A Sony Interactive Entertainment (SIE) revelou um novo vídeo sobre o processo de desenvolvimento do combate de Rise of the Ronin, o aguardado novo título ambientado no Japão do estúdio Team Ninja, que chega em exclusivo à PlayStation 5 no próximo dia 22 de março.

No vídeo o estúdio revelou os três níveis de dificuldade do jogo (fácil, normal e difícil), que oferece um sistema de combate acessível, e ao mesmo tempo profundo, que combina armas de fogo e armas brancas à escolha dos jogadores.

O jogo combina armas como Katanas, lanças, outras armas corpo a corpo e armas de longo alcance, como armas de fogo estrangeiras. Como um Ronin, vão lutar contra inimigos utilizando estes dois tipos de armas.

A estratégia básica de combate envolve a realização de ataques corpo a corpo com o Quadrado, defendendo-se dos ataques dos inimigos com L1 e com o Círculo para esquivar-se. Quando o Ki do vosso inimigo estiver completamente esgotado, eles tornam-se vulneráveis e incapacitados, facilitando o dano com acertos críticos. Da mesma forma, quando o vosso Ki estiver esgotado, ficam temporariamente incapacitados, sem serem capazes de atacar ou correr.

Já o Counterspark é uma ação que pareia ataques inimigos. Para executar o Counterspark, pressionem Triângulo para girar a arma corpo a corpo num grande arco para combater o ataque do inimigo. Quando usam o Counterspark para evadir os danos de ataques dos quais não se podem proteger, o Ki do seu inimigo reduz, e ficam atordoados brevemente. Isso pode criar uma janela para causar ainda mais danos para reduzir o seu Ki máximo.

Publicidade - Continue a ler a seguir

Cada arma japonesa e ocidental – katana, lanças, lâminas duplas, baionetas e sabres – tem as suas próprias capacidades e ações de ataque. À medida que constroem laços com as personagens que vão conhecendo, vão adquirir novos estilos de combate e evoluir ainda mais as vossas capacidades para melhorar a vossa experiência de batalha.

À medida que lutam contra os vários inimigos, saber qual dos três estilos de combate, Ten (Céu), Chi (Terra) e Jin (Humano), é vantajoso contra suas armas e pode ajudá-lo a ganhar vantagem na batalha – e conserá-los com o estilo de combate adequado os derrubará significativamente.

Principais estilos de combate

Estilo Mumyo

Originário do Clã Kurosu de um mestre desconhecido, é um estilo versátil de combate de artes marciais realizado em pares. Aqueles que dominavam o estilo eram chamados de Veiled Edge.

Estilo Hokushin Itto

Este estilo de manejo de espadas, fundado por Shusaku Chiba no início do século XIX, é usado para sobrecarregar os inimigos com uma série de ataques. O seu ensino é racional, enfatizando o domínio das técnicas através do treino realizado por um atacante e um defensor. O seu dojo, estabelecido em 1822 em Edo (hoje Tóquio), permanece operacional ainda hoje.

Yagyu Shinkage Style

O renomado instrutor militar do clã Tokugawa fundou este estilo de espadachim. Começando com Tokugawa Ieyasu, o primeiro shogun, gerações de shoguns e o clã Tokugawa são conhecidos por terem estudado este estilo.

Para além dos estilos, temos também o tipo de armas disponíveis no jogo. E são nove armas que vão estar disponíveis, incluindo lâminas duplas, Espadas de Rabo de Boi, grandes espadas e Odachi.

Armas de longo alcance

Arcos e armas de fogo exigem uma mira cuidadosa para atacar à distância. Aproveitando armas silenciosas como arcos, podem realizar uma morte silenciosa em inimigos que não vos estão a ver. Embora as armas de fogo sejam poderosas, o disparo vai dar conta do vosso ataque aos vossos inimigos. O disparo cronometrado de uma arma atordoará os inimigos por um período prolongado. Pode ser usado como uma oportunidade de ataque para reduzir o limite de Ki do inimigo. Os Tubos de fogo disparam chamas poderosas. Podem usar esta arma de longo alcance para incendiar um grupo de inimigos ou acender um barril de pólvora para explodir.

Ações engenhosas com a corda de luta

Podem atirar a corda para ganhar vantagem em determinado ponto ou mesmo para puxar os inimigos durante o combate ou lançar-nos contra eles. Podem ainda segurar o R2 para empunhar uma corda de luta para pegar um barril de pólvora próximo e atirá-lo aos inimigos. O barril vai explodir, incendiando os inimigos.

Além disso, é de realçar que esta semana o estúdio partilhou um novo trailer que mostra a beleza e a variedade dos cenários que os jogadores poderão percorrer no jogo: a cavalo, a planar e combinando ambas as fórmulas – o que confere dinamismo à exploração do mundo aberto que a Team Ninja recriou.

Em Rise of the Ronin, os jogadores vão ter a liberdade de escolha não só para se deslocarem pelo Japão do século XIX, mas também para criarem laços e estabelecerem vínculos com outras personagens, o que terá impacto na forma como a história se desenrola. Vão Pode escolher a fação a que se querem aliar: Sabaku (pró-xogunato), Tobaku (anti-xogunato) e Obei (forças ocidentais). Também podem agora obter avatares PSN das personagens principais de cada fação.

Rise of the Ronin chegar em exclusivo à PlayStation 5 a 22 de março. O título foi desenvolvido pelo lendário estúdio da Team Ninja (Nioh, Ninja Gaiden) e oferece uma viagem fascinante pelo Japão do século XIX. Já está disponível para reserva nos pontos de venda habituais, na PlayStation Direct e PlayStation Store.