A festa está feita, o prémio está dado! Parabéns GS78, VRock é o projecto vencedor deste ano dos prémios Playstation!
Mas não só de VRock foi feita a festa, ontem foi mais um dia em que se viu, que Portugal tem talento, e muito, nos videojogos.

Passado um ano da consagração de Strikers Edge como o vencedor da iniciativa prémios Playstation, voltamos a uma final para decidir qual o jogo a receber o apoio Playstation, e a consagração perante todos os outros. O evento decorreu no espaço Ministerium no coração de Lisboa, vestido a rigor com as cores e simbolos da Playstation. Após alguns momentos de convívio entre os diferentes meios e nomeados, onde foi possível ainda ver os primeiros frutos do Playstation First, através da mostra do talento dos jovens da Etic com uma primeira demonstração de Mein Pantz, e ainda uma versão de Greedy Guns que irá ser adaptado para PS4. Após esta entrada no ambiente, o palco pertenceu à improvisação através dos cicerones do evento, os Improváveis.
O prémios foram sendo apresentados por diferentes convidados, sendo sempre chamados pela comitiva de stand up. Os primeiros a preencher o palco foram Sandra Páscoa, PR Manager da PlayStation Iberia, e a Roberto Yeste, Responsável de Desenvolvimento Local da PlayStation Iberia, que anunciaram o Prémio PlayStation® da Imprensa. Shutix do Indot Game Studio, foi o vencedor deste galardão.

Ana Amélia Carvalho, Professora Catedrática em Coimbra, com investigação baseada nos videojogos veio preparada para uma palestra onde explicou as vantagens dos videojogos como auxilio de estudo, a ela coube a tarefa de entregar o Prémio PlayStation® para Melhor Jogo Infantil aqui o vencedor foi An Aztec Tale, do estúdio Cake Collective.

A presença da sétima arte também se fez sentir através do realizador Edgar Pêra, fã confesso da tecnologia 3D e VR, que entregou o Prémio PlayStation® para Melhor Arte a HellKeeper, do estúdio Badaguedes.

Foi o momento de ver subir ao palco os vencedores do ano passado, a Fun Punch Games que falou um pouco sobre a experiência que tem sido o último ano e também, para entregarem o Prémio PlayStation® para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®. O vencedor nesta categoria foi Gateway, de Spellcaster Studios.

Os empreendedores foram também um dos destaques do evento contando com a presença de Drª Isabel Neves, presidente do Business Angels Club de Lisboa que após algumas palavras de incentivo a todos os participantes, e a todos os jovens empreendedores no geral, entregou o Prémio PlayStation® para Jogo Mais Inovador ao também grande vencedor da noite VRock.

Chegámos ao momento mais esperado da noite, Liliana Laporte, Diretora Geral da PlayStation Iberia, e Jorge Huguet, Diretor de Marketing PlayStation Iberia, subiram ao palco para consagrar VRock, um titulo português que promete tomar de assalto os Playstation VR de cada um de nós. O publico mostrou apoiar a escolha da Playstation com uma efusiva salva de palmas.

Após as entregas houve ainda tempo para entrevistas, e em breve poderão ver aqui no Salão de Jogos, a re-entrevista a Roberto Yeste, que como complemento da conversa que começamos na primeira edição dos prémios, nos fala como foi louco este ano de Strikers Edge e como o talento em Portugal continua a crescer. Ficou também a promessa que para o ano à mais, portanto toca a desenhar ideias, projectar jogos, e invadir o espaço de candidaturas. Quem sabe se na 3a edição o prémio não é vosso.
Por ultimo apenas uma palavra especial para GS78 e ao Rogério. De toda a equipa do Salão, um grande abraço, e parabéns por um prémio tão merecido!