Anunciado durante o The Game Awards 2022, o jogo Transformers: Reactive foi oficialmente cancelado nesta quarta-feira (8) pelo estúdio Splash Damage. Em comunicado divulgado nas redes sociais, a desenvolvedora explicou que a decisão implicará uma reestruturação interna, o que resultará em algumas demissões.
“Infelizmente, apesar de todos os esforços, alguns cargos no estúdio estão agora sob risco de redundância”, declarou a empresa. Embora não tenha revelado o número exato de funcionários afetados, confirmou que parte da equipa foi alocada em outros projetos.”
Transformers: Reactive foi originalmente anunciado como um jogo cooperativo online para quatro jogadores, com foco em personagens icónicos do universo Transformers. No entanto, desde o anúncio, o título permaneceu ausente de grandes eventos, e poucas informações adicionais foram reveladas ao longo do tempo.
A Splash Damage não revelou os motivos específicos para o cancelamento, mas manifestou interesse em colaborar novamente com a Hasbro no futuro. É possível que a decisão tenha sido influenciada pela própria dona da licença de Transformers. Em novembro de 2024, o CEO da Hasbro, Chris Cocks, destacou que os jogos baseados em Dungeons & Dragons se tornaram uma prioridade para a empresa, ao mesmo tempo que reconheceu o desempenho abaixo do esperado do filme Transformers One, o que reduziu o interesse por novos projetos da franquia.
Sediada em Londres, no Reino Unido, a Splash Damage ganhou notoriedade como estúdio de suporte para grandes franquias, como Gears of War, chegando a liderar o desenvolvimento de Gears Tactics. Com Transformers: Reactive, o estúdio visava não apenas criar um projeto autoral, mas também iniciar sua trajetória no mercado de publicações próprias.