A Tower Studios confirmou que a tão aguardada série Sociable Soccer será lançada para PC e todas as principais plataformas nos próximos meses.
O título tem tido um enorme sucesso nos últimos anos, ocupando uma posição de destaque na Apple Arcade. E agora finalmente os jogadores de PC e consola poderão sentir a emoção do jogo de futebol multijogador criado pelo developer da série Sensible Soccer, Jon Hare.
Agora, no papel de proprietário e diretor criativo do Sociable Soccer, Hare espera disputar com a EA Sports FC e o e-football em pé de igualdade lançando uma resposta para o estilo de jogo deles, deslumbrante mas previsível, através de partidas multijogador on-line viciantes ao estilo arcade, com emoção a mil por hora e pressão o tempo todo, além de um mundo completo altamente imersivo para jogadores individuais.
Todos os jogadores que comprarem a versão de Acesso Antecipado do Sociable Soccer no Steam receberão o jogo gratuitamente no dia do lançamento, em novembro deste ano.
As versões para consola serão lançadas logo após a versão para PC, com versões para Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X e Xbox One.
No site oficial pode ler-se que o jogo vai apresentar cerca de 1000 equipas e 30.000 jogadores actualizados da temporada 23/24, multiplayer com um sistema de Liga Online de 10 Divisões e 77 troféus, para além de níveis de dificuldade personalizáveis e comandos, também eles personalizáveis.
“Todos os jogadores do Sociable Soccer lembrarão que é muito divertido ganhar aos seus amigos e à sua família no seu jogo favorito, várias vezes seguidas. Somos um jogo arcade veloz e eletrizante, ambientado no mundo real do futebol, e não uma simulação chata e previsível. Se preferem levar uma vida tranquila, segura e nada inspiradora, fiquem onde estão. Se quiserem experimentar algo novo, estilizado, veloz e viciante, bem-vindos ao mundo do Sociable Soccer”.
A Tower Studios é uma desenvolvedora e distribuidora de jogos criada às margens do Rio Tamisa, em 2004, pelos fundadores da Sensible Software e Bitmap Brothers, duas equipas britânicas clássicas dos anos 90.
A empresa desenvolveu vários jogos de destaque até hoje, inclusive o Sensible Soccer, Cannon Fodder, Speedball e o Sociable Soccer, e agora está sob o comando de Jon Hare, o designer de jogos de futebol mais respeitado e bem-sucedido da Europa.
Altura, mais do que perfeita para recordarmos a entrevista que tivemos oportunidade de fazer quando Jon Hare começava a dar os primeiras passos, em 2016, nesta nova aventura:
SDJ – Sensible Soccer foi um marco na sua era… Os tempos são diferentes agora.. Qual foi o maior desafio de fazer Sociable Soccer?
Jon Hare – O maior desafio foi mesmo criar um produto que satisfizesse tanto os fãs do velhinho Sensible Soccer, mas também a geração mais recente que cresceu a jogar PES e FIFA apenas.
SDJ – Uma das coisas mais marcantes de Sensible Soccer era o facto de ser super intuitive, eu por exemplo, destruí alguns joysticks enquanto jogava na Commodore Amiga… Vamos ter a mesma paixão a jogar este jogo?
Jon Hare – Sociable Soccer é em todos os pontos tão intuitivo de jogar como o SWS, inclusive o antigo campeão de Sensible Soccer, Simon Byron, confirmou-nos isso. A velocidade e fluidez são os mesmos que haviam em Sensible Soccer, mas agora é tudo em 3D no Unity com controlos a 360º… O nosso objectivo é construir de raiz os comandos, câmara e velocidade tornando o jogo mais acessível a todos a partir do principio logo… Agora que temos a jogabilidade afinada sentimos que não será isso que nos vai comprometer.
SDJ – Ao desenvolver em Unity e em 3D, não sentem que a essência de Sensible Soccer pode de certa forma desaparecer?
Jon Hare – Absolutamente que não, a Demo jogável prova exactamente isso. Estou a trabalhar com uma equipa incrível que tem uma grande experiência com 3D atrás deles. Conseguimos bloquear a câmara, e a partir dai construir e animar os modelos em 3D de maneira que a jogabilidade não seja afectada negativamente de maneira alguma pelo 3D, a única diferença é mesmo a melhoria gráfica. Com Sensible Soccer 1998 tentamos o 3D, foi o nosso único jogo em 3D, e era terrível porque não tínhamos experiência nenhuma em programação em 3D na altura. Sensible Soccer 2006 foi feito através da Codemasterscom Kuju Sheffield, não era de qualquer forma perfeito, mas de maneira geral era bastante melhor, infelizmente eu não tinha muito controlo sobre grande parte das decisões…
Jon Hare – Na minha opinião o jogo tinha 3 coisas com as quais eu não concordava (i) o ângulo por defeito da câmara (ii) as cabeças gigantes nos jogadores, (iii) a parte em que os guarda-redes sugavam a bola para as mão deles, que foi uma solução rápida para um bug que “crashava” o jogo… À pouco tempo tive oportunidade de ler uma opinião sobre toda a serie e percebi que o 2006 esteve muito perto de ser perfeito, mas que no fim tinha sido apressado para ser terminado.
Com Sociable Soccer estamos primeiro a focar-nos na jogabilidade, esta é a beleza de trabalhar em Unity, o trabalho duro é todo feito pelo motor em si, portanto como designer posso concentrar-me nessa parte do jogo em si… Isto permitiu-nos ter um jogo de futebol muito bom de jogar ao fim de dois meses… Uma vez que é em 3D conseguimos também chamar a atenção a novos jogadores que não iria necessariamente dar atenção a um jogo 2D. Significa também que podemos definir melhor as personagens que não estão necessariamente a jogar
SDJ – Já tivemos possibilidade de ver algumas imagens que vocês partilharam e pensamos logo, isto é muito parecido ao Sensible Soccer. Conseguiram manter a essência a nível de jogabilidade?
Jon Hare – Yep, conseguimos mesmo acertar no estilo de jogabilidade. É difícil explicar “sentimento” com imagens e palavras mas tem sido familiar a quem já experimentou.
SDJ – Uma das coisas que vi foi que a bola parece ter uma especie de sombreado quando segue de um jogador para outro. Isto porquê?
Jon Hare – Este jogo não é Sensible Soccer, é Sociable Soccer e tem a sua própria identidade gráfica. Neste momento estamos a experimentar com pequenas coisas como essa.
SDJ – E as câmaras? Vamos ter mais do que uma? A câmara invertida e algumas mais ao género de FIFA?
Jon Hare – Sim vamos ter vários ângulos de câmara… E claro que teremos a câmara clássica por cima das cabeças, mas também câmaras laterais etc, isto é outra das vantagens de ser em 3D.
SDJ – Falando de modos de jogo, Sensible World of Soccer tinha um modo carreira, existirá um neste jogo? Que modos de jogo poderemos encontrar, e quantas ligas e /ou equipas?
Jon Hare – Sociable Soccer vai ter vários modos de jogo: para um jogador e multi-jogador local (até 8 jogadores, 2 de cada vez, uns contra os outros) vamos ter amigáveis, 30 competições predefinidas como a Liga Inglesa, Taça de Espanha e a Taça do Mundo, e também ligas personalizadas por cada jogador… Vamos ter também ligas online onde os jogadores podem jogar pelas suas equipas favoritas ou país contra outros fãs como eles, estas competições estarão sempre disponíveis. Os jogadores terão também um avatar em 3D deles mesmos que irá jogar em equipas online como os “Death Metal Fans” ou “Biology Students”, se os jogadores jogarem bem o avatar dos mesmos poderá ser convidado a jogar pela equipa do jogador ao lado de craques reais. Existirão cerca de 400 clubes, e cerca de 200 equipas nacionais, e claro mais um monte de equipas “custom” e “clubes fantásticos” também.
SDJ – Então vamos ter equipas editáveis? Vai ser possível editar equipas emblemas, t-shirts e afins como no PES?
Jon Hare – Sim tudo vai ser editável, e sim vamos ter as equipas “Custom”
SDJ – Vai ter alguma espécie de modo online? Jogar contra amigos ou fazer um torneio ou campeonato em co-op com amigos? Ou será como antigamente, mais multi-jogador local e uma caixa de Twix?
Jon Hare – Como disse antes vamos ter multi-jogador local e online, as equipas vão ser divididas em divisões de cerca de 50 equipas cada, por exemplo se apoiam o Liverpool e a vossa equipa está na liga de clubes C quando estiverem online vão poder jogar contra qualquer fã das outras 49 equipas da vossa liga que estejam online… Podem jogar o numero de jogos que quiserem, as ligas são decididas pela media de pontos por jogo… e todas as semanas 10 equipas são promovidas ou despromovidas… Ocasionalmente os jogadores excepcionais serão convidados a representar o clube deles, o seu clã ou mesmo o país.
SDJ – Chamar a este jogo Sociável (Sociable), significa que o jogo vai ter uma componente muito sociável? Representar um clã? Jogar com o nosso clã, representar a nossa equipa, e por ai?
Jon Hare – É social em muitos níveis, multiplayer local é a maneira mais social de jogar jogos, depois existe as ligas online, jogar com adeptos do teu clube ou pais e depois existem também os clubes de cada um onde podem competir em ligas com as vossas próprias equipas.
SDJ – Então e quantas pessoas estão a trabalhar contigo neste jogo e quem são elas?
Jon Hare – A equipa vai crescer e crescer conforme o projecto também for avançando, a equipa principal sou eu e 4 tipos mais, uma equipa em Helsínquia, Finlândia chamada Combo Breaker, os nomes deles são Sami Vanhatalo, Jouni Mannonen, Sami Arola e Amar Djouad, entre eles tem feito alguns jogos jogos incríveis como Max Payne, Minigore e Walking Dead, estamos também a trabalhar com mais uns quantos programadores, artistas, testers e consultores para tornar este jogo uma realidade.
SDJ – E porquê Kickstater? Porque não tentar um novo Sensible Soccer com a Codemasters. Aconteceu o mesmo com Cannon Fodder?
Jon Hare – Eu não sou dono de Sensible Soccer, já não o sou há 16 anos. A Codemasters pode fazer com o jogo o que quiser, o mesmo se passa com Cannon Fodder, eu não tenho qualquer controlo nas decisões deles. Escolhemos o Kickstarter porque parecia ser o passo obvio a tomar, tendo o mesmo terminado mais cedo que o previsto ,eu sinto-me mais confortável num território mais familiar que é falar com as editoras. Termina-mos o Kickstarter mais cedo porque não atingiu os valores que gostaríamos nos primeiros dias.
Uma coisa que terá sempre de ser recordada é que Sociable Soccer é um novo jogo para máquinas modernas, que será jogado de uma forma muito similar a Sensible Soccer.
SDJ – Sendo o autor da musica que ainda hoje me assola a cabeça ‘Goalscoringsuperstarhero’… Essa música tem de estar no jogo certo?! Como foi imaginar as musicas e os sons para este jogo?
Jon Hare – Obrigado. Sim nós misturámos a música para Sociable Soccer, na realidade Sami Arola que a misturou, é um grande produtor de musica na Finlândia e a música é fenomenal… Os sons vou construir a atmosfera do jogo, camadas de efeitos irão incluir a plateia cânticos, pontapés discussões, apitos etc.
SDJ – Em esperança que os fundos permitam que este jogo se torne uma realidade, existem outros projectos em que esteja envolvido ou neste momento o focus é todo e apenas para este jogo e a componente online?
Jon Hare – 90% do meu focus está actualmente neste projecto, mas existem sempre outras pequenas coisas vivas na minha cabeça
SDJ – Estão a desenvolver para várias plataformas, não apenas para o PC certo? Como vai ser nas consolas? Os comandos e que consolas?
Jon Hare – Sim PC, PS4 e Xbox One. E vamos mapeá-lo assim…
Xbox controller: 360 running Directions (and aftertouch like SWOS)
A Button: Pass/long kick (like SWOS)
B Button: Powered Kick (like FIFA/PES)
X Button: Shoot (like FIFA/PES)
E possivelmente outros controlos parecidos com FIFA/PES. (desde que não quebrem a jogabilidade)
SDJ – Obrigado Jon aguardamos impacientemente pelo resultado final.