O Microsoft Flight Simulator de 2020 foi, de longe, a versão mais bem-sucedida na franquia mais antiga da Microsoft. Redefiniu o que era possível num simulador de voo ao utilizar uma combinação de dados de mapas mundiais baseados na nuvem, fotogrametria de ponta, técnicas de aprendizagem automática (machine learning) e uma simulação de clima mundial em tempo real. Essas características, juntamente com um sistema de física complexo que permitia modelos de voo altamente sofisticados, trouxeram novamente à ribalta o nome da famosa franquia.
Agora, com o Microsoft Flight Simulator 2024 a aproximar-se rapidamente da sua data de lançamento, a 19 de novembro de 2024, tivemos a oportunidade de explorar mais detalhes do jogo e descobrimos o quanto a experiência do simulador de voo está prestes a tornar-se ainda mais impressionante para os fãs.
Desde o turista digital até aos pilotos novatos e aos mais experientes, o jogo está a moldar-se de forma a proporcionar algo que todos possam desfrutar.
“Desde o lançamento do Microsoft Flight Simulator em 2020, vimos 15 milhões de pessoas interessarem-se pelo que fazemos,” explica Jorg Neumann, Chefe do Microsoft Flight Simulator. “Comparando esse número com o nosso maior lançamento anterior, o Microsoft Flight Simulator X, demorámos 16 anos a atingir os 5 milhões de utilizadores. Esta explosão no hobby de simulação de voo deve-se à comunidade e ao entusiasmo que todos estão a trazer ao Microsoft Flight Simulator.”
Uma das funcionalidades mais empolgantes do Microsoft Flight Simulator 2024 (MSFS 2024) é o seu Sistema de Carreira, desenhado para proporcionar uma experiência abrangente e imersiva para todos os níveis de habilidade de pilotagem.
O sistema imita de forma inteligente a experiência de como os pilotos no mundo real iniciam as suas carreiras na aviação. “Podem escolher qualquer aeroporto no planeta e começar a sua carreira lá, o que significa que as vossas aulas serão realizadas nesse local. O vosso primeiro emprego pode ser em qualquer lugar, e quando digo qualquer lugar, é mesmo em qualquer parte do mundo,” explica David Dedeine, CCO da Asobo Studio.“Começará como um piloto novato e encontrará um mentor que explicará como funciona a carreira e guiará os vossos primeiros passos.”
O Sistema de Carreira introduz novos elementos na simulação, como procedimentos de pré-voo, registo de rotas de voo e a escolha entre uma vasta gama de objetivos de missão. O progresso é acompanhado por meio de uma árvore de certificação, onde podem aprender as habilidades necessárias para pilotar diferentes tipos de aeronaves, cada uma com uma sessão de treino para o ajudar a dominar essas competências. Mais tarde, ao especializarem-se, desbloquearão uma variedade de missões, como busca e resgate, voos comerciais, combate a incêndios, entre muitas outras.
“Não precisam de passar cinco anos da vossa vida a fazer exames reais. É uma versão simplificada, mas que ainda assim ensina o básico de cada uma destas diferentes atividades, desde piloto comercial, aviões comerciais, transporte, etc.,” acrescenta Dedeine.
“O desempenho nestas missões é avaliado por diversos fatores, como seguir as instruções do ATC, rotas de táxi e parâmetros de voo. Completar com sucesso estas missões rende créditos e reputação, que podem usar para economizar e comprar o vosso próprio avião e, eventualmente, gerir a vossa própria frota.”
Quando tiverem acumulado dinheiro suficiente para gerir o vosso próprio negócio com a vossa aeronave, uma nova fase do MSFS 2024 será desbloqueada, onde ficará diretamente responsável pela manutenção da aeronave; cada aterragem, cada solavanco na pista, afetará a garantia dos seus aviões, impactando o custo de mantê-los.
Essencialmente, o MSFS 2024 inclui um simulador de gestão dentro do simulador de voo mais amplo. “É basicamente a gestão da vossa frota,” elabora Dedeine, “porque em algum momento, vão comprar mais aviões para se envolverem em diferentes tipos de atividades. Talvez queiram adquirir os vossos próprios aviões comerciais e expandir a vossa frota pelo mundo. Este novo Sistema de Carreira é uma grande parte da inovação que introduzimos no MSFS 2024, e acho que nunca foi feito neste nível de variedade e qualidade antes.”
O Microsoft Flight Simulator 2024 também traz melhorias massivas para a Terra digital, aumentando o detalhe do ambiente virtual em 4.000 vezes. Por exemplo, o solo deixará de ser apenas um campo de altura; agora incluirá pequenas pedras, rochas, cascalho e relva, todos modelados em 3D.
Este detalhe do solo impactará as rodas das aeronaves à medida que interagem com as várias superfícies, afetando descolagens e aterragens. A iluminação do céu e da atmosfera foi aprimorada, especialmente durante o nascer e o pôr do sol, com uma variação de cores baseada na composição das nuvens, garantindo temperaturas precisas para todas as fontes de luz.
Novos tipos de nuvens, como as cirrus, simularão melhor os níveis superiores da atmosfera, enquanto o clima dinâmico também foi melhorado, aumentando a densidade para tornar tempestades e outros fenómenos meteorológicos muito mais realistas e impressionantes de experienciar.
“Agora conseguimos basicamente obter cada pedra na Terra; é inacreditável,” diz Neumann. “Atualizámos as imagens aéreas de todo o mundo e montámos uma equipa de especialistas que reuniu mapas de elevação digital de todo o planeta. O resultado destes últimos quatro anos de trabalho é um nível de detalhe do solo sem precedentes. Ninguém mais tem algo assim.”
E não são apenas objetos inanimados que estão a receber melhorias substanciais. O Microsoft Flight Simulator 2024 está a tentar povoar a sua Terra digital o mais próximo possível do nosso mundo real, introduzindo uma grande variedade de personagens humanas e veículos locais, aumentando o realismo geral da simulação.
Por exemplo, o jogo terá rastreamento em tempo real de navios, permitindo ver cargueiros a movimentarem-se pelo mundo como na vida real. Também poderá ver passageiros dentro de aviões ou a deslocarem-se nos aeroportos.
Além disso, como uma das principais características é poder aterrar em praticamente qualquer lugar do mundo, devido aos ambientes mais detalhados, a equipa de desenvolvimento colaborou com parceiros como a Frontier (criadores de Zoo Tycoon e Planet Zoo) para introduzir muitas espécies de animais, dando ainda mais vida ao mundo virtual.
“Dividimos as espécies em dois grupos. Para os animais selvagens, estamos a usar uma base de dados fantástica (GBIF – Global Biodiversity Information Facility) para colocar animais em todo o mundo, tanto nos seus habitats apropriados como em quantidades realistas. Para os animais domesticados, usamos a nossa deteção de campo (também usada para atividades como aplicação aérea) para colocar espécies como vacas, ovelhas, cabras e cavalos. Agora podemos essencialmente pastorear ovelhas ou vacas com helicópteros, o que é super divertido,” explica Neumann.
Outra grande área de melhoria planeada é o tamanho da instalação. Não é surpresa o quanto de espaço o Microsoft Flight Simulator ocupa na vossa consola ou PC (é bastante). Portanto, é animador ouvir que esta é uma das maiores questões que estão a ser abordadas no Microsoft Flight Simulator 2024.
Através da tecnologia de streaming na nuvem, o tamanho da instalação foi reduzido para cerca de 30 GB, permitindo que os jogadores comecem a voar rapidamente, transmitindo apenas as áreas de maior detalhe necessárias para a vossa rota de voo.
“A parte importante é que o consumo geral de largura de banda está muito reduzido, porque só descarregamos o que o jogador realmente vê quando vê, sem pré-carregar centenas de gigabytes,” explica Sebastian Wloch, CEO e cofundador da Asobo Studio.
“O Microsoft Flight Simulator (2020) já tinha mais de dois petabytes de dados na nuvem. Continuamos a adicionar a isso, mas ainda tínhamos aviões, aeroportos e texturas instaladas. Agora, integramos tudo na nuvem, e tudo é transmitido e mantido num cache dinâmico no hardware. Não precisam de instalar qualquer nova atualização mundial; elas são transmitidas continuamente.”
Além disso, uma nova simulação para balões de ar quente será incluída, juntamente com ferramentas avançadas de planeamento de voo, desde rotas simples até planos de voo mais complexos, utilizando as mesmas ferramentas que os despachantes aéreos usam para voos comerciais longos.
Tudo isto, desde o tamanho da instalação, as novas formas de fotogrametria e o vasto e inovador Sistema de Carreira, reflete o feedback da apaixonada comunidade Microsoft Flight Simulator. Como explica Neumann, esta colaboração foi essencial para levar a franquia ainda mais longe, inspirando-se nos fãs.
“Recebemos toneladas de feedback ao longo dos últimos anos. Cada versão traz mais e mais pilotos reais, pilotos profissionais de helicóptero, e outros que nos dizem: ‘Adoramos voar nesta coisa, mas gostaríamos de ver isso no jogo’. Isso levou-nos a novas direções, incluindo o que podem ver hoje no Microsoft Flight Simulator 2024,” conclui.
Finalmente, o Microsoft Flight Simulator 2024 promete uma experiência ainda mais rica, variada e realista que elevará a experiência de voo a novos patamares. É uma simulação feita para fãs de todas as idades e níveis, mas especialmente para os que têm o céu como o seu playground.
Microsoft Flight Simulator 2024 — disponível em pré-venda hoje na Microsoft Store — será lançado em várias edições em 19 de novembro de 2024, e a Edição Padrão estará disponível no primeiro dia com o Game Pass. Todas as pré-vendas receberão a aeronave de combate a incêndios De Havilland Canada CL-415 para uso imediato no Microsoft Flight Simulator (2020).
A Edição Padrão vem com 70 aeronaves e 150 aeroportos aprimorados; a Edição Deluxe incluirá 10 aeronaves adicionais e cinco aeroportos extras; a Edição Premium Deluxe terá mais 15 aeronaves (total de 95); a Edição Aviator inclui tudo da Edição Premium Deluxe, além de toda a frota de 30 aeronaves do Marketplace publicadas pela Microsoft e desenvolvidas para o Microsoft Flight Simulator entre 2021 e 2024.