É neste momento o melhor equipa italiana, e prova disso foi o scudetto ganho na última temporada. Depois de um início complicado, Simone Inzaghi soube dar a volta à situação, e depois da presença na final da Liga dos Campeões em 2023, teve finalmente o reconhecimento merecido em Itália, conquistando o tão desejado título na época seguinte.

O Inter é hoje uma equipa muito bem trabalhada, moderna, mas com conceitos muito característicos dos melhores tempos do futebol italiano. É extremamente competente em todos os momentos do jogo, sendo difícil de contrariar por não ter pontos-fracos evidentes, mostrando uma capacidade incrível para se adaptar a qualquer situação.

 

 

Sommer – Guarda-Redes Líbero (Defender)

Publicidade - Continue a ler a seguir

Dimarco –Ala (Apoiar)

Bastoni –Central Descaído (Defender)

Acerbi – Defesa Com Bola (Defender)

Pavard – Central Descaído (Defender)

Dumfries – Ala (Apoiar)

Çalhanoglu – Construtor de Jogo Recuado (Apoiar)

Mkhitaryan– Mezzala (Apoiar)

Barella – Mezzala (Apoiar)

Lautaro Martínez – Ponta-de-Lança (Atacar)

Thuram – Ponta-de-Lança (Atacar)

 

Com Posse de Bola

O pragmatismo italiano encontra no modelo de Inzaghi a sua melhor expressão. Uma equipa que tanto joga em ataque rápido, como circula a bola à espera da oportunidade certa. Muitas vezes parecem adormecidos, mas em menos de nada criam uma oportunidade de golo e passam para a frente do marcador. A objectividade com bola é uma constante, e quase parecem estar à espera que ao adversário erre para poderem aproveitar.

 

Em Transição

São fortes na reacção à perda, mas apenas de maneira a pressionar para ganharem tempo enquanto se reorganizam mais atrás. Não é uma equipa desesperada para ganhar a bola no meio-campo ofensivo, e conhecem muito bem as suas zonas de pressão. Por esse motivo, é difícil encontrar um Inter surpreendido, visto correrem muitos poucos riscos defensivamente.

 

Sem Posse de Bola

Não se importam de recuar todos para trás da linha da bola, uma vez que a organização defensiva é um dos momentos em que são mais fortes. É um verdadeiro desafio desposicionar aquela linha de 5 defesas, sendo que cada jogador sabe exactamente o que fazer naquele momento. Ainda assim, tentam sempre manter o bloco o mais alto possível, de maneira a defenderem longe da sua baliza.

 

Notas:

– Organização defensiva de qualidade

– Ofensivamente versátil

– Contra-ataque perigoso

 

É o favorito a voltar a ganhar a Serie A italiana, e um dos candidatos à vitória na Liga dos Campeões. É uma das aquelas equipas talhadas para os grandes momentos e a isso se deve muito o modelo do seu treinador, preparado para qualquer circunstância que tiver pela frente.

Artigo anteriorAnálise: Into the Emberlands
Próximo artigoAnálise: TIEBREAK
Nuno Mendes
Completamente obcecado por tudo o que tenha a ver com futebol, é daqueles indesejados que passa mais tempo a editar as tácticas do PES do que a jogar propriamente. Pensa que é artista, mas não conhece as cores primárias, e para piorar, é ligeiramente daltónico. Recusa-se a acreditar que o homem foi à Lua.