Promovido pela FIL – Fundação AIP, o evento de videojogos em Portugal – Lisboa Games Week – já deu conta de alguns dos parceiros já confirmados para o evento que decorre de 23 a 26 de Novembro, e nós aproveitamos para dar conta de todos eles.
Começamos pela área de Retrogames presente no Lisboa Games Week, que junta as máquinas dos clássicos Salões de Jogos e os Retro Computadores, através dos parceiros desta área, Bip Diversões e Load Zx Spectrum Museum.
De 23 a 26 de novembro, o ARCADE LOVERS é o espaço dedicado à presença de máquinas vintage que fazem as delícias de todos os entusiastas e coleccionadores de árcade, mas também de todos os que gostam de reviver a nostalgia dos jogos do passado.
A Bip Diversões vai trazer até nós um pouco da história das Arcades dos vários continentes, desde a Europa, aos Estados Unidos, até a cultura das salas Arcade Japonesas.
A Lisboa Games Week vai assim contar com mais de 40 máquinas Arcade originais dedicadas e exclusivas em território nacional, desde um grande número de títulos incontornáveis de Arcade retro clássicos, aos Candy Cabinets Japoneses old school.
Também uma grande seleção de Pinball Machines Americanas, as máquinas Arcade Japonesas modernas da atualidade, nomeadamente simuladores de carros, simuladores de tiros, máquinas de ritmo, máquinas de desporto e máquinas 4D.
Os retrogames têm uma presença significativa em Portugal, com uma comunidade activa de fãs, que aproveitam o Lisboa Games Week para se encontrarem, compartilharem as suas coleções e participarem de torneios ou atividades temáticas. São também promovidas iniciativas que visam a partilha de conhecimentos técnicos, nomeadamente no que diz respeito a projetos de restauração e preservação de hardware retro.
Ainda nesta componente, destacar o Museu LOAD ZX Spectrum, um projeto único a nível mundial que retrata a história do princípio da computação nas nossas casas. Encontra-se atualmente numa fase de aposta em levar o seu espólio e a respetiva história até ao grande público, regressando este ano novamente ao evento.
O Museu LOAD ZX Spectrum surgiu para homenagear os microcomputadores idealizados por Sir Clive Sinclair e também recordar de forma singular o contributo português na construção de muitos destes equipamentos a partir da fábrica da TIMEX em Almada. Esta é aliás uma história que, conforme anunciado recentemente pelo museu, está a ser alvo de trabalhos de documentação televisiva que serão lançados em 2024.
Na década de 80, o primeiro computador em casa representou também genericamente o primeiro contacto das pessoas com os videojogos. Foi a partir deste objeto mágico que muitos aprenderam a programar e deram passos decisivos em direção à revolução tecnológica que contribuiu decisivamente para introduzir os jovens na tecnologia e incentivar muitos deles a prosseguir uma carreira profissional em Videojogos.
Por outro lado existe também aquilo que é apelidado de Serviço Educativo. Uma iniciativa da Fundação AIP para a divulgação da oferta formativa na área de jogos digitais e tecnologias associadas. É responsável pela organização de espaços temáticos e programas de formação online e presenciais no evento, orientados para alunos e professores, através de parceiros especializados, universidades e politécnicos.
A novidade para esta edição é a aposta num programa específico orientado para o ensino superior, complementando assim a participação das entidades de ensino superior que marcam presença no evento para divulgarem e promoverem a oferta formativa junto de potenciais interessados.
Com o apoio da Direcção Geral de Educação, o Serviço Educativo do Lisboa Games Week mobilizou, ao longo de sete edições, mais de 70.000 alunos e professores que chegam ao evento através de visitas de estudo provenientes de todo o país tendo a possibilidade de participar em acções de formação presencial e online.
O Serviço Educativo conta com vários parceiros de referência no ensino da programação, nomeadamente a Elemento – Assoc. Ludopedagógica, Happy Code, Sharkcoders, Flag, já com acções agendadas para 2023 e, com a presença dos produtores de videojogos nacionais, universidades, politécnicos e cursos com oferta formativa nas áreas da tecnologia, artes, comunicação e multimédia.
Em relação aos eSports, o Lisboa Games Week já confirmou a presença da equipa FTW – For The Win Esports Club, que tem como missão primordial a promoção dos desportos electrónicos em ambiente saudável e o desenvolvimento do gaming nacional em geral.
No âmbito desta parceria, a FTW activará no seu espaço áreas dedicadas aos vários projectos que representa no mercado dos videojogos e das plataformas electrónicas. É uma oportunidade única para os mais entusiastas de videojogos e dos Esports em especial, que assim poderão conhecer os principais Streamerse e Jogadores FTW e participar nas várias iniciativas e activações exclusivas que irão marcar a programação durante os 4 dias no espaço da FTW.
Neste espaço em específico e para além do FTW Stage, serão desenvolvidas várias actividades como o concurso de Cosplay FTW, o FTW Academy, o Concurso BeatSaber, Beat The Fénix, Showmatches, FTW Talks e as áreas de realidade virtual, zona de experimentação de consolas, zona de simuladores, exposição de trofeús e merchandising FTW.
Quem também já confirmou a sua presença no evento foi a Nintendo, conhecida mundialmente por criar experiências de jogo inovadoras e divertidas, trará para o Lisboa Games Week, os jogos:“Everybody 1-2-Switch”, “Mario Kart 8 Deluxe” & “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom”, oferecendo a todos os visitantes a oportunidade de testar e jogar estes títulos durante o evento, numa experiência única e emocionante.
De destacar que a Nintendo e o Lisboa Games Week vão promover um “giveaway” onde serão oferecidas uma consola Nintendo Switch e um jogo “Everybody 1-2-Switch”. Esta acção é dedicada às comunidades que seguem as redes sociais do Lisboa Games Week.
Muito mais vai ser revelado ao longo dos próximos meses, e vamos actualizando a informação aqui, no nosso site. Promovido pela Fundação AIP, o Lisboa Games Week realiza-se na FIL, no Parque das Nações em Lisboa, de 23 a 26 de Novembro