Estamos na reta final de Cities Skylines, desde que a Colossal Order anunciou a chegada, em 2023, de Cities Skylines 2. E a 23 de maio chegou o último update deste jogo que suplantou o histórico Sim City em ambição e estabilidade.
É uma atualização grande, que toca em quase todos os DLC e jogo base, e ainda foi lançado o DLC “Hotels & Retreats“.
Para o jogo base temos uma batelada de novos veículos, para dar mais variação à indústria, com 6 carrinhas e camiões, um comboio de carga e umas quantas estradas novas. Se só têm o jogo base, ainda assim, vai saber a pouco porque além disto têm mais três árvores e arbustos para ajudar a decorar zonas verdes.
Sobre estradas há muito que falar, mas começo pelo maior avanço, que é pena chegar tão tarde. Agora podemos controlar a zona (esquerda, direita, nenhuma, as duas) onde queremos que apareça a grelha de zona. Não é a coisa mais intuitiva, mas impede, por exemplo, que os prédios tenham a frente para a estrada errada ou que apareçam zonas onde não querem colocar nada. Temos também uma autoestrada mais barata para a zona amarela com o Industries e algumas de quatro vias no espaço das pequenas, que ajudam bastante a fazer fluir o trânsito. Há também uma de 6 vias para indústria. Isto com o jogo base. De forma geral os trolleybus ficam mais baratos, de manutenção e custo, e os ferries aumentam a capacidade.
Esta atualização também chega ao mesmo tempo que o DLC Hotels & Retreats e os packs “Brooklyn & Queens” (para quem gosta de prédios de tijolo) “Industrial Evolution” com edifícios da zona industrial mais históricos, “Railroads of Japan”, uma excelente adição com muitas estações de comboios e as rádios 90’s pop e Piano Tunes.
Começo pelos hotéis, que estão, vá-se lá entender, no separador dos parques. Estes acrescentam uma nova dinâmica de turismo, com tipos de hotéis específicos para zonas de negócios, comércios ou natureza. Os hotéis podem ser um bocadinho configuráveis, com mudança no logo e nas cores do hotel. Temos um novo overlay de mapa para ajudar a decidir onde podem ficar os hotéis e ver os que dão lucro ou não, e ajustar os preços. Além dos hotéis temos um par de parques e restaurantes de rua, com a vantagem de introduzir parques de dois quadrados e uns com lagos e várias variações do mesmo, que ajudam a colmatar aqueles espaços pequenos que precisam de uma pincelada de verde.
Sobre o sítio onde estão as coisas, com cada vez mais quantidade é expectável que as coisas se tornem mais difíceis de encontrar e por isso mesmo é bem-vinda a inserção de uma lupa, para podermos procurar o que queremos.
Mas voltando ao update, que é grande e abrange quase todos os DLC.
Com o DLC Green Cities temos mais dois autocarros biofuel, que fazem menos poluição e ruído, e têm capacidades diferentes. Com o Sunset Harbor há mais 8 autocarros. De dois andares para turistas aos trolleybus, articulados ou simples, com diferenças na capacidade para dar mais opções a este meio de transporte. Temos também mais estradas para trolleybus, como uma de quatro vias com árvores ou uma de 6 com árvores, ou relva. Com o After Dark ainda temos acesso a mais estradas, como opções de trolleybus com pista de bicicleta.
Ainda sobre os trolleybus, com os DLC Sunset Harbor e Plazas & Promenades temos acesso a mais 6 ruas pedestres com trolleybus. Agora intersectam melhor e também podemos escolher as estradas dos caminhos pedonais por tipo de pedra (bluestone, cobblestone ou sandstone).
Com o Parklife passamos a ter mais um jipe, para manutenção dos parques, e em especial três edifícios novos, um para parques (log ride), outro para zoos (tarsier house) e outro para as reservas naturais (natural reserve museum).
E claro, há mais parques e edifícios. Temos a Advanced Coal Power Plant como alternativa à original com o DLC Green Cities, e um armazém, com o Industries, com ligação direta ao caminho de ferro que funciona como um armazém normal, super útil se tiverem boas ligações ferroviárias. Com o Industries e o Sunset Harbor em conjunto passamos a ter uma fábrica de marisco, que combina plástico e peixe e os armazéns agora podem guardar peixe. Com o Airports temos duas placas de cimento para tapar buracos, que são úteis de uma maneira geral para a cidade mas fazem snap à estrada e por vezes não onde queremos. O Plazas & Promenades dá variações de fontes com outros tipos de pedra para as zonas pedonais, por fim.
Podem consultar todas as atualizações neste link.
É no geral uma atualização bastante competente que dá mais colorido e ajuda a retocar coisas de Cities Skylines, um jogo já com 7 anos mas que se aguenta forte e continua a ser a melhor opção de city builder. Isto é, até ao Cities Skylines 2.