No âmbito da licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona, aproveitamos para dar a conhecer os novos trabalhos desenvolvidos neste ano de 2023.
E começamos por Knight of the Cross: Monsanto, o jogo desenvolvido pela equipa Last Hour Studios. Um jogo de ação e aventura jogado na primeira pessoa na histórica vila de Monsanto, Portugal durante os tempos medievais. A audiência assume o papel de um Cavaleiro da Ordem de Cristo, encarregado de desvendar o mistério ancestral por trás do sequestro das crianças a meio de uma invasão repentina de monstros na floresta de Monsanto.
Após investigar pistas, resgatar e entrevistar pessoas, o Cavaleiro depara-se com o sequestrador das ditas crianças, O Homem do Saco. Após derrotá-lo e recuperar o seu diário, ele descobre que o verdadeiro culpado é, na verdade, a Criatura Mítica chamada Maria da Manta. A maléfica criatura chamou-os as crianças da região por meio de uma música, e ao acordar de um longo sono com o estômago vazio, tem agora um desejo intenso para as voltar a comer.
Em Knight of the Cross: Monsanto temos o principal objetivo de explorar a região e impedir a ancestral Maria da Manta do seu plano maquiavélico. Para além disso, pode-se conhecer a floresta de Monsanto e participar em muitas atividades que irão beneficiar a região e os seus aldeões.
Já o estúdio Manalchemy traz-nos o nostálgico jogo indie Til Infinity Meets Eternity, em desenvolvimento para PC. Dentro do mundo de T.I.M.E. os jogadores terão de explorar um mundo nostálgico preso no passado e no futuro. Os jogadores tomam controlo de Mumei, uma figura misteriosa que acorda vestido em armadura cruzada. Este descobre que agora se encontra num mundo onde o passado e o futuro colidiram de maneira sobrenatural e intrigante.
Estruturas góticas espetadas dentro de prédios empresários, um gerador nuclear numa masmorra medieval. Com tantos cenários perigosos este mundo nostálgico seria difícil de navegar sozinho. Enquanto a narrativa ambiciosa do Mumei se desenrola, este irá agrupar um grupo de 3 companheiros intrigantes. O jogador toma controlo deste grupo e comanda-o dentro de batalhas aos turnos inspiradas por JRPGs clássicos.
Passamos para o trabalho do estúdio independente Cod It Is que está a desenvolver um jogo 2D de estratégia para PC que será lançado em junho deste ano, baseada na pesca histórica do bacalhau do século XX.
Em Codville o jogador tomará o posto de chefe de uma vila costeira que está focada no negócio da pesca tradicional do bacalhau, tendo de gerir a sua população, infraestrutura e envio de barcos para a Terra Nova. Durante a viagem e pesca, o desafio está em ter bacalhau suficiente para vender e desenvolver estratégias para continuar a sustentar a vida na vila durante o resto do ano.
Já o estúdio indepedente Few of Us está neste momento a trabalhar no seu primeiro jogo – Akarya. Um top-down fantasy adventure sobre a aventura de Arya num mundo consumido por um miserioso poder obscuro e maligno.
Akarya é um reino num mundo de fantasia na qual o jogador encarna Arya, a filha do rei, numa altura em que a população é transformada em monstros sem misericórdia. Para que ela possa descobrir a origem desta tragédia, ela terá que derrotar os inimigos e purificar uns cristais que a impedem de regressar ao castelo.
Akarya é o primeiro título do estúdio independente Few of Us que estará disponível para PC e PlayStation 4 onde apesar de se encontrar em desenvolvimento, os jogadores já podem experimentar o combate e a sua narrativa.
E continuamos com a proposta do CapyDigital que está neste momento a desenvolver o seu próximo título – Shades of Insanity, powered by Universidade Lusófona. Um intenso psychological horror sobre um paciente que tenta escapar do hospital psiquiátrico em que foi internado.
Após acordar no seu quarto e sem saber o que se está a passar, Chris começa a tentar escapar do hospital em que se encontra, em busca de respostas. No entanto, devido à sua condição psicológica este sofre de alucinações intensas, tanto visuais, como auditivas, que dificultam o seu percurso. Para avançar na narrativa, Chris terá de resolver puzzles para escapar das suas alucinações e do hospital em que se encontra.
Shades of Insanity está a ser desenvolvido para PC.