É incrível pensar que após tanto tempo de espera, estamos apenas a alguns dias do lançamento de Starfield. O título que promete marcar o ano de 2023 e, quem sabe, toda uma geração de consolas, está quase aí. Nesse sentido, a Bethesda decidiu divulgar algum do lore do jogo, que conta alguns dos principais eventos que sucederam até ao início da história.

São 300 anos de acontecimentos prévios que criam o cenário para a narrativa poder ser construída, e tentámos resumir e contextualizar ao máximo para ser mais fácil de entender. A leitura pode ser um pouco longa, mas para quem está tão ansioso quanto nós e a contar os dias até ao lançamento, vale bem a pena, até para começar a pensar nas difíceis decisões que eventualmente terá de tomar.

Em 2050 os humanos chegam pela primeira vez a Marte; e 50 anos depois estabeleceram-se pelo espaço, sendo agora a sua nova casa. Mais de cinquenta anos decorrem, e em 2156, alcançam Alpha Centauri, que se encontra a 4,37 anos-luz da Terra. Chegamos a 2159, e as United Colonies são criadas. No ano seguinte, Nova Atlântida é fundada e torna-se a cidade capital oficial das United Colonies em 2161.

Estamos no ano de 2167, Cheyenne é colonizada por Solomon Coe, que funda a sua primeira base, Akila City. Posteriormente, em 2188, Solomon convida os Volii a juntarem-se a Cheyenne numa nova aliança – a Freestar Collective –, oficializada no ano seguinte.

Agora, no ano de 2194, as United Colonies lançam a estação espacial “The Clinic” na órbita de Deepala, no sistema de Narion. Os povos independentes do sistema Narion veem isso como uma tentativa das United Colonies em expandir as suas fronteiras e exigem a remoção da estação espacial. Quando as United Colonies se recusam, os habitantes de Narion votam para se juntar à Freestar Collective, que por sua vez se mobiliza para proteger o sistema.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Como resposta à mobilização da Freestar, as United Colonies enviam uma frota para o sistema Narion e a Freestar Collective retalia. Começa a Guerra de Narion. Os Freestar Rangers são fundados em 2221, como uma força de protecção e investigação de elite dedicada a servir todos os cidadãos da Freestar Collective.

A Constellation é fundada por Sebastian Banks em 2275. Os membros originais incluem Chloe Bao, uma física talentosa; Aja Mamasa, a membro mais jovem e protegida de Sebastian; Darius Andris, botânico e especialista em flora extraterrestre; Bernadette Laurent, herdeira rica e aventureira; Everado Gil, ex-contrabandista; e Kadri Toma, biólogo e médico. A Sede é construída na Nova Atlântida para atender às necessidades e ao povo da Constellation nas gerações seguintes. Em 2305 é a vez do cientista, explorador e aventureiro Barret – uma importante personagem na história de Starfield – se juntar à Constellation.

Chega o ano de 2307 e a Freestar Collective começa a colonizar o planeta Vesta, no sistema Lunara. Até 2308, as United Colonies alegam que, ao estabelecer uma colónia num quarto sistema solar, a Freestar Collective violou o Tratado de Narion. Negociações diplomáticas falham e como consequência as United Colonies fazem um cerco a Vesta, exterminando quem ficou para defender o planeta. A Colony War começa oficialmente.

A Constellation encontra o primeiro Artefato em 2310, guardando-o nos arquivos da Constellation. Um ano depois, dá-se a Batalha de Cheyenne, onde uma frota de naves civis e militares da Freestar Collective derruba as principais naves da Marinha das United Colonies, usando táticas de ataque e fuga. No seguimento da batalha de Cheyenne, e após vários anos de conflito, a Colony War termina.

A Vanguarda das United Colonies é criada em 2315 como resposta ao uso de naves civis pela Freestar Collective durante a Colony War. A Vanguarda é a marinha civil das United Colonies, que depende de civis para usarem as próprias naves e prometerem proteger os interesses das United Colonies. A recompensa final por esse serviço é a cidadania nas United Colonies.

Sarah Morgan, torna-se em 2319 a mais jovem chefe do Corpo de Navegação das United Colonies – embora a divisão seja encerrada pouco tempo depois. À deriva, mas ainda ansiosa para recorrer ao seu treino, Morgan junta-se à Constellation. Em 2321 é a vez de Walter Stroud – co-proprietário da Stroud-Ecklund e um dos principais fabricantes de naves estelares dos Settled Systems – de se juntar à Constellation, e tornar-se, assim, o seu principal financiador. No ano seguinte, a Constellation recebe mais um membro – o ex-pirata da Crimson Fleet – Vladimir Sall.

Sarah Morgan torna-se presidente interina da Constellation em 2325, e no mesmo ano, o teólogo Matteo Khatri junta-se ao grupo. E é em 2326 que Barrett encontra o Artefato original perdido nos arquivos, sentindo imediatamente que tem alguma coisa de especial. Uma importante troca de correspondência entre Sarah Morgan e Noel – um estudante e talentoso cientista – decorre nos meses seguintes, levando a que este seja convidado a juntar-se à Constellation.

Em 2327, Sam Coe – um Ranger da Freestar – e a sua filha Cora juntam-se à Constellation. Andreja também também integra o grupo no ano seguinte. Por fim, no ano de 2328, Barrett convence a Constellation a comprar a Starstation L-868 e modificá-la para se tornar um deep space scanner, com o nome de “The Eye”.

2330 d.C. – Starfield começa.

Muitas personagens mencionadas ainda não conhecemos com pormenor, mas é de prever que sejam fundamentais para a história. Tudo isto servirá mais como um background para a narrativa, e para podermos situar cada acontecimento e personagem de forma cronológica, de maneira a alcançar assim a sua importância no enredo.

E apesar de ainda faltar algum contexto relativamente ao impacto de algumas personagens na narrativa, uma coisa é certa, Starfield promete oferecer uma história profunda e cheia de possibilidades, cujas escolhas deverão ter um impacto significativo no rumo que escolhermos, tal como em qualquer jogo da Bethesda. Todos os elementos relacionados com a narrativa parecem ter sido pensados com detalhe, de modo que o jogador possa participar neste universo da forma mais imersiva possível.