Já é quase impossível imaginar o Atlético de Madrid sem Diego Simeone ao comando. O treinador argentino está na sua 15ª época ao serviço do clube madrileno, e novamente a fazer uma campanha muito competente, e bem posicionado para lutar pelo título espanhol. Na Liga dos Campões vai jogar com o Club Brugge no playoff de acesso aos oitavos de final, onde são claramente  favoritos. Um treinador que esteja há tantos ano na mesma equipa é  praticamente caso único no futebol actual, mas também um bom exemplo de  como a estabilidade pode fazer um clube crescer.

Mentalidade: Positiva

Publicidade - Continue a ler a seguir

Formação Com Bola: 4-2-2-2

Formação Sem Bola: 4-4-2

 

 

Com a enorme mudança do motor de jogo no Football Manager 26, a forma como se constroem as táticas mudou substancialmente, obrigando o jogador a pensar separadamente os posicionamentos e comportamentos com bola e sem bola. É uma novidade que na minha opinião já fazia sentido há muito tempo, e que felizmente chegou na edição deste ano. Como tal, será assim que exemplificaremos a tática em questão, não só em termos de sistemas e tarefas, mas também, mais à frente, nas Instruções à Equipa.

Nota: No caso das Instruções à Equipa, basta seguir os nomes e os símbolos representados nas imagens, uma vez que cada um representa uma instrução específica.

 

Posições (Com Posse de Bola/Sem Posse de Bola)

 

 

Oblak (Guarda-Redes/Guarda-Redes)

Ruggeri (Ala/Defesa Lateral)

Le Normand (Central De Construção/Defesa Central)

Giménez (Central De Construção/Defesa Central)

Llorente (Defesa Lateral/Defesa Lateral)

Koke (Pivô/Médio Defensivo)

Gallagher (Médio Área-A-Área/Médio Defensivo)

Baena (Extremo/Médio Ala)

Simeone (Extremo/Médio Ala)

Álvarez (Avançado Recuado/Avançado Esforçado)

Sorloth (Avançado De Referência/Avançado)

 

Instruções à Equipa (Com Bola)

O estilo de Simeone e do seu Atlético Madrid já não é segredo para ninguém. Uma equipa bastante vertical e objectiva com bola, que não gosta de demorar muito tempo para atacar a baliza adversária. Aposta bastante no contra-ataque para criar oportunidades, mas não se limita a isso, e tem crescido imenso no sentido de saber manter a bola quando necessário. Voltou esta temporada ao 4-4-2, e tem corrido bem, sendo o sistema  de eleição do técnico argentino. A equipa sente-se muito mais confortável em campo e mostra confiança em todos os momentos do  jogo.

 

Instruções à Equipa (Sem Bola)

Defensivamente são uma equipa fortíssima, principalmente quando decidem fechar linhas, e é bastante difícil  para o adversário criar dentro do seu bloco. O Atlético Madrid ficou bastante conhecido pela forma como defende com Simeone, e é por isso que  mesmo não sendo um dos favoritos, é das equipas que os adversários mais tentam evitar na Liga d os Campeões. Pelo seu estilo parecem formatados para estes palcos, sendo extremamente competitivos.

 

Notas:

– Facilidade em chegar baliza

– Contra-ataque de qualidade

– Bons defensivamente

 

Será mais uma época  tranquila do Atlético Madrid em que cumprirá os objectivos,  tanto naquilo que de si é esperado na La Liga, como na Champions League. Diego Simeone é um simbolo na equipa espanhola, e de longe o  treinador de maior sucesso no clube.

Deixa um comentário