Sony anunciou que The Last of Us Parte II receberá já na próxima quinta-feira, dia 13 de agosto, uma atualização gratuita que inclui o nível de dificuldade Grounded e o modo de jogo Permadeath, entre outras novidades.

Esta atualização introduz novas funcionalidades, modos de jogo, dois novos troféus como já tinhamos noticiado e muito mais, incluindo o aguardado regresso do nível de dificuldade Grounded.

Matthew Gallant, designer de sistemas na Naughty Dog disse mesmo que “para os fãs mais veteranos de The Last of Us, o nível de dificuldade Grounded representa o derradeiro teste de habilidade. Este nível de dificuldade torna tudo mais complicado, não só com inimigos mais letais, mas também com recursos essenciais incrivelmente escassos, como a desativação do modo Listen e elementos do HUD, entre outros”.

Assim que a atualização estiver disponível em The Last of Us Parte II, Grounded será uma das opções de nível de dificuldade base disponíveis no início da história, pelo que não será necessário terminar o jogo para se conseguir aceder a este nível.

Será também introduzido um novo modo de jogo: Permadeath. Neste modo de jogo, os jogadores não terão segundas oportunidades, ou seja, terão de completar o título sem morrer ou recomeçar do início. No entanto, é possível ativar este modo de jogo com verificação por capítulo ou ato, significando que, caso o jogador morra durante o jogo, por exemplo, no final do primeiro dia, terá de repetir o dia completo.

A atualização Grounded introduz dois novos troféus, um que ficará disponível quando o jogador completar o jogo com qualquer um dos modos Permadeath ativo, e outro quando o jogador o vencer no nível de dificuldade Grounded. Nenhum destes troféus é necessário para se atingir o nível Platinum.

A acompanhar esta atualização de The Last of Us Parte II serão ainda disponibilizados novos gráficos, áudio e modificadores de jogabilidade. Desta forma, serão adicionados cerca de 30 novos modos de renderização de gráficos, bem como diversos novos modificadores de áudio, que vão permitir que o jogador altere o aspeto visual e sensação do jogo. Para além disto, serão ainda disponibilizados novos modificadores de jogabilidade desbloqueáveis, tais como One Shot ou Touch of Death, que permitem aniquilar à primeira.

Os seguintes modificadores poderão ser acedidos através do menu extras e desbloqueados após o jogo ter sido completado.

  • Mirror World
  • Mirror on Death
  • Slow Motion
  • Bullet Speed Mode
  • Infinite Ammo
  • Infinite Crafting
  • Infinite Melee Durability
  • Infinite Listen Mode Range
  • One Shot
  • Touch of Death
  • Áudio de 8 bits
  • Áudio de 4 bits
  • Áudio de hélio
  • Áudio Xenon

Paralelamente à introdução destes novos modos, uma série de melhorias serão adicionadas ao jogo, destacando-se a opção de desativar o modo Listen, possibilidade de ajustar os níveis Film Grain, opções adicionais de exibição, melhorias nas funcionalidades de acessibilidade, e muito mais. Será ainda possível verificar no menu o tempo de jogo incluindo os segundos.

Novas funcionalidades a ser adicionadas com a atualização Grounded:

  • Tempo de jogo guardado com indicação até ao segundo
  • Film Grain
  • Modo Listen
  • Motion Sensor Function Aiming
  • Arc Throw HUD Display
  • Aiming Acceleration Scale
  • Aiming Ramp Power Scale
  • Melhorias de acessibilidade do encontro Ground Zero, rastreio colecionável, Modo Listen melhorado para colecionáveis e jogabilidade de cordas