Se a contratação de Kompany em 2024/2025 apanhou muita gente de surpresa e suscitou até algumas dúvidas sobre a sua capacidade de comandar já uma equipa deste nível, hoje, a perspectiva sobre o treinador belga é completamente diferente. Soube convencer aos poucos jogadores e adeptos, e o Bayern é actualmente uma das equipas mais excitantes do futebol europeu. Lidera a Bundesliga já com uma vantagem confortável, e assume-se cada vez mais como um dos favoritos a ganhar a próxima Liga dos Campeões.
No separador das Táticas de Equipa colocaremos o seguinte:
Mentalidade: Atacar
Formação Com Bola: 4-2-4
Formação Sem Bola: 4-2-4
Com a enorme mudança do motor de jogo no Football Manager 26, a forma como se constroem as táticas mudou substancialmente, obrigando o jogador a pensar separadamente os posicionamentos e comportamentos com bola e sem bola. É uma novidade que na minha opinião já fazia sentido há muito tempo, e que felizmente chegou na edição deste ano. Como tal, será assim que exemplificaremos a tática em questão, não só em termos de sistemas e tarefas, mas também, mais à frente, nas Instruções à Equipa.
Nota: No caso das Instruções à Equipa, clicar em “Todas as Instruções”, e basta seguir os nomes e os símbolos representados nas imagens, uma vez que cada um representa uma instrução específica.
Posições (Com Posse de Bola/Sem Posse de Bola)
Neuer (Guarda-Redes Com Bola/Guarda-Redes Líbero)
Stanisic (Ala Invertido/Defesa Lateral)
Tah (Defesa Central/Defesa Central)
Upamecano (Defesa Central/Defesa Central)
Laimer (Ala Invertido/Defesa Lateral)
Pavlovic (Médio Área-A-Área/Médio Defensivo)
Kimmich (Construtor de Jogo Recuado/Médio Defensivo)
Díaz (Ponta-De-Lança Aberto /Extremo Esforçado)
Kane (Número 10/Médio Ofensivo Esforçado)
Gnabry (Segundo Avançado/ Médio Ofensivo Esforçado)
Olise (Ponta-De-Lança Aberto /Extremo Esforçado)
Instruções à Equipa (Com Bola)
A expressão “rolo compressor”, não podia assentar melhor a este Bayern. É uma equipa que vai carregando, carregando, até encostar por completo o adversário à sua própria área. Sabem, como poucos, equilibrar paciência, intensidade e verticalidade, visto nunca faltarem opções seja em apoio ou em profundidade. É claro que a enorme qualidade individual do seu plantel ajuda, mas isso não tira o mérito de Kompany ter tirado partido dos seus jogadores e encontrar um modelo onde podem expressar todas as suas capacidades e talento.
Instruções à Equipa (Sem Bola)
No momento sem bola, continuam a ter a identidade que conhecemos desta equipa alemã. Ou seja, caiem em cima com tudo e não deixam jogar. São muito competentes em tapar os espaços, e começam por fazê-lo logo na construção adversária. Fazem uma pressão sufocante, e sabem recuperar com esta é ultrapassada, com todos os jogadores a participarem no processo defensivo. É uma equipa completa, e é neste compromisso que está uma das chaves do seu sucesso.
Notas:
– Intensidade máxima
– Posse sempre objectiva
– Fortes em todos os momentos do jogo
Vincent Kompany está a construir uma equipa muito interessante, e os resultados estão à vista. Dá gosto ver jogar este Bayern, apresentando ideias e dinâmicas bastante originais, sendo uma das equipas mais fortes neste momento da época.







