O estúdio independente, Supermassive Games, começou a abrir caminho na indústria através de um título exclusivo para a PS4, Until Dawn. O jogo de 2015 daria uma nova vida aos Survival Horror com várias personagens jogáveis e cujo destino era selado pelas decisões que tomávamos no percurso do jogo.

Desde então é sempre com grande expectativa que esperamos por um novo jogo ou capítulo do trabalho da Supermassive Games, por isso, The Dark Pictures, uma série antológica de jogos de terror, tem sempre suscitado um enorme interesse e até agora nunca foi defraudado, como podem ver pela nossa análise ao seu último jogo editado Dark Pictures – Little Hope ou Dark Pictures – Man of Medan.

Portanto já perceberam que um novo capítulo é sempre recebido com entusiasmo da nossa parte, e agora já temos gameplay para mostrar e mais detalhes sobre Dark Pictures – House of Ashes.

Na apresentação do jogo, o diretor Will Doyle comentou sobre a importância da série The Dark Pictures para o estúdio e do facto de sempre tentarem trazer novas ideias e formas de assustar e surpreender seu público a cada iteração. Para quem não sabe, vale mencionar que a franquia terá oito títulos no total, cada um com uma história e tema próprio, mas que compartilham mecânicas similares.

À sombra das montanhas Zagros, uma unidade militar está sob fogo das forças iraquianas. O tiroteio resultante provoca um tremor de terra onde ambos os lados caem nas ruínas de um templo sumérico enterrado. Com toda a comunicação cortada, os nossos protagonistas estão presos num submundo aterrador do qual devem navegar para escapar, sem saber que algo antigo e mau acordou nas sombras e encontrou uma nova presa para caçar.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Will Doyle explicou que a inspiração veio da Mesopotâmia (região onde se encontra o Iraque atualmente), onde o rei Narã-Sim esteve no poder entre 2255 e 2 218 a.C. em Acádia. Um dos mitos que envolve Narã-Sim é que ele teria perturbado os deuses ao roubar um templo que pertencia a Enlil (um deus sumério do vento, terra e tempestade), o que fez com que o seu reino fosse amaldiçoado e sofresse de fome, guerras e pragas.

No jogo, a história mostra o rei construindo um grande templo como uma oferta de paz aos deuses, mas seus apelos não são ouvidos e seu reino cai e o templo acaba enterrado na areia do deserto por centenas de anos. Isso até o momento que os americanos e iraquianos caem neste templo esquecido e se deparam com os monstros que ainda habitam o local.

Para já sabemos de cinco personagens jogáveis, sendo que todos podem sobreviver ou morrer dependendo das ações e das decisões que tomarmos ao longo do jogo.

Mais uma vez podem jogar online com um amigo ou jogar com até cinco pessoas de forma local, com cada um a controlar uma das personagens.

De destacar ainda que o Theatrical Cut e o Curator’s Cut estão de regresso à franquia, isto é, para quem gosta de jogar sozinho, na primeira opção vamos poder controlar todas as personagens em momentos separados, enquanto que o segundo é um bónus para quem fizer a pré-reserva do jogo e que vos vai permitir experimentar a história pelos olhos de outras personagens e ver cenas que não aparecem no modo padrão.

House of Ashes vai ser o primeiro título da franquia a ser lançado nas consolas da nova geração, ou seja, na PS5 e na Xbox Series X/S e com isso o jogo vai subir um patamar a nível gráfico, sendo que vão existir também versões PS4 e Xbox One, assim como PC.