O actual terceiro lugar no campeonato e a disputa pela entrada directa na Liga dos Campeões não é um mero acaso, já que este Braga de Carlos Carvalhal é, provavelmente, a equipa com o futebol mais atractivo da Liga portuguesa.

Com um apaixonante Braga – Benfica marcado para este fim-de-semana, não podíamos deixar passar a oportunidade de replicar no eFootball PES 2021 Season Update, a tática que o treinador bracarense usará no próximo domingo. Já o havíamos feito no FIFA 21, e é agora altura de fazer o mesmo no seu principal concorrente.

É um sistema bastante dinâmico e versátil que proporciona momentos de um excelente futebol. Partindo do 343 em organização ofensiva, tem várias variantes, dado que alguns jogadores fazem mais do que uma posição e vão ocupando diferentes zonas conforme a zona da bola. Em organização defensiva transforma-se num sólido 523.

No eFootball PES 2021 Season Update iremos fazer a representação do técnico do Braga na forma de uma Formação Tática Fluída, ou seja, teremos um sistema em organização ofensiva e outro em organização defensiva. Assim, dentro do Plano de Jogo, na opção Táticas Predefinidas, seleccionar “Sim” em Formação Tática Fluída; depois, para alternar entre Quando tem a bola e Quando não tem a bola, usar o analógico direito.

 Quando tem a bola:

Quando não tem a bola:

 

Táticas Predefinidas/Instruções Ofensivas:

Estilo de Ataque (Dominar a posse de bola)

Construção de jogo (Passe Curto)

Área de Ataque (Toda a largura)

Posicionamento (Manter Formação)

Alcance do apoio (5/10)

 

Táticas Predefinidas/Instruções Defensivas:

Estilo de Defesa (Pressão Avançada)

Zona de Contenção (Centro)

Pressão (Conservadora)

Linha Defensiva (7/10)

Densidade (6/10)

 

Táticas Predefinidas/Instruções Avançadas:

Ataque 1 (Esperar Cruzamento)

Ataque 2 (Falsos Laterais)

Defesa 1 (Ala Defensivo)

Defesa 2 (Desl)

Borja foi o grande reforço de inverno, oferecendo uma interessante alternativa tática ao 343. O colombiano joga como terceiro central, mas também se junta é linha funcionando como lateral esquerdo quando é necessário; os outros dois centrais são Raul, numa posição mais central, e Tormena na direita; Esgaio é o médio direito que tem um papel importante ao oferecer largura, como a apoiar a primeira fase de construção; Musrati é um dos melhores médios defensivos a jogar em Portugal, mas não se coíbe de acompanhar o ataque quando assim se justifica, no entanto, é Fransérgio que tem uma maior chegada à área; Galeno é um extremo esquerdo, e um problema para as defesas adversárias, especialmente devido à forma de jogar da equipa, que lhe dá espaço para situações de 1v1; Ricardo Horta é o segundo avançado que acompanha na frente o talentoso Alan Ruiz, deixando o papel de organizador para Lucas Piazón que é muito agressivo no último terço.

Para quem gosta de um futebol aberto e ofensivo, certamente gostará deste 343, que reflecte exactamente aquilo que Carlos Carvalhal pensa sobre o futebol. Tem soluções para desorganizar o adversário de várias formas, seja em largura, em posse, ou em ataques à profundidade.

Vejam o vídeo completo e explicativo:

Mais sistemas táticos do eFootball PES 2021 Season Update:

O Sporting de Ruben Amorim

O Porto de Sérgio Conceição

O Benfica de Jorge Jesus

Artigo anteriorO novo trailer de Blind Fate: Edo no Yami
Próximo artigoOs primeiros detalhes do novo comando para a próxima geração de Realidade Virtual na PlayStation 5
Completamente obcecado por tudo o que tenha a ver com futebol, é daqueles indesejados que passa mais tempo a editar as tácticas do PES do que a jogar propriamente. Pensa que é artista, mas não conhece as cores primárias, e para piorar, é ligeiramente daltónico. Recusa-se a acreditar que o homem foi à Lua.