The Touryst é o novo jogo da developer Shin’en Multimedia. Foi lançado para PlayStation 5, PS4, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PCs, mas tem chamado a atenção porque é o primeiro jogo da PS5 a rodar na resolução nativa de 8K, a 60 frames por segundo.

Esta informação foi confirmada pela Digital Foundry, que relatou num dos seus vídeos que a Shin’en, conseguiu rodar o jogo uma resolução nativa de 7680 x 4320 pixels (4320p), sem fazer uso de qualquer tipo de anti-aliasing, reprojeção, upscaling ou ainda do método de checkerboard rendering.

Contudo, há um senão, é que a PlayStation 5 ainda não é capaz de passar imagens 8K a 60 FPS para a Televisão, com a sua porta HDMI 2.1, portanto essa resolução é utilizada apenas para a renderização interna do jogo.

No entanto este é um jogo que está disponível em várias plataformas, incluindo a Nintendo Switch onde roda a uns agradáveis 720p a 60 FPS, já na Xbox Series X podemos ver, por exemplo, também podemos ver downsampling mas a partir da resolução 6K 5760 x 3240 (contra 8K na plataforma da Sony).

Independentemente disso, o que importa é saber que já existem desenvolvimentos tecnológicos neste sentido do 8K, para além de novas e melhore técnicas para dar aos jogadores uma experiência visual cada vez melhor.