Mendes – Distribuidor (Liberdade de Movimentos)
Arcanjo – Mezzala (Equilibrado)
Oliveira – Avançado de Referência (Ataque)
Com Bola
Luis Freire decidiu manter alguns dos princípios de jogo da equipa, a começar pelos quatro defesas, ao contrário do sistema de três centrais que usava no Rio Ave. Demonstra que sabe adaptar-se ao contexto, e quem ganhou com isso foi o Vitória, que continua assim a praticar um bom futebol. É uma equipa com bastante criatividade graças a jogadores como Handel, Tiago Silva, Nuno Santos e João Mendes, que são exímios a encontrar o espaço vazio. Por esse motivo, têm bastante qualidade com bola, e a par do Braga, a única que se aproxima dos grandes nesse aspecto.
Sem Bola
Sem bola são o que podemos esperar de uma equipa do Vitória, especialmente quando joga no seu terreno. Extremamente lutadores, e nunca dão uma bola como perdida, obrigando o adversário a entregar-se se quiser tirar algo do jogo. São muito fortes nos duelos, e muito coordenados quando se encontram em organização defensiva, juntando duas linhas de quatro e tornando o espaço entre linhas muito reduzido e difícil de penetrar. Não é por acaso que Luis Freire não perde um jogo em casa desde 2023, já que as suas equipas costumam ser bastante competentes nesse particular.
Notas:
– Jogadores com criatividade
– Boa qualidade individual
– Colectivamente fortes
O Vitória continua o seu processo de recuperação e crescimento, e treinadores como Luis Freire são o passo certo nesse sentido. Espera-se um grande jogo frente ao Benfica, entre duas equipas fortes que tudo vão fazer para ganhar o jogo.