Arteta foi sem dúvida a principal mente por trás desta transformação do Arsenal. O clube cresceu imenso nos últimos anos, e a par do Liverpool são os únicos clubes que conseguem disputar a Premier League com o Manchester City.
O treinador espanhol parte para mais uma temporada, mantendo praticamente os mesmos jogadores que o fizeram sonhar em 2023/2024, e com a equipa cada vez mais identificada com as suas ideias. As dinâmicas do Arsenal são bastante difíceis de contrariar, e, num dia bom, é capaz de destruir qualquer defesa.
Raya – Guarda-Redes Líbero (Apoiar)
Zinchenko –Defesa Ala Invertido (Apoiar)
Gabriel – Defesa Central (Defender)
Saliba – Defesa Com Bola (Defender)
White – Ala (Apoiar)
Partey – Médio Recuperador de Bolas (Apoiar)
Rice – Médio Área-a-área (Apoiar)
Odegaard – Mezzala (Atacar)
Martineli – Extremo Invertido (Atacar)
Gabriel Jesus – Ponta-de-lança (Atacar)
Saka – Avançado Interior (Atacar)
Com Posse de Bola
Não é segredo de que é uma equipa que adora ter bola e fazer o adversário correr para a recuperar. Todavia, sabe entender os momentos em que tem espaço para acelerar, ou quando é mais benéfico pausar e jogar em ataque posicional. É verdadeiramente agressiva nas suas acções com bola, onde os seus habilidosos extremos têm uma participação fundamental. Dá gosto ver este Arsenal jogar.
Em Transição
É igualmente uma equipa muito intensa na reacção à perda da bola, sendo que Arteta sabe que é um aspecto essencial, não só para ter sucesso na Premier League, mas nos principais campeonatos e competições europeias. Nesse sentido, também está à espreita de poder recuperar a bola em zonas avançadas, de maneira a poder utilizar a velocidade dos jogadores da frente para contra-ataques mortíferos.
Sem Posse de Bola
Sentem-se mais confortáveis a defender em transição, mas como equipa completa que são, mostram-se também muitíssimo competentes no momento de organização defensiva. Uma linha defensiva subida e bem coordenada, que tira espaço precioso ao adversário para criar dentro do seu bloco compacto. É difícil penetrar nas linhas do Arsenal quando estão organizados, e sabem controlar o jogo em todas as fases.
Notas:
– Futebol rápido e dinâmico
– Boa capacidade para manter a posse da bola
– Defensivamente competente
Olhando para como o Arsenal andou afastado das grandes decisões durante tanto tempo, se alguém, há alguns anos, dissesse que iriam alcançar este grau de qualidade, poucos acreditariam. Mas aqui estão eles hoje, como uma das equipas mais entusiasmantes da Europa.